terça-feira, 17 de abril de 2012

Conhecer e reflectir...

Para a maior parte dos milhões de sportinguistas espalhados por este país fora e para os que longe do pátrio lar lutam na construção de um futuro melhor, o dia a dia do interior de Alvalade será um "quarto escuro", cujas janelas quase sempre se apresentam fechadas pela distância e falta de comunicação que há muito é reclamada.
Mas mesmo que a comunicação do clube fosse aquilo que todos desejaríamos, haveria sempre pormenores que passariam despercebidos à grande maioria dos associados e adeptos leoninos. Particularmente aqueles que se prendem com a personalidade e dinâmica das acções de elementos que terão sido sufragados pelo voto, apenas porque a escolha do líder vencedor de cada sufrágio recaiu sobre os  seus nomes, sem que alguma vez tenham saído do anonimato para a generalidade do universo leonino. A CS na sua generalidade, raramente disseca o carácter e a obra de cada uma dessas personalidades, a menos que abordagens dessa natureza lhes garantam audiências ou a prossecução de objectivos hegemónicos das forças e económicas e desportivas que os controlam.
Mas felizmente para todos aqueles que olham para o "quarto escuro" com um misto de interrogadora desconfiança, o mundo fantástico da blogosfera e a existência de gente inteligente, esclarecida, corajosa e profundamente sportinguista, próxima e atenta ao que se desenrola nos corredores de Alvalade, proporcionam-nos com regularidade radiografias interessantes do escuro e quantas vezes surprendente interior da "alvaláxia".
Avesso a polémicas estéreis, sou adepto fervoroso do conhecimento das realidades, mesmo nuas e cruas, que me rodeiam e muito em particular no que ao Sporting Clube de Portugal diz respeito. Aqui do meu canto, tenho tentado levar ao conhecimento dos sportinguistas que me dão o privilégio de passar por cá, a realidade que me chega de várias e respeitáveis fontes que, ou me honram com a sua proximidade e amizade, ou me merecem respeito, admiração e estima. Depois, cada um fará a sua leitura e retirará as ilacções que muito bem entender. A mim apenas me fica a satisfação de ter contribuído, dentro das minhas capacidades e possibilidades, para um mais completo esclarecimento dessa franja de sportinguistas. 
Vive o Sporting Clube de Portugal dias complexos e difíceis, porventura mais exportados para Alvalade por forças nisso apostadas, que resultantes de pecados próprios. Mas não havendo pior cego que aquele que não quer ver, teremos de reconhecer que também aqui e ali vamos dando alguns tiros nos pés e praticando por razões que a própria razão desconhece, degradantes e vergonhosos "hara-quiris".
Todo este preâmbulo para vos chamar a atenção para dois artigos interessantes, que hoje se me depararam. O primeiro, encontrado aqui, abre uma friesta na tal janela do "quarto escuro" de que vos falei. O segundo, que descobri aqui, abre de par em par, a janela da reflexão que, imperiosamente todo o universo leonino deverá ter o cuidado de fazer. Convido-vos a ler atentamente, um e outro. Porque o conhecimento e a reflexão, nos tornam melhores sportinguistas. Falo por mim, que em cada dia persigo esse objectivo!...

Leoninamente,
Até à póxima

9 comentários:

  1. São os problemas de uma lista que tem gente a mais e pessoas que foram para o Sporting para ostentar um "título" de dirigente de um clube grande. Abre portas, é prestigiante, dá notícias nos jornais. O problema é quando a coisa aquece. Aí é que essas pessoas se podem tornar um problema por serem dirigentes de clima ameno. Têm muito medo das aparências e do que diz a imprensa (foram para o Sporting para ter boas manchetes, não más), para além de não terem o estofo que o Sporting precisa para vencer as adversidades de estar numa conjuntura que lhe é adversa. Mais vale poucos mas firmes, que muitos mas fracos, que é a norma na composição das direcções do clube. Os estatutos deviam prever remodelações porque os membros da direcção têm demasiado poder sobre o presidente. Este fica entalado quando os "doutores" começam a debandar e aí é toda a direcção que fica em cheque. Se a quecada deixar de ter as costas quentes e perceber que pode ser remodelada que a vida continua, deixavam de ter tanto protagonismo.

