sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seguindo-o, como se fora um profeta !...


Aconteça o que acontecer na próxima 5ª feira em San Mamés, Ricardo Sá Pinto é credor do aplauso, admiração e reconhecimento de todo o fantástico universo sportinguista. Ninguém lhe exigiu aquilo que esforçada, dedicada, devotada e gloriosamente está a oferecer à formidável nação leonina. Mas quem conseguir de forma sensata e inteligente, vencer os sucessivos degraus da emoção e alcançar o pico sagrado da montanha da razão, aos seus olhos deparar-se-à o efémero das vitórias, o cemitérios dos heróis antecipados, o purgatório de alinhavados ou cerzidos planos de engrandecimento de causas que nunca se libertaram ou libertarão da mediania  ou da morte, eventualmente lenta, mas sempre anunciada e o inferno da condenação a que cedo ou tarde serão condenados aqueles que julgaram ser capazes de atingir o céu pactuando com o rei e senhor das profundezas onde acabaram por cair.
Aplaudindo com entusiasmo, júbilo e reconhecimento, estes primeiros passos de Ricardo Sá Pinto na, porventura mais importante e decisiva jornada da sua carreira desportiva, não se me turva  o olhar de leão apaixonado para alguma vez me passar pela cabeça que no "roseiral" que ele, também apaixonadamente, estará a querer "plantar", alguma vez consiga milagrosamente seleccionar, híbridas, misteriosas e belas roseiras sem espinhos.
Muito pouca gente interessada e intelectualmente capaz, se tem debruçado sobre este epifenómeno já baptizado de "Coração de Leão". Quase todos os que o poderiam fazer, andarão mais preocupados com temas que suportem as tiragens das edições que ajudam a produzir, ou, paralelamente, com compromissos ou afeições pessoais que os afastam deste interessante "caso de estudo".
Mas até no mais inóspito deserto surgem oásis deslumbrantes. Há meia dúzia de dias tive o privilégio de encontrar isto, num categorizado blogue dedicado ao estudo, isento e desapaixonado, das muitas e variadas envolventes do desporto-rei, da autoria de Miguel Lourenço Pereira. E a ideia que recolhi, veio reforçar, quão peregrina, temporã e perigosa pode ser a ideia de se tentar fazer de Ricardo Sá Pinto, aquilo que, mesmo podendo ser admissível no futuro, decididamente ainda será demasiado cedo para o afirmar.
Outra coisa completamente diferente será a legitimidade e a saudável alegria que varre as hostes leoninas, por esta nova forma de abordar a competição, que Ricardo Sá Pinto vem conseguindo da equipa que lidera, que parece segui-lo como se profeta fosse, dos seus próprios anseios, êxitos e glórias!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário