sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Rúben Amorim: uma história bonita no Sporting!...


Rúben Amorim na prata da casa
Vitória com o Olivais e Moscavide vale 'título' do segundo técnico mais triunfante da história do Sporting, em igualdade com Paulo Bento

«'Vencer' é uma das palavras mais vezes repetidas por Rúben Amorim quando se dirige à imprensa e é, também, algo a que já habituou os adeptos, como se percebe pelo seu registo desde que chegou a Alvalade, a 5 de Março de 2020. Será esse, logicamente, o objectivo no duelo com o Olivais e Moscavide, no próximo dia 21, só que desta vez com um 'condimento'... especial. É que nesse jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, tem a oportunidade de ficar na prata da casa, o que equivale a dizer que pode subir ao segundo lugar dos técnicos com mais vitórias no Sporting.

Para tal tem, claro, de vencer a equipa dos distritais de Lisboa, para assim somar a 117.ª de leão ao peito e igualar Paulo Bento na vice-liderança da (extensa) lista de timoneiros do clube. E bem se pode dizer que conseguirá fazê-lo... em grande estilo, dado que pode alcançar o antigo jogador e treinador dos leões, entre 2006 a 2009, com menos 24 jogos e um saldo de maior aproveitamento. Aliás, como se constata na infografia que apresentamos em anexo, do top-5 dos mais triunfantes da história, Amorim é o segundo com melhor percentagem de vitórias (68,64%), somente atrás de Joseph Szabo, húngaro que lidera a toda a linha, desde o número de jogos até aos títulos. Para lá chegar Amorim tem uma montanha para escalar, mas vai subindo a bom ritmo...

Puxando a cassete atrás, e até de forma curiosa, Rúben quebrou a marca do centenário de vitórias em todas as provas a 4 de Março deste ano, um dia antes de cumprir 3 anos de ligação ao clube, no terreno do Portimonense (1-0). À imagem do que sucedeu quando superou outros marcos estatísticos, não fez grande caso do número, mas deixou implícito que gostaria de dobrá-lo, o que pode até ser possível se levar o contrato até ao fim – expira em 2026. “Houve uma fase, no início, em que esperava chegar aqui mais tarde. Depois houve uma fase em que achei que ia ser mais cedo. A centésima vitória vem tarde. Conseguimos 100, vamos à procura de mais 100”, vincou.

Uma relação especial

Amorim e Bento, os protagonistas desta história, têm mais em comum do que o Sporting, pois também partilham uma amizade. Em Dezembro de 2022, em entrevista a Record, o antigo seleccionador nacional reconheceu o "trabalho extraordinário" do seu antigo pupilo. "Foi um jogador com quem tive o prazer de trabalhar na Selecção. É extremamente inteligente a nível táctico e também comunicacional". Antes, em Abril, também Amorim estendeu-lhe a mão. "O Paulo Bento ajudou-me muito em fases difíceis da minha vida", atirou.


A centésima na Liga até pode ser... na Luz

Aos 38 anos, Amorim já contabiliza 130 jogos no principal escalão português, divididos entre o Sp. Braga (9) e Sporting (121), e 97 vitórias, além de 21 empates, 12 derrotas... e um título nacional. Quer isto dizer que, em breve, pode também carimbar o centenário de triunfos no campeonato, quem sabe até em pleno Estádio da Luz. Para ter a hipótese de lutar por esse marco diante do Benfica, o seu antigo clube enquanto jogador, no duelo da 11.ª jornada, a 12 de Novembro, tem de até lá vencer o Boavista (9.ª jornada) e o E. Amadora (10.ª). Uma motivação... especial.

Bate Petit, Schmidt e é o melhor do mês

Em plena pausa, Rúben Amorim continua... a ganhar, desta vez sob a forma de um galardão. O timoneiro do Sporting foi eleito o melhor treinador da Liga em Setembro, período no qual liderou a equipa a três vitórias – Moreirense (3-0), Rio Ave (2-0) e Farense (3-2) – e um empate – Sp. Braga (1-1). Em virtude dos resultados, recebeu 28,15% dos votos dos seus homólogos do campeonato, superando o boavisteiro Petit (25,19%) e o benfiquista Roger Schmidt (15,56%). Nos leões, também Diomande e Gyökeres foram distinguidos, respectivamente como o melhor central e avançado no mês passado.»

Rúben Amorim: uma história bonita no Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário