sábado, 8 de setembro de 2012

O aplauso para quem o merece !!!...


A imagem de hoje é dolorosa! Mesmo para os leigos como eu, que se vêem aflitos para compreender o porquê de cá em casa cada vez sobrar menos dinheiro ao fim do mês, não será difícil de entender as noites difíceis de Godinho Lopes e Luís Duque, desde que se viram ao leme de uma nau fisicamente desfeita e com uma tripulação pouco mais que indigente, onde o profissionalismo, competência e sportinguismo de poucos, era esmagado pela incompetência, comodismo, laxismo, derrotismo, egoísmo e perfídia de muitos.
Nesta hora difícil da vida sportinguista, seria muito fácil dizer mal do que só um louco ou demagogo poderiam não reconhecer que não estará bem. Mas negar o esforço e a dedicação com que Godinho Lopes e a sua equipa enfrentaram o "touro" do descrédito e da subalternidade em que o Sporting Clube de Portugal se havia precipitado na última década, pegando-lhe pelos cornos com denôdo, convicção e garra, seria o mesmo que abdicar da chama ímpar que nos anima e aconchega a alma de sportinguistas. Nós, leões de todo o Mundo, não somos cegos e muito menos ingratos. Por muito críticos que sejamos, neste ou naquele pormenor e o afirmemos com convicção, jamais seremos capazes de negar a recuperação global a que estamos a assistir no Sporting Clube de Portugal.
A "revolução leonina de 2011", já conseguiu virar do avesso um clube à beira da indigência. Seria fastidioso e até despropositado fazer a longa lista das batalhas ganhas nesta dolorosa guerra a que um "general sem medo" e com rótulos tão diversos como "continuidade" e "afinações", meteu ombros. Todos sabemos demasiado bem o que foi feito e presumo que nem os mais críticos o negarão. Sem dinheiro, sem crédito, sem receitas e coexistindo democraticamente e sem azedume, com uma oposição balizada por valores mais próximos do escárnio e maledicência do que da galvanização colectiva, Godinho Lopes iniciou o seu caminho e aí está ele... caminhando!... Mas não resisto ao destaque que me merecem as "vassouradas" do plantel, da Academia e da comunicação do Sporting Clube de Portugal, porque foram aplicadas em áreas fundamentais e obrigatórias  para a sustentabilidade do futuro do clube e no desprezo a que foram votadas pelos poderes anteriores terá estado grande parte dos insucessos e desprestígio que terão alcançado.
Quando deparo com a dureza das críticas que já vejo desenvolvidas por aí, em torno da alienação de grande parte das percentagens dos passes dos nossos mais valiosos activos, a minha estupefacção é completa. Então esta gente tem alguma noção de onde poderia vir o dinheiro para conseguir o riquíssimo plantel de que hoje o Sporting dispõe?!... E de onde poderia vir o dinheiro para poder enfrentar as inimagináveis exigências de uma Tesouraria durante quase um ano e meio, respondendo a todas as solicitações e defendendo e mantendo a honra, a dignidade e a credibilidade de uma instituição centenária?!... Então o presidente Godinho Lopes é algum mecenas com poços de petróleo ou gás nos Urais, ou o "ouro negro" escorre sob o relvado de Alvalade?!... Ao que chegámos, pretendendo que um cidadão comum, um sportinguista como nós, com três estalidos de dedos, tapasse o "buraco" que "iluminados" antes dele, desgraçadamente abriram.
Acredito na mensagem com que o presidente Godinho Lopes acompanhou o último relatório da Sporting, SAD, enviado à CMVM. Acredito que estarão lançadas as bases para um recuperação sustentável. Acredito que o próximo exercício já nos trará a aurora do futuro do Sporting. Acredito que muito provavelmente terá terminado a terrível e agonizante curva descendente da vida do clube e da sua SAD. Acredito que Setembro nos trará, porventura, notícias agradáveis capazes de nos reduzirem os índices de preocupação. Tenho perfeita consciência de que aos desesperantes números que agora vieram ao nosso conhecimento, não se seguirá de imediato uma prodigiosa corrente de leite,  mel e abastança que inundará Alvalade. Mas o equilíbrio, o tão importante equilíbrio que há-de potenciar um futuro melhor, acredito que já será possível no relatório do ano que vem, como o Presidente admite. E que depois, em cada ano, lentamente eu compreendo, as coisas ficarão bem mais distantes dos tempos negros que temos vivido.
Os desejados êxitos da vertente desportiva e muito particularmente do futebol, quanto mais cedo se verificarem, mais rápida será a recuperação. Mas como em tudo na vida, depressa e bem... é mais difícil. Decisiva na redução do tempo, será a postura do universo sportinguista. A nossa união e a ultrapassagem convicta de um ADN ferozmente crítico e latente em cada um de nós, apressarão, estou certo, a concretização do sonho de ver regressar o Sporting Clube de Portugal ao lugar que já foi seu e que por direito lhe assiste.
 
Leoninamente,
Até á próxima 
 
 
 
 

4 comentários:

  1. Tem razao.

    Nao ha surpresa nenhuma nestes resultados. Foi dito repetidamente pela direccao o que este relatorio iria dizer. E mais, eles ja disseram que o proximo sera "no vermelho" tambem, embora menos, e que o a seguir e' que ja podera ser positivo.

    So se supreende quem nao andou com atencao, ou quem tem um plano de batalha ja definido.

    Foi delineado um plano, em que as contas seriam dolorosas no inicio, mas que seria a fundacao para a recuperacao. Agora, exigir o fim do plano a meio, porque precisamente as contas sao dolorosas, no minimo e' infantil, mas provavelmente revela ma fe e desonestidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro "j.",

    Obrigado pelo comentário e creia que é gratificante saber que haverá mais sportinguistas a pensar como nós. Sou insuspeito, pela simples razão de que não votei em Godinho Lopes nas últimas eleições. Hoje não teria dúvidas em votar nele. E se ele conseguir prosseguir com a serenidade e perseverança que usou até agora e se porventura se voltar a candidatar, terá os meus votos. Este é o meu sentimento. E dele nasceu o artigo que agora escrevi. Tenho a convicção de que com o decorrer do tempo tudo há-de melhorar. Até as alegrias desportivas hão-de voltar. O tempo é fundamental, pena que sejamos tão impacientes. Mas também aí, estamos num processo de aprendizagem. Já senti o universo leonino, mais explosivo. Começo a notar mais contenção e confiança...

    ResponderEliminar
  3. Que assim seja! Que posts como este ajudem tb e que o nosso grande Sporting se erga cada vez mais

    ResponderEliminar
  4. Caro "M.",

    Obrigado pelo comentário e elogio.
    A minha posição, sem seguidismos bacocos ou oposicionismos que nada justifica, será sempre ajudar a que, em cada momento, o Sporting seja vivido por nós, em reflexão e união de esforços permanentes. E eu nunca serei capaz de criticar quem o meu coração aplaude. O sexto sentido que nele mora, talvez valha mais que todos os raciocínios frios do mundo.
    Acredito no amanhã, embora tenha consciência dos pedregulhos que teremos no caminho...

    SL

    ResponderEliminar