terça-feira, 24 de maio de 2022

E o Leão sorri!!!...


«Bem diz a sabedoria popular portuguesa que não há fome que não dê em fartura. Longe vão os tempos em que pouco ou nada caía quando a carteira do Sporting se virava ao contrário. Agora, os leões respiram com outro conforto quando pensam na própria saúde financeira. E o cenário tem tudo para ficar ainda mais colorido, que é como quem diz, recheado. Basta partir para um mero exercício de futurologia para perceber que o Verão que se aproxima será próspero para os lados de Alvalade. Vendas, diferendos, verbas de futuras transferências… os milhões prometem chegar de todo o lado.

A ‘querida amiga’ Champions

Comecemos pela via desportiva. A presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, como bem se sabe, é logo sinónimo de um significativo encaixe financeiro. Em termos absolutos, mais de 27 milhões de euros irão parar aos cofres da turma verde e branca. É certo que o coeficiente dos clubes no ranking é que dita as receitas e que o mesmo ainda vai ser actualizado, o que até acaba por favorecer o Sporting, mas vamos partir do princípio actual, ou seja, do vigente 28.º posto do leão nesta classificação.

Olhando para as equipas que estão à sua frente, cinco delas falharam o apuramento, a saber: a Roma de José Mourinho, Atalanta, Manchester United, Arsenal e Lyon. Contas feitas, em termos absolutos, o Sporting agarrará pelo menos o 23.º posto, garantindo, além dos 15,64 milhões da entrada, mais 10 parcelas de 1,137 milhões, que se acumulam pelo coeficiente dos clubes a partir da 32.ª posição.

O diferendo de Leão

Como o Record avança, Sporting e Rafael Leão estão muito perto de selar um acordo que permitirá colocar um ponto final no diferendo que dura desde Novembro de 2018, mês em que a SAD entrou com um pedido de indemnização ao futebolista (mais de 45 milhões de euros), pela rescisão unilateral de contrato, no pós-ataque à Academia, a 15 de Maio desse ano. A verdade é que a entrada em cena de Jorge Mendes, empresário do avançado do Milan, foi decisiva para que ambas as partes se entendessem.

Neste sentido, o Sporting irá lucrar 19 milhões de euros. Trata-se do montante que o TAD (português) condenou o avançado a pagar há dois anos – 16,5 M€ – acrescido dos respectivos juros. Enquanto o acordo não fica formalizado, parte do salário de Rafael Leão, recentemente eleito o melhor jogador da Liga italiana, tem como destino as contas do clube de Alvalade. O craque de 22 anos viu o Tribunal de Milão forçar o pagamento ao Sporting de parte do seu salário que já estava sob penhora, em resultado da decisão do TAD. Os leões garantem no imediato 300 mil euros (20% do vencimento) e passam a receber esse valor mensalmente na conta, pelo menos até ser selado o acordo.

O ‘jackpot’ Nuno Mendes

O encaixe pelo jovem internacional português está preso por dias. A confirmação da compra do passe a título definitivo por parte do Paris Saint-germain terá de ser sinalizada até ao final deste mês, ou seja, não falta muito para que os 40 milhões de euros (a taxa de empréstimo já rendera 7 M€) caiam na conta dos leões.

Outras verbas à espreita

Além de Nuno Mendes e de vendas cirúrgicas no plantel principal, o Sporting tentará obter retorno ou recuperar o investimento em jogadores que não cabem nos planos de Amorim, como Sporar, Plata ou Joelson. Tiago Tomás pode render 14 milhões de euros mas ficará no Estugarda mais um ano. Slimani, dispensado, deverá sair a custo zero. É também importante não esquecer a situação de Luis Maximiano, até porque o Sporting ainda tem direito a 10% de uma futura transferência. A nível individual conseguiu exibir-se em grande nível nos espanhóis do Granada, mas colectivamente as coisas não correram bem, visto que a turma da Andaluzia entrou no elevador da despromoção e desceu até à segunda.

O jovem guarda-redes português está blindado com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros e clubes interessados não lhe faltam, como o Barcelona, Celta de Vigo e Nápoles. A questão é que Max nunca sairá por essa verba, até porque o Granada precisa de vender. Segundo o ‘transfermarkt’, está avaliado em dez milhões de euros.

O destino do dinheiro

Tudo somado, o Sporting pode estar à beira de encaixar mais de 100 milhões de euros! Esta quantia garante o folego necessário para estabilizar as finanças e atacar cirurgicamente o mercado, como Rúben Amorim, Hugo Viana e Frederico Varandas tanto gostam. Por esta altura, e depois de assegurado St. Juste (9,5 milhões, que pode atingir os 12 milhões mediante objectivos), os leões concentram-se em selar a contratação de Morita junto do Santa Clara e em garantir o empréstimo de Francisco Trincão ao Barcelona. A chegada de um ‘9’ também é prioritária
Por Daniel Lopes Monteiro



E o Leão sorri!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário