domingo, 29 de abril de 2012

Jornalistas e blogueiros sportinguistas?!...


Um conterrâneo meu, um despretensioso mas convicto "Che", até na boina que outrora costumava usar, a quem a natureza concedeu privilégios raros de lúcida e singular inteligência, profundo e abrangente telhado cultural, capacidade e desassombro crítico e que,  como a minha querida amiga e sportinguista Rosa Oliveira, adora brincar com as palavras, passou para a sua página "ViriatoTeles.net", um desabafo curioso, aqui, subordinado ao tema "chateação", onde declara todas as múltiplas "embirrações" que vai descobrindo neste país de "caca". 
A certa altura referiu nesse texto de sublime ironia, entre muitas frases que "encadernei" na antologia da minha observação, esta delícia:

"... Chateiam-me aqueles que acham que a melhor solução para tapar um buraco é continuar a cavar!..."

Atrevo-me ainda a respigar um outro pensamento que mais à frente, de forma cáustica, mas terrivelmente assertiva, apresentou:

"... Chateia-me viver entre gente que opta por substituir uma merda por outra de pior calibre só para poder dizer que isto é tudo a mesma merda!..."

Vá lá saber-se porquê (?!), o Sporting entrou de rompante no meu pensamento! Porque, sendo certo que há muito a CS se masturba com o fetichismo de cenários mais ou menos inusitados da vida interna sportinguista, parece existir nos jornalistas afectos ao ideal leonino, um terror mórbido de assumir com frontalidade os seus sentimentos clubísticos, refugiando-se em hipócritas posturas de isenção, paradigma que os seus pares de outras cores e credos rejeitam liminarmente e chegam a ridicularizar. São os "coveiros do Sporting", que na ânsia de tapar a sepultura em que alguns pretendem enterrar Alvalade, continuam cavando, sem se aperceberem sequer que estão abrindo uma nova sepultura.
Por outro lado, no único meio que poderia e deveria ser um baluarte da defesa dos ideais que José Alvalade nos deixou em testamento, a blogosfera sportinguista, porque supostamente vacinada de compadrios, sistemas, mafias e quejandos, assistimos, mais do que deveria ser suposto, a estúpidas promoções pessoais, a espúrios protagonismos que visam rídículos objectivos de duvidosos e humilhantes proveitos materiais ou fulgurantes, efémeras e fictícias subidas no "ranking" de audiências num duvidoso universo sportinguista. É aquela gente que, afirmando-se sportinguista(?), optou por substituir uma merda por outra de pior calibre, só para poder continuar a dizer que é tudo a mesma merda.

Aos jornalistas sportinguistas, eu desafiaria a largarem a enxada com que, a coberto de pretensas isenções e estúpidos preconceitos deontológicos, teimam em enterrar, de facto, o Sporting.

Aos "blogueiros" supostamente sportinguistas que por aí pululam e se comprazem em colocar azeite e massajar o umbigo, sem se aperceberem do mal que fazem ao clube, eu desafiaria a que fechassem as "tascas de escárnio e mal dizer". Era um tremendo favor que fariam ao Sporting Clube de Portugal, a eles próprios e a todos os que vão escorropichando os restos dos copos de tão imundas e tabernais mesas.

Leoninamente,
Até à próxima





4 comentários:

  1. Junte neste rol aquele apresentador de televisão, que já foi paineleiro, como representante do nosso clube, inclusivé treinador, que se diz sportinguista e que não consegue evitar dizer mal apenas porque sim ...

    ResponderEliminar
  2. Caro zékim,
    Já lá mora amigo!...
    Este post também foi a ele dirigido!...

    Um abraço, concordante e leonino

    ResponderEliminar
  3. Dá-lhes amigo que eles bem merecem.
    A hora é de união mesmo que muitos assuntos se encontrem por resolver. Não foi assim que o Papa conseguiu 30 anos de Governação com ótimos resultados?

    Abraços leoninamente crentes num lugar na Champions :)

    ResponderEliminar
  4. Querida Tité,
    Por mim, faço o que posso, mas sei que não vou a lado nenhum...
    A doença de que falo é incurável. O melhor é habituarmo-nos a viver com ela...
    Sobre a Champions, é um sonho lindo, mas teremos de fazer o jogo da nossa vida no Dragão. Conseguiremos?!... Eu acredito, mas lá que é muito difícil...

    Abraços de esperança e optimismo

    ResponderEliminar