quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais vale perder a calma, que perder a alma !...

 
 
BRUNO E O ORGULHO                                                                                  

Bruno de Carvalho está longe de provar que será um grande presidente do Sporting, mas já não precisa de mais tempo para mostrar que é um grande adepto do clube. A necessidade impulsiva de defender “a instituição”, como ele diz, é um resgate do orgulho ferido.

O corte de relações com o Porto é uma reação excessiva a uma deselegância de um vice portista. É como o Guimarães cortar relações com o Benfica porque os seus jogadores, amuados, saíram do relvado antes da celebração da Taça. Mas, ao mesmo tempo, esta imaturidade emocional de Bruno de Carvalho é uma prova de devoção. O Sporting tem sido bobo noutras cortes e pagode noutras cidades. Bruno exige respeito. Estar falido não é ser falhado. E mais vale perder a calma que perder a alma.

Esta posição do novo presidente do Sporting é inédita. É que Bruno de Carvalho é tudo menos menino. A forma como não se vergou aos credores, desafiando os bancos mais poderosos do país (e negociando com eles), a bravata com os outros clubes, o corte de salários, as vendas de jogadores caros (e há tantos que ganham muito mais do que merecem), a quebra de ligações com agentes, tudo isto são murros no peito e murros na mesa que estão a mostrar que a brincadeira acabou. Muitas coisas falharão com certeza, mas não ficarão na mesma e na mesma estariam mal.

Bruno de Carvalho não está a arrumar a casa, está a desarrumar a casa. De cada vez que arreda um armário, abre uma gaveta ou enrola um tapete, descobre um custo inexplicável ou um comissionista atrelado. Ainda não sabemos bem o que quer Bruno plantar, mas sabemos que ervas quer arrancar. São as daninhas.
(Pedro Guerreiro, Abrir o Jogo, jornal Record)

Subscrevo a afirmação de Pedro Guerreiro quando diz que "mais vale perder a calma que perder a alma", na sua lúcida e insuspeita análise à actuação do Presidente do Sporting Clube de Portugal. Perdoo bem mais depressa a Bruno de Carvalho os erros menores que resultem da sua impulsividade leonina, porventura ainda não caldeada com o saber de experiência feito, que a subserviência de uma espinha dorsal em fuga da saudosa e honrada verticalidade que João Rocha nos deixou como legado.

Pedro Guerreiro não tem dúvidas de que tudo o que Bruno de Carvalho até agora levou por diante, "são murros no peito e murros na mesa que estão a mostrar que a brincadeira acabou". A mim também não me sobrarão dúvidas disso, mesmo sabendo que "muitas coisas falharão", mas sendo forte a minha convicção de que de algum modo essas coisas "não ficarão na mesma e na mesma estariam mal". Porque me incluo no grosso lote daqueles que ainda não saberão bem o que quererá plantar Bruno de Carvalho, "mas sabemos que ervas quer arrancar, - exactamente! - as daninhas"!...

Leoninamente,
Até à próxima

 

2 comentários:

  1. "Mais vale perder a calma que perder a alma..."

    "A dignidade não se negoceia...!

    Meu amigo, os últimos títulos quase que mereciam ficar num lugar de destaque no inicio do seu Blog, como frases a reter e a levar à prática na vida de cada um...!

    Está muito bom esse comentário que nos proporcionam do Pedro Guerreiro...

    Admito que o Bruno Carvalho possa aqui ou ali, meter como se diz na gíria "a pata na poça", mas afinal...onde nos levou todo o cuidado anterior e a experiência dos que governaram (até me custa escrever esta palavra...) o Sporting desde há muitos anos a esta parte...?

    Que conseguiram de bom para o Sporting...??

    - Bons resultados desportivos...?
    - Aquisição de jogadores transformados em Mais Valias, desportivas e financeiras...?
    - Respeito para com a Instituição Sporting da parte de outros dirigentes (e nem me estou apenas a lembrar de Pinto da Costa ou Filipe Vieira...)...?
    - Respeito do Organismo que tutela as arbitragens ou dos seus elementos no terreno...?

    Nada...não vejo nada que seja "palpavelmente" benéfico para o nosso Sporting...

    Por isso, deixem lá o Bruno Carvalho cometer uma ou outra gafe de relacionamento institucional...
    Desde que não prejudique o Clube como outros fizeram, com negócios inadmissíveis a seu favor ou de outros que não o Sporting...

    Quando me reencontrar com o Bruno, quero dar-lhe um abraço e dizer-lhe que confio nele...mesmo que cometa algumas asneiras pelo caminho...

    Saudações Leoninas...!!

    ResponderEliminar
  2. Como quase sempre acontece, meu caro amigo MaximinoMartins, não me deixa outra alternativa que não seja, subscrever o seu comentário...

    Mas deixo-lhe também aqui um sentido pedido: quando reencontrar o Bruno, dê-lhe um GRANDE ABRAÇO POR MIM!!!...

    Um abraço para si e SL!...

    ResponderEliminar