quinta-feira, 13 de junho de 2013

De um velho Leão, com Amor !...

 

Neste cantinho da leoninidade, os comentários serão escassos, facto que não me preocupará sobremaneira. Importante para mim será a média diária de leitores que já ultrapassa o milhar e meio e a sua surpreendente dispersão geográfica, que confirmará tanto a incontornável diáspora lusa, quanto a representatividade leonina na mesma.
 
E dentro da escassez que verifico, venho assistindo a uma curiosa dicotomia: de um lado constato uma saudável satisfação daqueles que se revêm na linha editorial que persigo, na defesa acérrima do Sporting Clube de Portugal, da sua História, dos seus valores, dos seus princípios; do outro os detractores dessa mesma linha e da figura e atributos do seu autor. 
 
Da franja que os últimos constituirão, pouco ou nada haverá a acrescentar, ao teor suficientemente elucidativo da sua produção, que respeito e permito, quando dentro de limites razoáveis de urbanidade e decência,  para além do contraditório que naturalmente me assiste e que não regateio, ontem, hoje e sempre, em defesa da minha honra e dignidade e daquilo que entendo como supremos valores do Sporting Clube de Portugal.
 
Dos primeiros, guardo-lhes as impressões, como motivos de estímulo e quantas vezes de reflexão, nesta aprendizagem colectiva que defendo e persigo. Às vezes emociono-me, perante a grandeza de carácter, lucidez, espírito leonino e profundidade de análise dos seus autores. E quando isso acontece, não resisto ao apelo de por aqui deixar o pensamento daqueles que me ajudam a fazer de Leoninamente!!!... aquilo que penso hoje possa representar este saudável cantinho sportinguista.
 
Maximino Martins é um velho Leão, como eu! Com um percurso de vida muito parecido e uma concepção de mundo e do Sporting muito próximas das minhas. Que mesmo sem conhecer pessoalmente, aprendi a respeitar, a estimar e a  contar como um amigo. No seu jeito muito próprio, gosto dos seus textos e hoje... escreveu o que a seguir vos deixo. Desfrutem e reflitam...
 
Os bons ares da Academia...!!

Um dia, num almoço no Montijo com user's do ForumSporting1906, em que o convidado especial foi a nossa "velha glória"...o Hilário da Conceição, que eu me tinha habituado a ver brilhar no Sporting e na Selecção......
Para esse almoço, havia ainda um outro jogador convidado, este "uma estrela que despontava"...Fábio Paim, que o Hilário tinha feito o favor de convidar a pedido do Forum...
Era a oportunidade para homenagear o passado e ao mesmo tempo o futuro...
Porém, o Paim tinha estado toda a noite "profissionalmente a tratar do seu futuro" e por isso à hora marcada, faltou (como faltou depois à possibilidade de brilhar como estrela futura...)ao encontro...
Ainda atendeu o telefone ao Hilário, mas "estava incapaz" para estar connosco...

No fim do almoço, o Hilário que tinha viajado comigo no carro de um amigo meu, no caminho para Lisboa perguntou-nos...: vocês conhecem a Academia...?
Não conhecíamos é claro... e então o Hilário mandou que rumássemos a Alcochete...
Chegados aos portões da Academia, o Hilário falou com o segurança e lá entrámos nós (não deixou de ser uma visita clandestina...) naquele "canteiro/estufa"...onde se semeia, se rega...se poda...se aduba... Para depois...outros colherem...!!

Ficámos embevecidos com toda aquela "oficina"...
Visitámos os campos...vimos a zona coberta para treino...fomos aos balneários, às zonas de ginásios... vimos os tanques para hidromassagem...fomos ao refeitório...
Subimos aos quartos, onde um jovem simpático nos facultou a possibilidade de visitarmos os quartos duplos... Tudo muito agradável...tudo muito acolhedor... E nas paredes...as fotos dos nossos "monstros sagrados"...aqueles que cimentaram a glória do Leão...!!!

Foi um momento memorável para mim e para o meu amigo...!

Pois é nesse "alfobre" de atletas, que se acolhem aqueles que os nossos olheiros vão descobrindo, para futuras glórias do Sporting... Dos muitos milhares que por lá passam, poucos chegarão ao estrelato (e a continuar como até aqui), e quase nenhuns têm dado o devido retorno a quem neles aposta e com eles gasta milhões, e porquê...? Porque a incompetência de sucessivos directores permitiram que "sacanas" como o Pini...tenham não só levado os jogadores antes de tempo, como também o retorno desportivo e financeiro, tem ficado muito aquém do que todos esperaríamos...!!

Pode ser agora...?

Pode ser agora... se esta nova Direcção, pensar em primeiro lugar na Grandeza e na História do nosso Sporting Clube de Portugal...e não permita toda a pouca vergonha de sucessivos "arranjinhos", que podem interessar a muita gente...mas não interessam ao Sporting e aos sportinguistas...!!!

