sábado, 21 de maio de 2022

Sempre com os nossos SUB17?!...


«Portugal vai de vento em popa no Europeu de sub-17, tendo amealhado duas vitórias em tantos outros jogos com um saldo extremamente positivo de 9 golos marcados e 3 sofridos, o que escancara as portas dos quartos-de-final da prova - basta um empate na terceira e última jornada, frente à Dinamarca. O mérito é, claro, da nação, mas em particular o Sporting tem uma boa quota parte de responsabilidade, por ser o clube que mais jogadores empresta, não só entre os emblemas nacionais como... europeus.

Com efeito, de Alcochete rumaram a Israel 8 jovens talentos, um número que nenhum outro clube da Europa conseguiu igualar - seguem-se Estugarda (7), PSV e Ajax (6). Já o Benfica é o clube português que se segue, com 5. No caso dos leões, são eles: Francisco Silva, João Muniz, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Dário Essugo, Afonso Moreira, Vivaldo Semedo e Rodrigo Ribeiro. Curiosamente, volvidas duas jornadas da competição, todos eles já foram utilizados pelo seleccionador José Lima, também ele profundo conhecedor das camadas jovens do Sporting - fez parte dos quadros da Academia, como treinador e posteriormente coordenador da formação, entre 2006 a 2019. Vamos então ao quem é quem.

Francisco Silva - Guarda-redes/16 anos

Apesar da tenra idade, já impressiona pela estampa física (1,90 metros) e integrou esporadicamente os treinos da equipa principal do Sporting, orientada por Rúben Amorim, sob o olhar atento do treinador de guarda-redes, Vital. Esta época, o luso-brasileiro desdobrou-se entre os juvenis (3 jogos) e juniores (16 jogos), além de ter sido por uma vez suplente não utilizado nos sub-23. Pelo sub-17 de Portugal, não actuou na jornada inaugural, diante da Escócia (5-1), e fez os 90 minutos esta sexta-feira frente à Suécia (4-2). A título de curiosidade, é filho de Wagner Silva, ex-jogador e adjunto do voleibol verde e branco.

João Muniz - Central/16 anos

À imagem de Francisco Silva, tem dupla nacionalidade portuguesa e brasileira, uma vez que é filho de Vagner, antigo defesa brasileiro que actuou em vários clubes de escalões secundários em Portugal. O central está na Academia desde 2019 e teve preponderância, em 2021/22, quer nos juvenis (19 jogos e 3 golos) como nos juniores (10 jogos). No Europeu é, até à data, um dos totalistas pela Selecção.

Leonardo Barroso - Lateral-esquerdo/16 anos

Eis outro produto da geração de 2005 que tem dado que falar. Rápido, enérgico e fisicamente forte, é um autêntico comboio pela ala esquerda do Sporting e de Portugal, tanto que nos juvenis foi imprescindível - 24 jogos e 2 golos - e fez os 90' contra a Escócia e Suécia. Como boa parte dos nomes que aqui apresentamos, já está protegido pela SAD, uma vez que assinou, em Outubro passado, contrato profissional com o clube. O exemplo a seguir, na sua opinião, é Porro.

Dário Essugo - Médio-defensivo/17 anos

Aos 17 anos... já quase que dispensa apresentações. É o mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal do Sporting - entrou em campo a 20 de Março de 2021, com 16 anos recém-cumpridos, na recepção ao V. Guimarães. Além disso, é também o mais jovem da história do clube a actuar na Liga dos Campeões - já com 16 anos e 9 meses, diante do Ajax. Esta época, foi ainda titular pelos 'graúdos' na recepção ao Arouca. Nos escalões inferiores, foi 8 vezes aposta nos juniores e 15 na equipa B. No Europeu integrou o onze de José Lima contra os escoceses e suecos.

Manuel Mendonça - Médio-centro/17 anos

O capitão dos sub-17 em Alcochete, que também já está 'amarrado' com contrato profissional, apresenta números impressionantes em 21/22: pelos juvenis foram 29 jogos e, apesar de ser médio, uns 'singelos'... 18 golos. Repetiu a dose no degrau acima, os juniores, com um golo no único jogo que lá realizou. No Europeu ainda espera pela primeira titularidade, tendo sido suplente utilizado nos dois jogos realizados até à data.

Afonso Moreira - Extremo/17 anos

Como Rodrigo Ribeiro, o atacante está de pé quente e já leva dois golos no Europeu, um em cada uma das jornadas disputadas. Acabou, por isso, por dar sequência ao faro pelo golo que revelou com a listada verde e branca, quer nos juvenis (9 golos em 14 jogos) como nos juniores (4 golos em 19 jogos). Se somarmos os jogos pelo clube com os da selecção, já ultrapassou a barreira... dos 40! Soma 41.

Vivaldo Semedo - Avançado/17 anos

A 'torre' luso-angolana (1,92 metros) faz do poderio físico a principal arma, argumento que lhe valeu uma média de um golo... por jogo ao serviço dos juvenis (20 golos em 20 jogos). Os números baixaram ligeiramente nos sub-19, com 3 golos em 8 partidas, no entanto não beliscam um ano bastante positivo, que culmina no Europeu. José Lima apostou nele contra a Escócia, mas deixou-o no banco contra a Suécia.

Rodrigo Ribeiro - Avançado/17 anos

Juntamente com Essugo, é o outro menino de Rúben Amorim e, porventura, uma das grandes surpresas da época dos leões. Começou a época nos juvenis, com um jogo, e terminou o ano... nos seniores, por quem somou cinco. Pelo meio ainda actuou pelos juniores (3 golos em 15 jogos), sub-23 (2 golos em 6 jogos) e equipa B (4 golos em 8 jogos). É uma das grandes esperanças não só da Academia, como da Selecção. Também por isso, foi utilizado nos dois jogos do Europeu e marcou... por duas vezes. Como nos restantes sete companheiros, o futuro promete.»
Por Ricardo Granada

Esta selecção sim, faz-me bater o coração! As outras, passam-me absolutamente ao lado: são selecções de "compadres" a que nunca poderemos chamar de "nossas"!...

Sempre com os nossos SUB17?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário