quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Para que serve a utopia?!...

 
 
Na última edição do jornal Sporting, foi publicado um artigo de João Villalobos que, pela sua qualidade e importância, deverá merecer a atenção de todos os sportinguistas. Para todos aqueles que não tiverem a oportunidade de a ele ter acesso, aqui o publico, com a devida vénia ao autor e ao jornal.


De santo e de louco todos temos um pouco

Há, em cada sportinguista, algo de santo e de louco ao mesmo tempo. A santidade advém-nos da paciência, essa qualidade cultivada ao longo de gerações e transmitida de pai para filho com a ternura de quem pendura ao pescoço do outro o cachecol verde e branco.
Através das sucessivas épocas, cada sportinguista apreende o conceito de relatividade melhor do que o próprio Einstein. Sabemos que o Tempo não é o mesmo para nós e para o comum dos mortais. Em Alvalade, na casa de cada sportinguista, na mesa de cada café, quando nos reunimos, há algo do passado que sempre regressa, mas igualmente um futuro por vir do qual nunca se abdica.
Somos diferentes. Couraçados que atravessam os oceanos indiferentes aos mísseis que, sob a forma de palavras, são enviados por adversários camuflados de comentadores televisivos e fazedores de opinião. Mas somos, também, adultos e crianças com um sonho, uma vontade de que nos recusamos a abdicar e que é, desnecessário será dizê-lo, voltar a vencer o campeonato.
Será isso uma doença incurável? É uma utopia colectiva a vontade de sentir a alegria, a euforia, a festa? Que seja. Mas se for doença não prescindimos da cura e se for utopia recusamos as famosas palavras de Eduardo Galeano, escritor uruguaio: "A utopia está lá no horizonte. Aproximamo-nos dois passos e ela afasta-se dois passos. Caminhamos dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que caminhemos, jamais o alcançaremos. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que não deixemos de caminhar".
Ao contrário de Galeano, somos sportinguistas. Não acreditamos que o horizonte da vitória seja inalcançável. E por isso prosseguimos o caminho. Damos dois e dez e cem passos e entristecemo-nos quando o resultado não surge, quando parece afastar-se por mais que andemos, quando vemos um jogo que desilude e nos afundamos na cadeira do estádio ou no sofá, temporariamente vencidos por um cansaço que parece não ter nome.
Mas depois…Depois levantamo-nos e recordamos os que vieram antes de nós, aqueles que nos seguem e seguirão, os antepassados, os filhos, os netos. Recordamos o que significa ter por símbolo um leão, ícone da força, da grandeza, da coragem.
Talvez hoje em dia, por acumulação das intempéries que atravessamos, dentro e fora do campo, seja mais difícil acreditar. Mas é por isso mesmo ainda mais necessário. Imprescindível até. Força Sporting! És a nossa fé.

João Villalobos


Para que serve a utopia?!... Exactamente, para não deixarmos de caminhar. Mas não acreditando que o nosso horizonte, ou sonho, ou objectivo,  sejam utópicos, bem antes pelo contrário, perfeitamente realizáveis e ao nosso alcance, deveremos agir como se o fossem e, como diria Eduardo Galeano... CONTINUAR A CAMINHAR!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

2 comentários:

  1. Que bom que fizeste chegar até nós esse artigo inspirado do João Villalobos.
    Não creio que seja utopia acreditar que poderemos alcançar de novo o título mas que ele se tem movido lá isso tem e o que nos vale é acreditar que por cada passo atrás dois podem ser dados em frente.
    Para isso, porém, teremos que abater os abutres que se movem no âmbito do futebol e que todos sabem quem são mas...

    Abraços mano Álamo

    ResponderEliminar
  2. E andaste tu, aqui há uns tempos, desanimada e a pensar em deixar-nos por aqui "orfãos", sem o teu carinho e o teu estímulo!... Não Amiga, estás proibida de alguma vez voltares a permitir que uma ideia dessas te passe pela cabeça.
    Obrigado pelo conforto e quanto ao João Villalobos, nem ele sabe o bem que nos fez. O que publiquei, foi uma homenagem ao seu texto fabuloso, inteligente e persuasivo. Às vezes a alma leonina precisa deste conforto, desta galvanização...

    Abraços maninha Tite

    ResponderEliminar