Mudaram para o Mendes...? Talvez se tenha melhorado alguma coisita, mas não fico eu...propriamente descansado, porque bons negócios com o Mendes, parece que já todos fizeram...menos nós...!!

O que se pede é... que fiquem longe de Alvalade e da sua Academia...todos os "sacanas dos abutres", que "cheiram carne fresca" e a querem roubar ao Leão...

Sporting Sempre...!! Saudações Leoninas...!!
 
 
Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Meu amigo, nem sei como lhe agradecer a sua gentileza...!
    Não duvide mesmo...sou um velho Leão, igual a milhões de outros (mais novos...)...que tem entre outros amores...
    Um grande amor ao Sporting...!!

    O que mais desejo... é que todos juntos, consigamos "trazer de volta" o Sporting...!!

    Acredito no trabalho ciclópico da actual Direcção e acredito que nada mais voltará a ser como dantes, no que de mau tem sido o caminhar do Sporting, entenda-se...

    Eu acredito ...que depois desta travessia do deserto onde aqui e ali depararemos com alguns oásis fresquinhos e verdes...(começaremos acredito, a chegar a um desses oásis já no próximo Sábado, ganhando ao nosso adversário da Luz...)

    Acabaremos por voltar às alegrias do passado e ao orgulho (nalguns adormecido...) de sermos da "raça" de Leões...!!!

    Haveremos de deixar aos que vierem depois de nós...este legado que é o Sporting Clube de Portugal...

    Cujo ADN está sintetizado... no "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória"

    Mais uma vez obrigado pela sua simpatia e não duvide de que gosto da maneira como leva por diante o "Leoninamente" ...se assim não fosse, eu já teria ido "dar um volta"...!!

    É importante também, a existência destas "vozes" na Net que vão avivando a chama dos que não desistem e ao mesmo tempo vão "abanando" os mais dados ao desespero...para que acreditem, que o futuro será nosso...!!

    Mas é claro... que teremos de o merecer...nada nos será dado, antes pelo contrário...!!

    Saudações Leoninas...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo,

      Cá continuaremos neste cantinho, seguindo o lema que desde o príncipio nos tem norteado:

      "Com o orgulho, a raça e a garra do leão, para defender e aplaudir o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL" !...

      Grande abraço e o obrigado serei eu e todos os sportinguistas que o apreciam.

      SL

      Eliminar
  2. Álamo fique sabendo que independentemente de comentar poucas vezes, nunca perco um post seu e sou um leitor assíduo deste espaço que transborda Sportinguismo, mais uma vez queria dar-lhe os parabéns pelo seu blog.

    Também o máximo Martins merece os meus mais sinceros parabéns, isto porque é sportinguista que dá gosto ler e a sua presença neste espaço, de forma continua, é uma extraordinária mais valia.

    Parabéns e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei amigo, o "Melas" já faz parte do mobiliário! Bem haja! É para leões como o amigo que cá vou continuando, enquanto puder e souber! Obrigado.
      Quanto ao Maximino Martins, as palavras que nos vai deixando, definem-no: é uma Leão enorme! Um Leão do Atlas, que renasce em cada dia e que nunca se extinguirá!...

      SL



      Eliminar
  3. Caro Álamo.

    Serei com certeza um dos muitos que, apesar de nunca ter comentado aqui, não passa sem o momento "Leoninamente" do dia.

    Por isso, mesmo sem muitos a comentar, continue o seu excelente trabalho de defesa do nosso grande Sporting.

    Um grande obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Freadin de Troul,

      Quando me chega um comentário como o seu, sinto-me de bem comigo mesmo e com mais estímulo para continuar. O meu muito obrigado!...

      Dir-lhe-ei mais, esta aventura que já ultrapassou os dois anos, já faz parte da minha vida. Não lhe chamarei um vício, mas começo a senti-la como uma responsabilidade, a que enquanto a saúde e a capacidade mental mo permitirem hei-de dar continuidade.

      Quando comecei, pouco mais conhecimento teria deste ambiente e dos seus inúmeros requisitos, que o simples teclar dos caracteres. Foi uma aprendizagem entusiasmante que tenho vindo a aperfeiçoar de forma quase autodidata, se bem que tenha contado em muitas matérias mais sofisticadas, com o apoio dos meus próprios leitores, de quem me tornei amigo, embora nem conheça pessoalmente a quase totalidade deles. Esta família e estas amizades que fui construindo, serão as minhas medalhas e nelas recolho hoje o prazer de contribuir com a minha pequena quota para o engrandecimento do nosso enorme Sporting Clube de Portugal.

      Bem haja pelas suas palavras.

      Fortes Saudações Leoninas

      Eliminar