quinta-feira, 19 de abril de 2012

Para nossa grande alegria e orgulho !...


Ao intervalo, a minha alegria e satisfação por aquilo que estava a ver, levaram-me a escrever isto:
Grande jogatana esta 1ª parte!... Duas grandes equipas em presença!... Eu gosto de futebol e estes primeiros 45 minutos foram um autêntico hino a este desporto de multidões. Pobre de mim que não sou capaz de adivinhar o desfecho final deste espectacular encontro. Em posse de bola, uma ligeira supremacia para os bascos. Mas o Sporting terá criado as maiores emoções e as oportunidades que mais perto estiveram de ser concretizadas. Dois grandes treinadores em presença e duas equipas que se revelaram o espelho fiel  da ambição dos seus líders, demonstrando um tremendo conhecimento mútuo.
Acredito que a segunda parte será tremenda e nos fará recordar este jogo por muitos e bons anos.

No final do jogo corri para o teclado com uma alegria que as palavras que conseguir escrever jamais poderão descrever. Foi uma segunda parte arrasadora, em que a sorte não bafejou o Sporting. Primeiro foi o colapso visual do árbitro que veio da Suécia, perante um tão claro e flagrante penalty cometido na grande área basca. Depois na resposta, o Athletic marcou e a equipa leonina acusou durante largos minutos, que não merecia o que lhe estava a acontecer. Mas renasceu das cinzas, encontrando forças sabe-se lá onde e arrancou para a reviravolta do nosso orgulho, do nosso indiscritível contentamento. Dois golos de rajada, em apenas 4 minutos, primeiro através de um portentoso tiro de cabeça, indefensável e pleno de raiva e determinação de Insua e pouco depois Capel atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza sem hipóteses para o guarda-redes basco.
A sorte não nos acompanhou nesta noite. Wolfswinkel teve na cabeça e Carrillo nos pés, oportunidades para matarem a eliminatória, mas não o conseguiram. O jogo também é composto desta terrível e quantas vezes injusta dicotomia entre a sorte e o azar.
Honra para duas grandes equipas que nos ofereceram um grande jogo de futebol. Justa vitória do Sporting que pecou por não ter sido consubstanciada em pelo menos mais um golo. Medíocre arbitragem do senhor Eriksson, que poupou ao Athletic de Bilbao um penalty e dois cartões amarelos que dariam a expulsão a um dos intervenientes e a exclusão na segunda mão a outro.
Grande exibição do Sporting, a confirmar que poderá muito bem estar na final de Bucareste. A saga de Ricardo Sá Pinto vai sendo escrita em páginas gloriosas de sportinguismo. Não faltam a esta tremenda equipa quaisquer atributos para que se possa vir a afirmar no panorama nacional e europeu. Para nossa grande alegria e orgulho!... 

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Felizmente posso dizer, EU ESTIVE LÁ!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Fiel,
    Infelizmente não me foi possível, como de tantas outras vezes, arrancar cá do meu Norte e ir até Alvalade. Fiquei com uma pena tremenda, mas que hei-de eu fazer?!... A vida não são só alegrias e satisfações... Mas foi um jogo fantástico que vou recordar para sempre. Grande Sporting!...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo
    Foi claramente um jogo eletrizante, épico do nosso Sporting que nos encheu de orgulho e alegria.
    Foi pena a vitória ter sido pela margem mínima mas a determinação da equipa deixa-nos com esperança de podermos acalentar o sonho de chegarmos à final.
    Ambiente espetacular.
    Única nota negativa alguns cânticos depreciativos sobre o nosso adversário de ontem, temos todos que única e exclusivamente apoiar o nosso SPORTING e deixar de uma vez por todas este tipo de comportamentos que em nada egrandecem a nossa Instituição.
    Abraço amigo
    PC

    ResponderEliminar
  4. Estimado amigo PC,
    Ainda não baixei à terra!... Foi demasiado bom e bonito para o esquecermos tão cedo. Já não me lembro de ver uma equipa do Sporting a jogar desta forma, com este empenho e este tipo de futebol demolidor a que só faltou uma maior eficácia.
    Sobre a nota negativa que refere, penso que foi equilibrada com o gesto bonito da exibição, ao intervalo, de uma tarja a lembrar um adepto basco assassinado pela polícia. Isso levou os 4.000 bascos presentes em Alvalade a aplaudirem e o clima desanuviou-se até final. Mas fica o desgosto desses cânticos depreciativos, escusados, "terceiro-mundistas" e atentatórios da imagem que o Sporting deveria cultivar...
    É uma questão complexa, porque nenhum dirigente parece ser capaz de exibir a coragem necessária para publicamente condenar o que foi feito na Luz e estes cânticos provocadores, insultuosos e com carácter marcadamente "neo-nazista". Nem na blogosfera parece existir essa coragem, porque os autores dos blogues também receiam as subsequentes represálias... Penso que só quando os provocadores morrerem ou ficarem incapacitados em casa. Num clube como o Sporting, chega a ser vergonhosamente dramático e destruidor da fantástica mensagem leonina deixada pelo nosso fundador!...
    Ando a pensar seriamente na publicação que me falou e a amadurecer a ideia. Veremos...

    Um forte e amigo abraço

    ResponderEliminar
  5. Assim vale de facto a pena ver futebol. Especialmente quando no fim a nossa grande equipa sai vitoriosa. Pena que o resultado peque por escasso.

    Se a minha fé era grande antes deles se defrontarem, agora tenho a certeza que o jogo lá vai ser ainda mais bem disputado.

    SPOOOOORRRRTING!

    ResponderEliminar
  6. Ai que alegria amiga!...
    Ai que orgulho tenho neste Sporting !...
    Ai com que vaidade hoje fui tomar o café com os amigos!... Sem palavras!... Só o bater deste cansado coração, que parece ficar cada vez mais forte e querer rejeitar os comprimidos, que com um Sporting assim não são precisos para nada!...
    Também eu tenho a certeza de que em San Mamés, nada nem ninguém conseguirá impedir Bucareste!...

    SPOOOOOOOOORRRRTING !!!...

    ResponderEliminar