segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sporting assiste de cadeirinha à procissão !... (1)

 
Segundo esta notícia, o futuro de curto e médio prazo de Renato Neto, parece ter já sido definido pelo Sporting Clube de Portugal. A prorrogação do seu empréstimo ao Genk e o estabelecimento de uma cláusula de opção que o clube belga poderá accionar no final da temporada que agora terá início, parece ter desfeito todas as dúvidas que pudessem subsistir sobre o interesse futuro do Clube, no jovem médio brasileiro.
 
Jefferson foi o primeiro de uma necessariamente restrita lista de atletas a contratar, tanto no número total, quanto nos custos que cada um representará, sem que isso alguma vez signifique menores talento ou importância no futuro do Sporting Clube de Portugal, apenas reflexo do " novo rumo" adoptado por Bruno de Carvalho e a sua equipa. Um rumo onde imperará o realismo, mas onde não faltará a determinação de "fazer melhor gastando incomparavelmente menos" !...
 
Renato Neto será porventura o primeiro de uma também necessariamente alargada lista de atletas a colocar, sendo que neste caso outros parâmetros condicionarão as acções a desenvolver, tendo sempre em conta a repetida afirmação de Presidente, de que o Sporting Clube de Portugal não estará jamais em saldo, como parecia ser a convicção dos empresários que representam os jogadores abrangidos pelas decisões da equipa técnica e outros cujos custos salariais se revelem absolutamente incompatíveis com a nova filosofia estabelecida em Alvalade.
 
Imaginam-se férteis em acontecimentos da natureza dos dois enunciados, os próximos tempos em Alvalade. Naturalmente, desejar-se-ão como mais prementes os atletas que acompanharão Jefferson, na medida em que dentro de uma semana Leonardo Jardim desejará ver reunidos à sua volta todos aqueles que não constarem das listas de selecionáveis dos respectivos países de origem.
 
Para todos aqueles que o treinador leonino entendeu como dispensáveis no seu projecto, essa decisão terá tido menos em conta o seu talento e atributos, que o seu peso na folha salarial. E por isso mesmo, a solução de cada um desses casos, não se revestirá da necessidade de qualquer tipo de urgência para o Sporting Clube de Portugal! O mercado só fechará a 31 de Agosto e sobre celeridade, hão-de falar os clubes interessados e os próprios atletas e empresários respectivos, sendo que os mais variados factores, tanto no primeiro caso como nos últimos, acabarão por lhes definir o preço.
 
Chegados aqui, quando todo o mundo apontava como dramática a situação do Sporting Clube de Portugal, previsivelmente começaremos a constatar uma completa inversão da mesma: o Clube acabará por "assistir de cadeirinha" às mais interessantes batalhas, que hão-de misturar clubes e empresários das mais variadas origens e ordens de interesses.  E uma coisa me garante a minha intuição:  os preços de saldos que muitos vaticinavam, talvez comecem a subir para valores que ninguém tinha vaticinado. Veremos...
 
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Só tenho uma duvida - não tinha Renato Neto apenas mais 1 ano de contrato ?

    ResponderEliminar
  2. A sua dúvida também é minha. Mas se o empréstimo é por uma época com cláusula de opção, isso poderá significar que a sua ligação ao Sporting irá para além de 2014. De outra forma estaria livre em 30 de Junho desse ano.

    SL

    ResponderEliminar