A comunicação
frenética do presidente do Sporting Clube de Portugal
«... A verdade é que Bruno
de Carvalho não precisa de fazer muito para encher o espaço mediático com a sua
voz grossa: basta-lhe escrever no Facebook e ir à televisão do clube, a
Sporting TV, para ocupar o espaço mediático – sempre em defesa do
clube e não deixando ninguém sem resposta ou sem recado, inclusive,
funcionários ou figuras menores de clubes adversários. A mensagem do dirigente
leonino propaga-se a grande velocidade, desde logo nas redes sociais, e, depois,
sob a forma de notícia, porque os meios de comunicação, em especial os jornais
desportivos, que há 20 anos só publicavam conteúdos exclusivos,
transformaram-se em difusores de todas as declarações, em função de uma
concorrência feroz.
Deste modo, o presidente do Sporting Clube de Portugal é talvez a figura pública portuguesa da actualidade que melhor utiliza a Internet e as redes sociais para comunicar com os seus públicos sem o filtro dos meios de comunicação social. E garante a presença nos meios de comunicação porque eles publicam tudo e repetem-se uns aos outros.
Nos primeiros dois anos da sua gestão, esta “comunicação frenética”, como eu a designo, colocava Bruno de Carvalho muito em evidência, transformando-o no único grande protagonista do clube. Mas a estrondosa contratação de Jorge Jesus, em 2015, treinador bicampeão nacional ao serviço do Benfica e, por isso, celebridade no futebol português, diminuiu os holofotes que focavam o presidente. Hoje, o projecto desportivo do Sporting assenta na comunicação frenética e nas decisões de gestão do presidente Bruno de Carvalho e no trabalho competente e incansável do treinador Jorge Jesus, que, ainda há dias, confirmou aquilo que alguns já sabiam: é capaz de perturbar o sono dos elementos da sua equipa técnica a qualquer hora da noite só para partilhar uma ideia sobre o treino do dia seguinte.
Deste modo, o presidente do Sporting Clube de Portugal é talvez a figura pública portuguesa da actualidade que melhor utiliza a Internet e as redes sociais para comunicar com os seus públicos sem o filtro dos meios de comunicação social. E garante a presença nos meios de comunicação porque eles publicam tudo e repetem-se uns aos outros.
Nos primeiros dois anos da sua gestão, esta “comunicação frenética”, como eu a designo, colocava Bruno de Carvalho muito em evidência, transformando-o no único grande protagonista do clube. Mas a estrondosa contratação de Jorge Jesus, em 2015, treinador bicampeão nacional ao serviço do Benfica e, por isso, celebridade no futebol português, diminuiu os holofotes que focavam o presidente. Hoje, o projecto desportivo do Sporting assenta na comunicação frenética e nas decisões de gestão do presidente Bruno de Carvalho e no trabalho competente e incansável do treinador Jorge Jesus, que, ainda há dias, confirmou aquilo que alguns já sabiam: é capaz de perturbar o sono dos elementos da sua equipa técnica a qualquer hora da noite só para partilhar uma ideia sobre o treino do dia seguinte.
No fundo, tanto o presidente Bruno de Carvalho como o
treinador Jorge Jesus são incansáveis no seu trabalho e essa dedicação total e
exclusiva transmite ao clube a urgência de ganhar, estimulando o
empenhamento de todos na concretização dos objectivos da organização, nem que
para isso tenham de assumir riscos. Depois de anos afastado da luta pela
conquista do titulo de futebol, é assim que está em reconstrução uma cultura
ganhadora no clube de Alvalade. E, contra as previsões iniciais, o Sporting
Clube de Portugal segue na liderança do campeonato português de futebol, sendo
notórias as vitórias categóricas sobre Porto e Benfica, os adversários
directos. O que significa que a
estratégia está a resultar.»
Já decorreu quase um ano desde que resolvi abrir portas e janelas deste cantinho de leoninidade, para receber com o respeito e admiração que desde sempre me mereceu, Luís Paulo Rodrigues, "com extrema dose de certeza, um dos melhores especialistas portugueses, de Conselho em Comunicação". (LINK)
E os sportinguistas que de há muito se habituaram a incluir Leoninamente no seu périplo diário na blogosfera leonina, decerto terão compreendido as razões que me levaram a fazê-lo: há momentos na vida de uma instituição com a grandeza do Sporting Clube de Portugal, em que temos de juntar "a tua à nossa voz", para que a "parábola dos sete vimes" possa fazer sentido.
Quase um ano depois, volto a recorrer a esse "grande leão", porque sei, de um saber aprendido ao longo de muitos anos e experiências, que todos os grandes afectos precisam de alimento e o momento que se vive no Sporting Clube de Portugal exige que o amor dos sportinguistas se revivifique e jamais possa ser beliscado pelas "serpentes" que no nosso prório seio, persistem em semear a desconfiança, a dúvida, quiçá o descrédito.
Todo o texto de Luís Paulo Rodrigues é um hino de sportinguismo, que vivamente recomendo. Mas o excerto final que dele retirei e aqui publico é, a meu ver e sem sombra de dúvida, o alimento que atrás referi, para que o nosso amor ao Sporting Clube de Portugal e o nosso respeito e admiração por quem o dirige e serve, jamais em tempo algum possam ser colocados em causa.
Porque nenhum dos "velhos do Restelo" que cirandam à nossa volta, impedirá que se cumpram os nossos desígnios!...
Leoninamente,
Até à próxima
P. S. - Para o Brasil, um grande e grato abraço a Luís Paulo Rodrigues.
É muito o que o Álamo diz, e a transcrição do texto que 'postou', que revelam muito do segredo da Força que o Sporting Clube de Portugal denota na actualidade.
ResponderEliminarContra ventos e tempestades, o Leão segue o seu caminho. E é assim que deve continuar. Nós por cá, e por lá e por esse Mundo fora, como Leões e Leoas que somos temos que fazer a NOSsa parte!!!
A propósito do NOSso sentimento, tão único, de ser Sportinguista, deixo aqui algo que encontrei e que julgo inserir-se no espirito desta Comunicação:
O meu pai, fortuna minha,
Deixou-me muita riqueza.
Dinheiro não, que o não tinha,
Mas virtudes com certeza!
Nobreza é virtude rara,
Só para gente de eleição,
Só o “cego” não repara
Na marca da distinção!
Com essa característica,
Que no meu pai se sentia,
Quanto à ligação clubística,
Uma apenas se admitia!
Felizmente era um leão,
O símbolo mais adorado,
Verde era o seu coração,
O meu ficou do seu lado!
O verde é cor de esperança
E também é de “fair play “.
Minha escolha de criança,
Aquela de que mais gostei!
Não sei se é erro meu,
Mas sempre me pareceu,
Que quem gosta desta cor
Acrescenta mais valor.
Tenho uma certa vaidade,
E orgulho, porque não?
De sentir por Alvalade
Uma dedicada paixão.
O clube é sensacional.
Como ele não há igual.
O melhor e mais leal,
Sporting Clube de Portugal!
Aquele Abraço Leonino
E a gente, amigo YaZalde, vai continuar a trilhar o caminho que nos ensinaram aqueles que foram a razão de estarmos aqui, seguindo-lhes o exemplo perante quem veio de nós! E assim perpetuaremos o Sporting! E seremos sempre diferentes, porque aprendemos que "cantando espalharemos por toda parte, com o engenho e a arte" que nos orgulha e sempre distinguirá!...
EliminarUm grande e leonino abraço