sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A mais sublime e verdadeiramente assertiva definição de... benfiquismo!...


NUNCA VISTO!


«Os adeptos de um clube valorizam, em geral, as vitórias da sua equipa e sublinham as derrotas dos adversários. É assim em todo o mundo. Mas os benfiquistas estão tão furiosos com Jorge Jesus que fazem hoje o contrário: 

Sublinham as derrotas da sua própria equipa!... 

Não dizem que o Benfica ganhou 3 campeonatos nos últimos seis anos – 

- dizem que o Benfica perdeu 3 campeonatos nos últimos seis anos. 

Não dizem que o Benfica esteve presente em 2 finais europeias – 

- dizem que o Benfica perdeu 2 finais europeias. 

Quase têm vergonha de dizer que são bicampeões...

É um caso nunca visto! Na quarta-feira, no auge da guerra, o Benfica goleou o Marítimo por 6-0 e, com a barriga cheia, os benfiquistas espreitavam um deslize do Sporting em Setúbal para atacarem o rival. Já se viam a 1 ponto do topo e numa dinâmica de vitória. Mas o Sporting respondeu com 6-0 ao 6-0 benfiquista, e tudo voltou a ficar como estava.

Há quem diga que isto tem de parar. Eu penso que deve continuar. Enquanto Jesus e Vitória se picarem, enquanto benfiquistas e sportinguistas se envolverem em despiques de palavras, é sinal de que os dois clubes estão bem vivos – e ambos acreditam ser campeões.

Mau, mau, é o que se passou no Porto. Em que uma boa equipa, treinada por um bom profissional, se viu assobiada pelos adeptos no seu próprio estádio – empurrando o treinador para a porta de saída. O que é sempre mau. A instabilidade não leva a lado nenhum.»
(José António Saraiva, Futebol à Portuguesa, in Record)

Julgo ter acabado de ler uma das mais inteligentes e sarcásticas crónicas que alguma vez me foi dado apreciar em toda a minha vida!...

Não me lembro de alguma vez ser confrontado com tão sublime e verdadeiramente assertiva definição de... benfiquismo!...

Leoninamente,
Até á próxima 

6 comentários:

  1. Mas meu amigo quando "sa valoriza" um adepto no mísero valor de 1 euro...

    O que se pode esperar ...desses mesmos adeptos...??

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Álamo, para complementar tudo isso que foi dito (e bem), temos adeptos carnidenses, de sorriso estampado na cara, lembrando com um invulgar orgulho a derrota do clube deles na Taça de Portugal contra o Guimarães do Rui Cebolada, como se fosse mais um "troféu" digno de esfregar na cara de JJ e justificar que o Cebolada é melhor que ele. Enfim, a esquizofrenia vermelha parece não ter limites.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. ah, a desonestidade é tão fofa. o arquitecto saraiva já no habituou a prosas curiosas. pena que não cites algumas que foram muito antipáticas para o sporting e para os sportinguistas.

    portanto... alguns benfiquistas fazem isso que ele diz... alguns... pronto: generaliza-se e diz que são todos. enfim: desonestidade intelectual. talvez, quem sabe, uma definição assertiva de sportinguismo, se eu tiver a mesma atitude que tu.

    é que suponho que não leias muitos blogues e comentários de benfiquistas. pois fica sabendo que houve sempre muitos "iluminados" que tinham exactamente essa conversa quando o JJ ainda treinava o Benfica. sempre a tiveram. isso não começou com a ida do JJ para o sporting.

    outros sabem bem a qualidade do JJ.

    eu, mantenho o que digo há 3 ou 4 anos: JJ é o melhor treinador português da actualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, "a desonestidade é tão fofa"! Ah, a "jactância benfas" é tão sublime!
      Ah, a incongruência é tão fácil! Ah, como as mãos são hipócritas, ao ponto de qualquer uma delas lavar o estrume e até o "sangue" da outra!...

      Ah com JJ é o melhor treinador português da actualidade!...

      Ah, ah, ah !!!...

      Eliminar
  4. Vocês já se esqueceram do que disseram do agora venerado JJ. Já, já! E se fossem rever o que disseram/escreveram há uns meses/anos atrás sobre o treinador, o homem, o caráter...?
    Na minha terra há uma frase para isso: filha da putice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, "filhadaputice"!...

      E dizia a puta velha para a filha: chama-lhe puta, filha, antes que ela te chame a ti!...

      Coisas de putas velhas!...

      Eliminar