terça-feira, 10 de abril de 2012

Carta aberta a Ricardo Sá Pinto




Esta carta é para ti Ricardo!
Nem fechei o sobrescrito. Vai assim, aberta, como tu e eu somos. Transparentes e com um grande amor dentro do coração. O que tenho cá dentro para te dizer, todos os sportinguistas podem saber. Os outros, coitados, pouco importa que venham a saber ou não. Porque este filme, já me restam poucas dúvidas ou incertezas, acabará sempre como tu e eu gostamos: com o Sporting no topo do mundo!...
Olha, vou-te abrir o meu coração. Sabes bem que o que estás a provocar em nós, sportinguistas como tu, é uma alegria muito grande. É um reviver enorme de um orgulho que tem vivido recalcado, amargurado, mortinho por explodir um dia destes, mas que os pedregulhos deste caminho de cabras que é o futebol português, nos obrigam a conter e a guardar sempre para amanhã. "P'ró ano é que vai ser" esbarra em cada época com a "igreja roubada" ou com meia dúzia de tiros nos pés e quando nos descuidamos, já estamos afastados da luta. E olha que não têm sido precisas muitas jornadas...
Porém, estarás a colocar sobre os teus ombros uma tremenda responsabilidade. É que “subir aos céus”, será sempre uma proposta irrecusável para todo o gigantesco universo leonino. Difícil será depois, para muitos, compreender quão difícil é permanecer por lá…
Não andarei muito longe da verdade se disser que todos temos a convicção profunda de que este Sporting ainda não é o teu Sporting. O Sporting que tu desejas é um outro, ainda mais à tua imagem, na entrega e seriedade, exibindo em cada novo momento, mais personalidade, inteligência, técnica, classe, categoria e ambição, consubstanciados no exercício de um domínio que seja a exaltação de todos esses atributos. O Sporting que tu queres é um Sporting "mandão" e consciente da sua superioridade. Que jamais vacile perante os escolhos da nomenclatura saloia e da crítica demolidora e acintosa, encomendada ou reflexo de raivas e invejas de quem a faz e inunda, seja vertida em papel, tornando-o indigno do mais primário dos gestos, seja plasmado nos horizontes de tecnologias novas em prodigiosos ensaios de cegueira colectiva.
E também não precisarei de dotes muito especiais para adivinhar o teu sucesso. Acredito que vais conseguir colocar o teu e nosso Sporting a jogar como no sonho que te inunda a mente, a jogar “à Sporting”! Mas depois, meu amigo, há-de surgir-te pela frente o tal e famigerado “caminho de cabras”, com alguns machos à mistura, que te hão-de fazer a vida negra. Por isso, a ti, grande e corajoso “coração de leão”, eu quero dar-te o conselho de um “velho leão”, para que te prepares para o que aí vem! Cuidado com muitas das palmadinhas nas costas com que hoje és obsequiado. Cuidado com os ladrões dos louros que conquistares. Cuidado com as “bruxas más” que perto ou longe de ti, vão cavalgando vassouras. Cuidado com os pedregulhos “sistemáticos” que a inocência dos anjos há-de atravessar no teu caminho. Cuidado com os maviosos “cantos de sereia” que pretendam adormecer o teu coração apaixonado, como com as amoras silvestres e convidativas que esconderão os picos agrestes de provocatórias silvas que hão-de querer minar o teu génio. Cuidado com todos. Acredita apenas em ti e no Sporting que estarás a devolver à savana, à liberdade e à felicidade de ser grande e rei dos animais.
E não esqueças mais uma pequenina recomendação. Quando começares a nova época, arranca e faz arrancar, como leão que és e são aqueles que te acompanham, com uma verdadeira e incontornável, entrada de leão! Um autêntico vendaval leonino! E depois… Quem vier atrás, que feche a porta!!!...

Um abraço Ricardo e... OBRIGADO!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Caro JPG.
    Obrigado pela atenção.
    Deixei o coração falar e quero que RSP tenha toda a sorte do mundo.

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente.
    Grande Sá, "coração de Leão"

    ResponderEliminar
  3. Caro Nino,
    Obrigado pelo comentário e pela partilha de sentimentos.
    Oxalá RSP tenha todo o êxito do mundo.

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  4. Querido Álamo,

    É por andar a ler-te demasiadas vezes que estou a ficar sem inspiração para escrever algo que valha realmente a pena ser lido.

    Grande carta mas... há sempre um mas em cada esquina da vida.

    Enquanto escreves Acredito que vais conseguir colocar o teu e nosso Sporting a jogar como no sonho que te inunda a mente, a jogar “à Sporting”! eu apoio incondicionalmente. Nos avisos que fazes ao Coração de Leão soa-me que lhe irás condicionar a alegria de ser como é o que certamente lhe retirará a espontaneidade e pureza de quem acaba de chegar a uma realidade que ele conhecerá mas não em profundidade. Deixa-o viver o momento sem lhe dares mais dores de cabeça por antecipação.

    Segundo ele diz, pensa um jogo de cada vez. Então vamos ajudá-lo nessa já dura missão que é enfrentar o Atlético de Bilbao. Pode ser?

    Sá,

    Depois de leres a carta do Álamo escrita com muito amor e carinho, não duvides esquece o “caminho de cabras”, com alguns machos à mistura e vai em frente "à tua maneira" que estás a ir lindamente.

    Abraços de confiança desta tua admiradora secreta

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga e maninha TiTé,

    Falas na tua falta de inspiração e o teu comentário é a negação completa dessa falta. A mais requintada e sublime inspiração, está nas palavras que me dirigiste e, particularmente, nas que "ofereceste" a Sá Pinto!...
    Humildemente, te venho dizer que a maior fatia de razão estará do teu lado. Só que, quando Ricardo nasceu, eu já cruzava os mares do mundo e habituei-me desde cedo a distinguir a barbatana de um tubarão, de um inofensivo e carregado de beleza salto de golfinho. Estou contigo quando aconselhas o Sá a "... seguir em frente à sua maneira, porque está a ir lindamente...". Mas não recuses a atenção que lhe recomendo para as "tocaias" que "alguns machos" lhe possam montar no "caminho das cabras". Olha que um homem "prevenido", não deixa de seguir "o seu caminho à sua maneira", mas valerá sempre por dois!... E eu quero tanto que o nosso Sá valha por dois, três, mil, como quero o êxito do meu filho único, que adoro acima de tudo.
    E agora devo confessar-te outra coisa. Perdoar-me-às, mas receio bem mais o "tal caminho das cabras", que o poderio do Athletic de Bilbao de Bielsa! Este, RSP há-de tentar conseguir vencer em campo, com armas iguais e ganhará aquele que souber colocar no terreno os melhores argumentos. O outro, nunca terá coragem para enfrentar RSP e o seu (nosso) Sporting, com as mesmas armas... Desse tipo de inimigo é que eu tenho medo. Foi para esse perverso réptil, nojento, pegajoso, venenoso, traiçoeiro e cruel, que arranjei coragem para alertar o nosso Sá. Porque quero muito que ele fique para sempre ligado ao nosso Sporting. A uma época dourada do clube a que tanto nos orgulhamos de pertencer.
    A nossa diferença estará na forma como ambos olhamos para uma violeta ou... uma vespa!... A ti, repugnar-te-à que eu esmague o insecto com a biqueira do sapato, depois de colher a violeta e desfrutar a sua sublime beleza e odor. É a diferença entre a alma de uma poetisa e o pragmatismo de um soldado leonino...

    Um beijo de uma amizade do tamanho do mundo

    ResponderEliminar