sábado, 19 de novembro de 2022

Só se perderam as que caíram no chão!...


Uma consulta com o Dr. Google

«A entrevista que Cristiano Ronaldo concedeu ao programa Uncensored gerou muitas análises, procurando entender a razão do seu comportamento. Num destes exercícios especulativos, um comentador desportivo da nossa praça afirmou que "não é preciso ser psicólogo para ver que CR sofre claramente de um transtorno de personalidade narcisista", bastando para tal fazer uma simples pesquisa na internet.

A liberdade de pensamento e de expressão é um bem inestimável, e não se deve subestimar a capacidade de as pessoas distinguirem entretenimento e informação idónea. Quando assistimos a estes programas, procuramos informação, mas também diversão, e é comum, por isso, ouvir opiniões muito divergentes, muito enviesadas, e até extremadas. Não é comum, porém, ouvir diagnósticos clínicos em directo suportados em pesquisas na internet.

A avaliação psicológica é uma prerrogativa reservada a especialistas certificados em saúde mental. Isto é assim para que os clientes sejam protegidos, para reduzir o risco de erros de diagnóstico e para que estes possam beneficiar do encaminhamento ou dos tratamentos que necessitem.

Internamente, precisamos de fazer juízos rápidos, mas temos de ter consciência de que quando os verbalizamos de forma mediática, podemos incorrer em imprecisões com consequências graves para a nossa reputação ou para o bem-estar das pessoas que rotulamos, e não estaremos a prestar um bom serviço para a promoção da literacia em saúde mental.»

Só se perderam as que caíram no chão!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Respostas
    1. A capa de jornalista cobre muita miséria!...
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. Um ditado muito antigo: anda em capa de letrado muito asno disfarçado. Mas eu acrescento q duvido q o dito seja letrado...

    ResponderEliminar