quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Até quando?!...


Juve Leo vale nova multa ao Sporting
Mau comportamento na entrada para a bancada nos Açores, ofensas ao Santa Clara e a Varandas

Segundo o jornal Record hoje dá conta, estando o Sporting, de volta a Alvalade para defrontar o Gil Vicente (hoje) e o Tondela (domingo), ainda à espera do desejado regresso dos adeptos, o primeiro jogo dos leões com público, realizado no sábado, nos Açores, terá resultado numa... multa de 510 euros por comportamento incorreto da claque Juventude Leonina. Os incidentes foram relatados pelos delegados ao jogo com o Santa Clara, como descrito no mapa de castigos sumários do Conselho de Disciplina da FPF, divulgado ontem.

Os problemas terão começado na entrada para o Estádio de São Miguel. Para evitar confrontos, as forças de segurança deslocaram adeptos do Santa Clara quando o jogo já decorria há 16 minutos. Seguiu-se a exibição de uma tarja com o nome da claque, que deixou de ser reconhecida pelo clube há um ano. Os ‘spotters’ exigiram a sua remoção. Ao minuto 30 registou-se nova infração quando os elementos do grupo cantaram “Santa Clara é m...”, cântico que também foi reportado. Já após o final, os adeptos visaram o líder leonino com a frase “e ó Varandas, vai para o c...”, um insulto recorrente na última época e que contribuiu para a multa.

A grande questão que deverá ser colocada à FPF, nomeadammente ao respectivo Conselho de Disciplina,  será a de saber o que poderá o Sporting fazer para conseguir pôr termo a estas sucessivas penalizações por "crimes" que, substantivamente, ninguém lhe poderá imputar?! Até quando continuarão todas as autoridades com estes atropelos relacionadas, a assobiar para o lado?!...

Até quando?!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Desculpem la, mas isto ja nao é nada. Se forem multar os clubes por isto onde vamos parar? Qual o jogo onde nao se chamam nomes ou se ofende? Quantas vezes nos em Alvalade nao ouvimos a claque do Boavista, Guimaraes e Braga a gritar Sporting é m..? E quantas vezes no estadio da Luz e Alvalade o Pinto da Costa foi mandado para o cara..? Se gosto das claques? Nao. Se acho isto ridiculo? Sim. Se deviamos estar preocupados por quem dirige o futebol estar preocupado com esta mesquenhice? Muito. SL

    ResponderEliminar
  2. Ha um sketche dos Gato fedorento com uns tipos bem comportados nos estadios. Pelos vistos ha muita gente com tempo para os revisitar e ter estas ideias brilhantes. So visto...

    ResponderEliminar
  3. O Sporting não tem que pagar, só tem que imitar a lampionagem.
    Se não reconhece e, é público, não apoia claques, só tem que recorrer para o TAD que, como todos sabem, é muuuito coerente nas suas decisões, já ouviu dizer que há outros emblemas para além da águia e, em consequência, não interdita Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso o mesmo...
      Certamente o TAD...
      “Não vai ter 2 pesos e 2 medidas”

      Eliminar
  4. O Sporting pura e simplesmente não devia pagar estas multas imputáveis aos hooligans das claques.
    As claques são entidades com figura jurídica. Podem ser processadas e multadas. Se o regulamento não permite, alterem o regulamento. Querem fazer parte do espectáculo. Pois façam parte de pleno direito, com deveres que se aplicam ao comum dos cidadãos. Não cumprem, polícia, tribunais e cadeia com eles. A solução para criminosos é tudo menos complicada. O estado, as autoridades e em especial as polícias, são coniventes e protegem esta escumalha que pulula nas bancadas dos campos de futebol, afecta aos maiores clubes. A polícia deve ter algum uso para os cabecilhas desses bancos de margineis. Só assim se explica que ainda persistam. SL

    ResponderEliminar
  5. Tendo em conta os actuais condicionalismos epidemiológicos, designadamente, as restrições quanto ao número de espectadores e lugares sentados que são disponibilizados de forma mais compartimentada nos sectores, porque não o sistêmico pedido ou requerimento das autoridades competentes (policiais, camarárias, civis e desportivas), no sentido de obterem som e imagem proveniente das câmaras, para instaurar o competente processo crime, por prevaricação, desordem, ofensas e calúnia a pessoas e instituições?
    Desde que salvaguardados os direitos, liberdades e garantias cívicas, o que todos assistimos aparenta a impunidade daquilo que jamais pode ser consentido ou como catalizador contributo para acolitar energúmenos, desordeiros e mal educados.
    O que não faz qualquer sentido, nem elementar aplicação do direito e justiça, é as instituições / clubes, serem recorrentemente penalizadas e multadas por desmandos provocados por individuos, isoladamente ou em grupo, que já nada têm a ver, nem reconhecidos são, pelo Sporting CP ou qualquer outro.
    Quem não sabe estar ou presenciar um espetáculo, tem de ser identificado, expulso e sancionado, porque tal devia ser inadmissível em qualquer recinto.
    Porque as imagens das câmaras dos Estádios, não são monitoradas e visionadas em directo e sem intervenção de terceiros, nas centrais de polícias?
    Nao se trata de utopia, é prática noutros países, exequível e desejado, no combate eficaz contra o "holiganismo".
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nada mais será preciso que isso! Simples. O que falta é vontade, talvez no pressuposto de evitar males a "amigos"!...

      Eliminar