domingo, 16 de setembro de 2012

Vou a banhos! Estou doente...

Saudade...
 
Uma tristeza! Uma desilusão! Uma permanente agonia para os adeptos! Esta equipa é um passador na defesa, porque  esta linha média não cobre a cabeça da área e continua a não saber construir e lá na frente, tudo como dantes!...
Duas semanas para afinar o quê? Para mudar o quê? Nada! Absolutamente nada! A mesma táctica de sempre. A mesma previsibilidade de sempre. A mesma ineficácia de sempre. E as mesmas falhas de sempre nos momentos em que se decidem as partidas!...
E se tudo continua como sempre, fácil será compreender que as substituições tenham sido as de sempre. Mais uma vez a coragem para assumir riscos e partir em busca da consolidação de uma vitória que sempre pareceu curta, ficou fora das quatro linhas. Não sei se ficou com Viola e Labyad no banco ou se no bolso de Sá Pinto que também estava por ali perto.
Não sei se aquela bola rematada por Capel foi defendida por Salin para lá da linha, ou se o livre de que resultou o golo madeirense foi ou não inventado por um Xistra azarado e mau árbitro. O que sei é que assim o Sporting não vai lá. Hoje tivemos a confirmação. Vou a banhos por algum tempo. Até recuperar o meu fígado ou surgirem assuntos de interesse leonino extra-futebol. Estou doente da alma e não quero que me acusem de contagiar os que ainda continuam a acreditar...
 
Leoninamente,
Até á próxima
 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. É preciso alguma calma Carlos. Temos de meter um treinador adjunto para ajudar o Sá a crescer e a perceber melhor os momentos do jogo. Efetivamente ao Sá ainda lhe falta muito para ser treinador para o Sporting e continuo a dizer que não devia ter sido ele a entrar diretamente para a equipa principal. Falta tudo a esta equipa técnica e provavelmente o Manuel Fernandes podia dar uma ajuda. A continuar assim, duvido que ele faça mais 2 ou 3 jogos no Sporting...

    ResponderEliminar
  3. Álamo

    Não estou de acordo contigo.
    Foi o melhor jogo que eu vi do Sporting esta época.
    Contra a equipa mais dificil até agora.
    Num campo tradicionalmente sempre muito dificil.
    Agravado por estar um dia de "capacete", daqueles muito pesados.
    A humidade, até começar a chover, ultrapassava os 90%.
    Se vires alguma repetição podes reparar que antes dos 15 minutos de jogo as camisolas dos jogadores de ambas as equipas já estavam completmente encharcadas.
    Aos 60 / 65 minutos já quase todos os jogadores não podiam com as pernas, o jogo já estava totalmente partido e o Maritimo tinha 3 jogadores frescos no ataque, Gerson já estava amarelado, Elias já recuperava a passo, a ganhar por 1-0 nada mais logico que a sua substituição por Carriço.
    Não é pelo jogo de hoje que eu bato no RSP.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo "8",

      Estiveste lá e eu sei que no estádio a perspectiva é outra, mais fiável que pela televisão. Mas todas as condicionantes que apontas, verificaram-se para as duas equipas. E se o teu grau de exigência te leva a classificar o jogo de hoje como o melhor do Sporting esta época, também compreenderei e se calhar até foi. Só que para mim continua a ser muito pouco. Muitíssimo pouco. Estou desanimado e começo a desconfiar que Sá Pinto poderá começar a ser mais problema que solução. Estaria a faltar à verdade se não o dissesse. Para não contaminar ninguém, como disse no texto, vou para águas por uns tempos...

