segunda-feira, 21 de novembro de 2022

É difícil a Verdade ser cómoda ou agradável!...(5)


Ronaldo e mais 10

«Quero desde já alertar os leitores do Record: esta crónica vai contra o espírito do tempo, que tem sido ingrato para o homem que nos mantém no topo do mundo do futebol.

Estamos mal habituados. Só mais tarde, tarde demais, cairemos em nós, quando o fim da carreira de CR7 nos relegar de novo para a categoria de selecção ‘jeitosa’, que ninguém teme e que não move paixões.

E estamos mal habituados há muitos anos, por causa dele. Desde 2004 que Ronaldo não falha um torneio, e sempre coloca Portugal no centro do Mundo. A Selecção nunca ganhou um Mundial, mas foi sempre temida e encheu-nos de orgulho. E sempre nos preparámos para as competições com esperança de a ganhar – em França ganhámos mesmo!

De peito feito nos passeámos todos estes anos pelo Mundo a ouvir a chave de ouro, "Portugal? Cristiano Ronaldo." (Em tempos o meu pai dizia-me que era igual com Eusébio, mas os tempos eram outros, nem havia Internet!)

Agora, tudo mudou, e acho que ainda não parámos para pensar. Imaginemos o Mundial de 2026, na América. Sem Ronaldo, quem vai falar dos portugueses? Vamos voltar para a categoria em que está a Bélgica, ou a Suíça, no máximo a Holanda. Bons jogadores, boa equipa, boa sorte, agora falemos de coisas sérias. Até hoje, por causa de Ronaldo, nós fazemos parte das coisas sérias. Depois do Qatar, já não.

Por isso, Fernando Santos nem sonhe em entrar na História como o seleccionador que tinha Ronaldo e o colocou no banco. Mesmo parado no campo, Cristiano dá logo uma vantagem – as câmaras focam, os adversários tremem, os árbitros respeitam.

Entremos uma última vez neste Mundial com Ronaldo e mais dez, sem complexos. Será seguramente a última vez. O risco compensa, porque a glória pode chegar.

Acreditem – vamos ter saudades dos tempos de Cristiano Ronaldo na Selecção.»

É difícil a Verdade ser cómoda ou agradável!...(5)

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário