quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Bem prega frei Tomás!!!...

A justiça e o futebol

«A SAD e administração ao tempo do Benfica foram constituídas arguidas, ao que a comunicação social avança, por suspeitas da prática de 'matchfixing', ou seja viciação de resultados. Mais um.

Há três pressupostos que se vão tornando óbvios nesta temática da corrupção desportiva no futebol. São excessivamente numerosas as suspeitas que recaem sobre os mais diversos agentes e, em geral, sobre a honestidade do futebol, assim o demonstra a tenebrosa proliferação de processos.

É louvável o ingente esforço do Ministério Público em querer investigar os ilícitos que parecem minar as estruturas daquilo que continuamos a acreditar ser um desporto com regras, embora seja cada vez mais difícil. É patente a escassez de meios do Ministério Público.

O processo ‘Fora de Jogo’, que tem a ver sobretudo com ilícitos fiscais, abrange, à última contagem, 130 arguidos de quase todos os clubes e arrancou em 2015. Até hoje não há acusação.

O processo 'Saco Azul', que envolve a administração da SAD do Benfica e a utilização de faturas falsas para sacar dinheiro em notas, cujo destino está por apurar, iniciou-se em 2018. Até hoje não há acusação.

O processo 'Mala Ciao' reporta-se a suspeitas de corrupção desportiva, no âmbito de arranjo de resultados. Começou em 2018, sem arguidos constituídos. O processo ‘Cartão Vermelho’, o tal que levou à detenção de Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, teve constituição de arguidos e medidas de coação em Julho de 2021. Que se saiba, não há acusação.

O processo 'Operação Prolongamento' foi noticiado em Novembro de 2021, com buscas, entre outros, à SAD do FC Porto e ao domicílio de Pinto da Costa, com suspeitas de comissões ilícitas e desvio de fundos. Passado mais de um ano, não há sequer arguidos.

Não pondo em causa o profissionalismo e empenho dos senhores procuradores e dos órgãos de investigação criminal, estas pendências de anos têm um efeito deletério, que é simples de identificar: as pessoas deixam de acreditar na Justiça.

Pior ainda, quando metem ao barulho certos clubes e dirigentes (you know what I mean), instala-se a convicção que é tudo fogo de vista e que jamais se sentarão no banco dos réus. Comenta-se mesmo que o episódio da tão desnecessária, quanto mediatizada detenção de Luís Filipe Vieira, se deveu mais à sua lamentável performance no Parlamento do que à gravidade das suspeitas.

Enganam-se aqueles que acham que tudo isto são miudezas daquela gente menor que dá pelo nome de 'malta da bola'. Lamento desapontá-los, mas isto é um tema de credibilidade da Justiça e autoridade democrática do Estado.»

Bem prega frei Tomás!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Só se esqueceu de mencionar o Cashball. Deve ter sido esquecimento, coitado a idade não perdoa.

    ResponderEliminar
  2. J. Mário:
    Você sabe que o Cashabal foi inventado para abafar estes falcatruas todas do benfica. E também deve saber, que ninguém do Sporting foi acusado. Toda a gente sabe, que este caso foi totalmente inventado por um sócio do benfica e amigo do Vieira, para vir dizer. que também há corrupção desportiva no Sporting. Mas não colou, porque a mentira tinha pernas curtas. Mas sempre que alguém do Sporting fala nas falcatruas desportivas do benfica e do Porto, lá vem o cashbal, mesmo sabendo, que quanto ao Sporting o tribunal já julgou. É a história da mentira muitas vezes repetidas. Já agora, é só para lhe lembrar: a ave do seu emblema é uma águia e não um papagaio. Isto é, não repita os que os dizem, e pense um pouco.

    ResponderEliminar