quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Paulinho e Trincão que se cuidem!!!...


«Arthur foi a última contratação do Sporting na janela de transferências do Verão, mas está na linha da frente dos reforços com melhor rendimento, a despeito do trajecto irregular da equipa. Se é certo que, nas primeiras semanas, não conseguiu disfarçar algumas dificuldades de adaptação à realidade de um clube grande, o que até partilhou com aqueles que lhe são mais chegados, Record conta-lhe o trabalho que desenvolveu desde então, tanto nos relvados, com a ajuda de Rúben Amorim, como fora deles, por iniciativa própria. Uma evolução à vista de todos, ao ponto de ter sido premiado pelo treinador dos leões: foi titular nos últimos três jogos, entre embates na Liga e Liga dos Campeões, e em todos completou os 90 minutos.

Para hoje estar com o balão cheio de confiança, Arthur foi gradualmente insuflando o peito ao longo dos últimos meses. Ainda que formado num histórico do futebol brasileiro, o Santos, onde chegou com 12 anos, o atacante deparou-se em Alvalade com uma realidade desconhecida. Tudo era diferente, em especial o estilo e o ritmo de jogo do leão, tanto que, apurámos, sentiu a necessidade de desabafar ao seu círculo próximo. “Eles [companheiros] nunca perdem a bola, é incrível!”, assumiu, quanto a exercícios de posse e de ataque/defesa nos treinos. Daí em diante meteu as mãos ao trabalho, com ênfase de Amorim na assimilação de conceitos tácticos – a técnica... já lá estava.

E mesmo nos tempos livres, fora da Academia, a evolução continuou, com recurso à televisão. Não para os videojogos, mas sim para ver e rever vídeos de partidas anteriores do Sporting, o que o ajudou a entender e a assimilar o que deveria fazer em campo quando fosse chamado à acção por Amorim.

Golaço no cartão de visita

Essa oportunidade não tardou. Oficializado como reforço a 2 de Setembro, o ex-Estoril estreou-se 11 dias depois: bastou um minuto para marcar – e logo em grande estilo – frente ao Tottenham, no palco da Champions. Como a sua própria progressão, também o tempo de jogo foi aumentando: depois de ter sido suplente utilizado com o Boavista, Casa Pia e, de novo, o Tottenham, agarrou-se ao onze com o Arouca, Eintracht e V. Guimarães. O trabalho tem, de facto, a sua recompensa.


Faz-tudo’ na frente e também... na ala

Arthur fez formação como extremo, à imagem de alguns dos seus amigos próximos, uns ‘tais’ Neymar, Rodrygo ou Vinícius Junior. Todavia, desde que em 2021 aterrou em Portugal, foi aposta como ‘9’, tanto no Estoril como no Sporting. Além de ter essa capacidade, de ser um faz-tudo na frente, em Alvalade a sua polivalência expandiu-se pois está, também, a ganhar conceitos de ala, algo que Amorim incutiu a outros jogadores da sua posição, como Fatawu ou Nuno Santos. Cumpriu esse papel na recepção ao V. Guimarães, em bom plano. No total, soma 7 jogos e 2 golos, tantos quantos marcou no Estoril em 29 jogos da época passada.

Ganha cabedal e capacidade de choque no ginásio

Arthur deu o salto para o Sporting e também tem visto subir o número de minutos em campo, mas o trabalho não pára e um dos objectivos do brasileiro de 24 anos passa por crescer também fisicamente. É sabido que a velocidade e capacidade técnica são alguns dos principais argumentos que fizeram a SAD investir por ele 2,5 milhões de euros (por 60% do passe), todavia o extremo quer ganhar mais... cabedal, para assim conseguir ir ao choque com os adversários. Por esse motivo, parte das suas horas extras, fora do período de treinos na Academia, são passadas no ginásio de Alcochete, com foco na musculação. Pode, até, parecer um projecto simples, mas o facto é que tem de ser estudado ao pormenor, de forma a que o ganho muscular do camisola 33 não prejudique a sua explosão. Durante a pausa FIFA, com mais tempo livre em mãos, poderá redobrar os esforços.»
Por Filipe Balreira e Ricardo Granada

Chegou em pés de lã - tanto nos números do custo da contratação, quanto nas loas que lhe dedicaram os media! Não é 9, nem 10 e até escolheu o 33! Mas começa a ser conhecido de leão ao peito como o "faz-tudo na frente ou onde Amorim quiser"! À custa de uma singular mentalidade e de uma disponibilidade para o trabalho que até o treinador terá surpreendido! E agora?! Continuará a ser preciso o mercado trazer um ponta de lança?!...

Paulinho e Trincão que se cuidem!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário