sábado, 28 de abril de 2012

Agostinho Cá "Deschamps" !...

Cá, será grande, se não tiver pressa!...
Acabo de assistir à excelente, justa e incontestável vitória dos juniores do Sporting sobre o Porto, no campo do Olival, por um concludente 2-0.
Há uma distância abismal entre a categoria da equipa leonina e o seu adversário de hoje. Poderei afirmar até, que esta equipa de jovens prometedores revelou aos meus olhos, uma tremenda identificação com os processos de jogo que todos vimos aplaudindo na equipa principal, desde que Ricardo Sá Pinto chegou à sua liderança.
Abel Ferreira, manteve claramente e terá porventura apurado, as ideias base que Sá Pinto tinha inculcado na equipa e que tão bem pudemos apreciar no Torneio NextGen. Está uma senhora equipa e quem sabe se ainda não teremos um merecido campeão.
Dentro de um conjunto tremendamente homogénio e que revela em todos os tempos de jogo uma solidariedade que não já me espanta, quero hoje destacar o nome do jogador que mais captou a minha atenção e que não há-de demorar muito a partir para outros patamares. Falo de Agostinho Cá, o tal que vem suscitando o interesse de vários clubes europeus, nomeadamente os italianos, Juventus, Inter e Milão.
Agostinho Cá actua na posição 6, mas não se pense que por isso seja um jogador limitado na capacidade técnica ou visão de jogo. Eximio recuperador de bolas e com grande inteligência posicional, o luso-guineense é importantíssimo nas compensações e nas dobras, demonstrando grande maturidade nesses aspectos específicos do jogo.
Alguém, desde muito novo, o terá alcunhado de “Deschamps” e o facto é que Agostinho Cá é um espelho quase fiel do antigo volante francês, um jogador capaz, tanto de destruir quanto de construir, assumindo-se como um farol de todo o meio-campo leonino e mostrando capacidade para muitas vezes empurrar toda a equipa para a frente. Extremamente versátil, dono de um pulmão quase sem limites e uma enorme margem de progressão, Agostinho Cá "Deschamps", pode ser o motor do meio-campo do Sporting num futuro não muito distante.
As sereias já terão começado a cantar-lhe baixinho as habituais "cantigas de amor"! O contrato que o liga ao Sporting estende-se, ao que suponho, até 2013. Espero que os dirigentes do Sporting acautelem este "pequeno pormenor" e que Agostinho nunca deixe de ter os pés bem assentes na terra, nunca perca a humildade que tão exuberantemente patenteia e que pense que o seu futuro só terá garantias de sucesso sustentado, se continuar e triunfar primeiro no Sporting. É um menino ainda - faz 19 verdes primaveras em 24 de Julho próximo - e terá todo o tempo do mundo para cumprir os sonhos que legitimamente hão-de viver com ele. E que nunca esqueça que ligado ao Sporting e ao prestígio europeu e mundial que o clube desfruta, o seu êxito estará sempre assegurado, podendo assistir de cadeira, ao galope que Alvalade lhe proporcionará em cada dia do seu futuro que se antevê risonho. Um passo irreflectido, quando ainda não completou o crescimento que só o Sporting lhe poderá proporcionar, pode matar-lhe os sonhos e o futuro.

Leoninamente,
Até à próxima  

3 comentários:

  1. Ao Tiago,
    Eu quero pedir desculpa. Não foi propositado. Eliminei o que não queria e depois tive de fazer o mesmo à minha resposta, compondo a seguir a minha imperdoável falha. Há dias assim, em que se fazem asneiras e depois lá vamos nós levar a mão à palmatória... Aqui está a minha amigo,

    Com um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Agostinha Cá tinha entrada no onze do Sporting de caras, pelo menos nesta fase sem Rinaudo. Não percebo porque não se aposta nos miudos!

    ResponderEliminar
  3. Caro Travenca,
    Haverá um montão de pormenores que o sportinguista comum deconhecerá. Mas que está ali um diamente, já quase lapidado, disso não tenho dúvidas...

    Forte e leonino abraço

    ResponderEliminar