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Caro Álamo, após este empate, quanto a mim com sabor a derrota, espera ansiosamente para ler a sua opinião.
    Não vi o jogo, foi à antiga, colado ao rádio, que ouvi mais um miserável resultado da nossa equipa.
    Custa a crer que o treinador teve 17 dias para preparar este jogo. Ao que parece foi um jogo demasiado previsível e sem ideias, de resto, como tem sido apanágio esta época.
    No passado seria-me muito fácil pedir a cabeça do treinador (independentemente de quem é), pois parecia ser a solução mais adequada.
    Neste momento, e com o que se tem passado nos últimos anos, desde a última época de Paulo Bento, já não sei se será a melhor solução.
    Senão vejamos os que se tem passado ultimamente:
    Quando era o actual seleccionador nacional o timoneiro da equipa sportinguista, o seu famoso losango já era demais conhecido pelos adversários, o que tornava o futebol do Sporting previsível e fácil de anular, o que levou a uma saturação dos adeptos e acabou na sua saída. Na altura a solução era passar a jogar com extremos, como na época do grande De Franceschi.
    Veio o Carvalhal. Um treinador com pouco sucesso nos clubes onde passou, com excepção do Leixões, que até conseguiu pôr o Sporting a fazer bons jogos, jogou com o sistema que defendo para a actual equipa 4x1x3x2, mas como era o Carvalhal, foi embora ao fim de uns meses.
    Chegou Paulo Sérgio, que vinha não com um, mas com vários sistemas tácticos, variáveis conforme o adversário, o que acabou por resultar numa anarquia total dentro de campo. A culpa era do treinador que não percebia nada de futebol, e era benfiquista.
    Depois de Couceiro, que apenas tentou levar a equipa completamente arrasada até ao fim da época, chegou aquele que era o melhor treinador dos últimos anos. Agora sim íamos jogar bom futebol. Domingos Paciência, um treinador em alta, que conseguiu pôr o braga a jogar bom futebol, e discutir o campeonato e a liga europa. Com a equipa que tínhamos, eram favas contadas. Luís Duque dizia que as primeiras 10 jornadas eram para passear. O campeonato não começa como previsto, o Sporting não joga mal mas é prejudicado pela arbitragem. Após quatro jornadas ganha o seu primeiro jogo e a partir daí ganha dez jogos consecutivos, até que os treinadores adversários descobrem o antídoto para travar a táctica do nosso clube. Faltam as ideias, o treinador insiste na mesma táctica, nos mesmos jogadores, aumenta a contestação, o treinador não percebe nada de futebol, não é treinador para o Sporting porque é portista.
    Com a época a meio, a direcção aposta tudo em Sá Pinto. Um ídolo dos adeptos, ninguém põe em causa o seu sportinguismo, um bom trabalho bom trabalho com os juniores. Pareciam estar reunidas todas as condições para finalmente um treinador voltar a ter sucesso em Alvalade. Um excelente fim de época, consegue criar um bom ambiente com os jogadores, quase chega à final da liga europa, quase consegue chegar ao terceiro lugar do campeonato e quase ganha a taça de portugal. (...continua)

    ResponderEliminar
  5. O futebol já não era maravilhoso e deslumbrante, mas como tinha entrado a meio da época, acreditámos que com a pré-época as coisas iam melhorar.
    Não melhoraram...
    Voltou a anarquia dentro de campo. Não há ideias, não há jogadas. Não há um marcador de livres definido. Qual seria a solução? Despedir o treinador, porque não percebe nada de futebol e começar a preparar a próxima época.
    Neste momento isso passará pela cabeça de 99% dos sportinguistas. Na minha também passa. Estou farto deste desperdício de talento. Sei lá quando é que vamos voltar a ter uma equipa tão boa como esta. Quero alguém que meta este grupo de grandes jogadores a jogar futebol, porque tenho a certeza que são capazes de fazer mais e melhor. Mas começar tudo de novo não será estar a hipotecar ainda mais as hipóteses de conseguirmos algo triunfante com este grupo?
    Ou será que o Sá Pinto não consegue mesmo fazer melhor do que isto? Será que vai continuar a ser teimoso, a apostar no mesmo meio campo, que já todos perceberam que não resulta, vai continuar a deixar o Ricky numa ilha? Vai continuar a privilegiar a posse de bola quando isso não leva a lado nenhum? Vai continuar a culpar os relvados, o clima, a chuva, a luz dos holofotes que era muito forte? Por uma lado gostava que amanha o Sá disponibilizasse o seu lugar, mas por outro, atendendo ao historial, certamente não iríamos ficar melhor, e iria ser só o repetir de uma história já antes vista.
    Desculpe se me alonguei no comentário, mas neste momento, é isto que me vai na alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Fenómeno",

      Que lhe hei-de dizer amigo?!...
      Apenas que subscrevo o seu comentário, que agradeço e que de modo nenhum é extenso.
      Apenas uma discordância, a posse de bola. Eu gosto de futebol com posse, com a diferença de que deve ter como objectivo a progresssão no terreno, o desposiccionamento do adversário e o aproveitamento letal do mínimo erro, para alcançar o sal do futebol, o golo! Agora, posse por posse, sem objectivo, conduz à sua perda, que é exactamente o que está a acontecer.
      Estou profundamente desiludido...

      Um abraço

      Eliminar
  6. Será que podias por o meu blog na tua lista de blogs?
    O blog é este: http://sportingmaisqueumclubeumapaixao.blogspot.pt/
    Eu farei o mesmo. SL e boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Afonso Pires,

      Concerteza. Já lá está. Espero também ver "Leoninamente!!!..." na tua lista. Boa sorte.

      SL

      Eliminar