    ResponderEliminar
  2. Caro "Lionheart",
    No meu modesto entender o problema desta lista não estará tanto na quantidade. Todos serão poucos para o trabalho a fazer. Mas na qualidade. Que é, comprovadamente, pouca...
    Acrescerá ainda o "handicap" que o meu amigo acentuou e então a coisa torna-se muito complicada.
    Não sei se uma alteração estatutária, no sentido que preconiza, resolveria o problema. A cooptação que existia antes, também não resolveu.
    O voto, o voto numa lista homogénea e competente é que seria preciso, mas quando aparecerá uma lista assim no Sporting?!... Entre o Sporting e o país, encontrar-se-ão poucas diferenças... É a nossa sina.

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  3. Não conheço de parte nenhuma Rui Paulo Figueiredo, como não conhecia pessoalmente todos os directores de comunicação ou responsáveis pela área que passaram pelo SCP nos últimos tempos. Mas sei que Rui Calafate tem sistematicamente atacado todos os que por lá têm passado (e já foram muitos) tendo de tempos a tempos dado umas alfinetadas da direcção.
    Não ganhou as eleições quem ele queria, não ganhou quem lhe conduziria ao tão almejado lugar na comunicação do SCP e a partir daí as suas opiniões têm sido moldadas por esse facto.
    Cada um tem o direito a sua opinião, cada um pode se achar até o melhor do mundo naquilo que faz agora utilizar isso apenas para tentar obter o que pretende é o que tem levado o clube a dar tiros nos pés constantemente.

    Se lhe derem um lugar no clube, passam a ser tudo rosas, como foi com Severino, Ribeiro Cristóvão etc etc etc!

    ResponderEliminar
  4. Álamo

    É com tristeza que vejo todo este carrossel em torno do nosso Clube. A nossa experiencia de vida, já nos fez ver o nojo que é o futebol. O português é mau, mas o europeu e mundial não é melhor. Dirigentes, técnicos, árbitros e jogadores (estes só alguns, e os menos culpados) gerem uma troca de influências e corrupção brutais com conivências de jornalistas, directores de OCS e mesmo patrões.

    A PJ que avisou Pinto da Costa que iria ser detido é a mesma que diária e cirurgicamente vai metendo veneno no caso #2000, através de informações (verdadeiras ou falsas) que vai dando para publicação na imprensa controlada.

    Este caso, que denigre a imagem do Sporting, por mais inocentes que o Clube e os seus dirigentes estejam, também origina divisões entre dirigentes, porque com a intoxicação diária ninguém tem confiança em ninguém, e afecta a estabilidade e a coesão internas quando com a real situação do Clube o que precisamos é de paz e darmos as mãos para levar o Sporting para um rumo seguro.

    Claro que, mesmo entre Sportinguistas, há sempre aqueles que, aproveitando-se da sua posição de figuras públicas, enquanto não tiverem o seu lugarzinho (ou de alguém próximo) na estrutura não param de dizer mal de tudo e de todos.

    Bem, mal, goste-se ou não se goste, este caminho foi aquele que os órgãos dirigentes, que de certeza sabem muito mais do que nós sabemos, julgam ser o melhor para o Sporting. Só temos de acreditar e apoiá-los, todos unidos, para nos defendermos melhor dos nossos muitos inimigos.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "8",
      Subscrevo inteiramente todo o seu comentário. Inteligente, lúcido, desmistificador e tremendamente racional e realista.
      Mesmo com o que afirma no penúltimo parágrafo eu estarei de acordo, desde que me permita dizer "algumas vezes" em vez do "sempre" que utiliza. É que mesmo que a multidão tenha invectivado ao silêncio, com o dedo indicador no nariz, o miúdo que disse "o rei vai nú", o facto é que o rei ia mesmo despido!...

