segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Bem vindo Luís Neto!...


«Na ressaca ainda fresca da vitória (3-0) sobre o Paços de Ferreira, a fechar o ano em Alvalade, e já com o regresso ao trabalho no horizonte, Rúben Amorim assumiu, em resposta a Record, que o regresso de Luís Neto aos treinos junto dos restantes companheiros estaria para breve, com o técnico a apontar à data desta terça-feira na Academia, um dia que marca o retomar dos treinos na ala profissional leonina após uma tripla folga.

Neste cenário, é expectável que Neto deva retomar os treinos de forma integrada ao lado do restante plantel da formação orientada por Amorim, isto depois de dois meses duros, nos quais o experiente defesa passou pela recuperação de um pneumotórax espontâneo. Foi precisamente a 3 de Novembro do ano anterior que o central de 34 anos acabou por ser submetido a uma cirurgia de urgência ao problema em questão, sendo que já antes vinha recuperando de uma entorse no joelho esquerdo, que chegou a assustar, já que poderia ser um problema ligamentar - cenário que, no fim, não sucedeu.

Ainda assim, a verdade é que a recuperação de Neto ao mais recente problema nos pulmões figurou como complexa, com o internacional português a voltar agora ao trabalho de campo, impondo mais uma voz de experiência num grupo onde Amorim o vê como um exemplo a seguir. No fundo, as principais dúvidas prendem-se com a condição física que Neto demonstrará no regresso aos treinos...

A Record, o ex-diretor clínico da Selecção Nacional, Henrique Jones, onde chegou a cruzar-se alguns anos com o central natural da Póvoa de Varzim, deixou claro que o processo de recuperação é longo, meticuloso e deve, ao que tudo indica, permitir que Neto (e o Sporting) consiga colher os seus frutos. "Penso que o facto de ter tido já um pneumotórax prévio [traumático em 2019] fez com que tivesse a cirurgia. Porque normalmente, se o primeiro pneumotórax for inferior a 20% do atingimento do pulmão, não há necessidade de cirurgia. Se for um segundo ou terceiro episódio, com atingimento de mais de 20% do pulmão, faz-se uma cirurgia que, à partida, nos dá garantias de evitar um novo episódio. Embora, um atleta de futebol esteja sujeito a traumas e possa sempre acontecer num pulmão ou outro. Agora, o departamento médico do Sporting é de excelência e seguramente fez um acompanhamento rigoroso através de fisioterapia respiratória. Portanto, é um bom prognóstico para o futuro de modo a que [o problema] não aconteça novamente", começa por explicar o médico de 65 anos, salvaguardando como deve acontecer o regresso de Neto aos relvados, findado o processo de tratamento à lesão:

"O Neto foi meu jogador na Selecção e conheço-o bem. É um indivíduo que, do ponto de vista de comportamento e higiene social, é um atleta de excelência. Estou convencido de que vai recuperar a 100% os seus índices físicos. E a qualidade técnica está lá. Este foi um período largo, mas cuidado. Foram dois meses, o que dá hipótese de fazer um bom trabalho de recuperação com ele. Estou convencido de que vai regressar a 100% sem beliscar minimamente as suas capacidades competitivas", aponta o clínico.»

Bem vindo Luís Neto!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário