quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entre inventar ou escolher um 10!...

 
 
O jornal "O Jogo", abordando aqui as características e condicionantes actuais do jogador sportinguista   Izmailov, trouxe um importante contributo para uma reflexão séria sobre a questão candente da posição 10 do Sporting.
Com a substancial margem de erro que a minha opinião naturalmente conterá, porque sou apenas um simples e despretensioso adepto do futebol e do Sporting, tornou-se evidente que a saída de Matias Fernandes teve como consequência a necessidade de rapidamente ser encontrado um substituto que armasse o jogo leonino. Ricardo Sá Pinto terá feito a sua avaliação e dá-me a ideia que terá optado por Adrien. Mas as consequências práticas de tal decisão, têm evidenciado que claramente Adrien não é um 10. As suas exibições, a forma como evolui no terreno e as tendências que revela, fazem supor que o lugar mais indicado para ele será o 8. Também a André Martins tem sido dadas boas oportunidade de desempenhar o papel de 10 e quer-me parecer que ainda estará mais distante de Adrien na produção conseguida e estará ali porventura outro 8 em potência, com a agravante de não possuir ainda a estrutura física de Adrien.
Face ao falhanço das duas opções iniciais e perante a recuperação física de Izmailov, Sá Pinto entregou a este jogador no último jogo no Funchal, a responsabilidade da posição 10 a quem por alguma razão também ostenta na camisola o mesmo número. Começou por fazer a ala esquerda mas, por indicação do técnico ou por tendência natural, foi derivando para o centro, donde começaram a resultar duas coisas curiosas: começámos a ter finalmente um 10, mas foi simultâneamente notório que o espaço passou em diversas fases do jogo a estar ocupado por dois jogadores com a mesma função, que em vez de se completarem se atrapalhavam.
Quer-me parecer que Izmailov, será a solução mais indicada. Mas as suas debilidades físicas terão de ser muito bem geridas, em tempo e esforço, o que determinará naturalmente que uma solução alternativa ou complementar terá de ser encontrada. Restar-nos-à então, porventura, Zakaria Labyad que, incompreensivelmente para a grande maioria dos adeptos sportinguistas, Ricardo Sá Pinto parece nunca ter, até agora, tomado na devida consideração. Porquê?!... Só ele saberá dar a resposta. Mas que Adrien é um 8, que André Martins precisará de mais tempo, ginásio e muito empenho e trabalho e que Izmailov será para utilizar com limitações idênticas às que Aimar é usado no Benfica, parecem ser factos que dificilmente poderão ser negados. A minha dúvida e perplexidade está em Labyad, que nunca decepcionou quando jogou, em qualquer das vertentes de análise. Será que o jogo de amanhã nos poderá trazer algumas respostas?!... Oxalá porque, decididamente, alguma coisa terá de mudar e o tempo começa a ser demasiado escasso...
 
Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Estava a ler este post e estava a pensar que a partir de agora, sem Matias, e com Izmailov em condições, este teria que ter o mesmo tratamento que Aimar...e voilá, eis que é da mesma opinião que eu. É jogador para 60 minutos, bem aproveitados a 10, e depois, conforme as circunstâncias do jogo é substituído, ou por Labyad/Viola, caso seja preciso continuar a jogar ao ataque, ou por Adrien/Andre Martins, se for preciso pausar mais o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como um livro aberto, caro "Fenómeno"!... É exactamente assim que vejo o Sporting a jogar. Como Jorge Jesus inteligentemente fez com Aimar, o talento puro de Izmailov deve ser aproveitado, sendo certo que ele pouco mais de uma hora durará com rendimento aceitável.
      Faltar-nos-à saber o que vale verdadeiramente Labyad, a quem ainda não foram dadas verdadeiras oportunidades,já que sobre Viola, a fazer fé nos vídeos que já vi, não me parece ter características de 10.

      Eliminar
    2. Eu ao referir o Viola para substituir o Izmailov, não era necessariamente para jogar a 10, mas sim com 2 pontas de lança, caso o jogo assim o exigisse. Sendo o Viola um avançado mais móvel, que podia ocupar terrenos de 10, mas sempre com objectivo de finalizar.

      Eliminar
    3. Com esta nova explicação, entendi o propósito e concordo com ele. Decididamente, penso ser hora de Viola acompanhar Wolfswinkel no ataque, hora de jogar apenas com um trinco, hora de colocar Izmailov a 10...
      Sei que nem de longe acertarei, mas gostava de ver amanhã o Sporting assim: Patrício; Cedric, Carriço, Rojo e Pranjic; Carrillo, Elias, Izmailov e Labyad; Wolfswinkel e Viola. Claro que se Boulahrouz não recuperar. E conforme decorresse a 1ª parte, procederia às substituições, sendo certo que Izma teria sempre de ser substituído entre os 50 e os 60 minutos, a menos que jogando no miolo desse indicações de durar mais.
      Mas, ou me engano muito ou iremos ter mais do mesmo! Oxalá as coisas corram bem. De contrário não sei onde vai parar Sá Pinto. E tenho pena...

      Eliminar