      Saudações leoninas

      Eliminar
  5. Caro "leão revisor",
    Respeito a sua opinião, que no fundo ataca a posição de R. Calafate, apresentando para isso algumas razões. Penso porém, que toda a animosidade que revela em relação a ele, resultará do desconhecimento que terá sobre a realidade actual da sua situação profissional, bem como dos seus múltiplos atributos. Calafate não precisa de se pôr em bicos de pés na disputa das migalhas que possam sobrar da mesa da comunicação sportinguista. Já afirmou em alto e bom som, que a sua vida profissional, actualmente, não lhe permitirá, tanto a curto como a médio prazo, disponibilidade para assumir qualquer lugar na estrutura do Sporting. É o director-geral da "Special One Comunicação", empresa que lhe consome todo o seu tempo e preocupação e que pela sua tenra idade ainda não poderá dispensar a sua exclusividade.
    A esta situação acrescerá o facto de, conhecendo-o como conheço, mercê de laços de uma amizade recente mas suficiente para o poder afirmar, a inteligência, lucidez e competência dentro da área que domina, jamais lhe aconselhariam os gestos de que o acusa, porque ninguém com dois dedos de testa cometeria o erro comunicacional de dizer mal do prato onde desejaria vir a comer a sopa. Fosse qual fosse o sujeito que pudesse vir a pensar nele como colaborador, obviamente que antes colocaria as suas barbas de molho se não o conhecesse bem.
    O que faz Calafate assumir a defesa intransigente do Sporting, com a sua independência económica à frente de tudo, será o apaixonado amor que o clube lhe merece e o conhecimento profundo que tem sobre aquilo que se vai fazendo nos bastidores de Alvalade, assim como das virtudes e defeitos de todos os intérpretes actuais.
    Tenho acompanhado com interesse todas as posições que Rui Calafate tem assumido publicamente desde há um ano, sobre a acção do CD do Sporting, através do seu blogue e nas redes sociais. E até hoje, nenhuma dessas posições, se deixou de revelar tremendamente assertiva, mesmo que a contundência possa por vezes parecer exagerada ou incomodar o "status quo" vigente. E, paralelamente, tenho assistido da sua parte, a aplausos e rasgados elogios ao que de bom tem sido feito no Sporting. Não costuma ser esta a postura dos "lambe botas" que menciona.
    Penso que terá confundido o jornalista Ribeiro Cristovão com o vice-presidente do Sporting, Pereira Cristovão. Vou acreditar que sim, para lhe dizer que também a este, não o vejo a "passar a língua pela botas de ninguém". O futuro se encarregará de me dar razão ou... a si!
    Relembro-lhe que respeitando a sua opinião, estou certo que me perdoará estas minhas discordâncias.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribeiro Cristóvão e Carlos Severino já tiveram lugares na comunicação do SCP, o primeiro foi director do nosso jornal, e nessa altura nem um ai, agora é um odio que não se compreende. Aquilo que digo é que nem toda agente é perfeita, o SCP precisa de melhorar em muita coisa, se Calafate tem uma vida profissional que não lhe permite ocupar o tal lugar na comunicação do SCP é então no mínimo deselegante para quem trabalha nessa posição no clube. Se sabe fazer mais e melhor apresente propostas ao clube, de certeza que vão ser ouvidas.

      As discordâncias são oportunidades para se encontrarem melhores soluções, uma só solução não tem que ser obrigatóriamente boa mas se for a única... Sempre foi isso que defendi.

      Eliminar
  6. Tenho andado a abordar o assunto no meu blog:

    http://conversasdexaxa4.blogspot.com

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  7. Caro Peter,
    Não conhecia. Irei apreciar. Prometo.

    SL

    ResponderEliminar