sexta-feira, 1 de julho de 2011

Afastem de mim esse cálice !!!...

A 1 de Julho de 1906 nasceu o Sporting Clube de Portugal!... Sem saloices tripeiras de esconder o gato e deixar o rabo de fora, à espera que ninguém tope. Sem as falácias vermelhas de atirar areia para os olhos de todos, convencidos de que ninguém dá conta que há uma grande diferença entre inteligência e xico-espertismo. Nascemos há 105 anos e que aos outros manifestemos a condescendência de nascerem quando lhes apetecer. A idiotice jamais conseguirá ficar registada na História. Quando muito será contributo decisivo para engordar o "livro negro da  estupidez", aplaudido, lido e relido por muitos milhões, sem contar com a diáspora. É a vida!...
Mas colocada a ênfase no dia que toda a gloriosa nação sportinguista hoje celebra, quero recentrar-me na ideia que me despertou para este post. Hoje quero falar das claques do Sporting Clube de Portugal.
Orgulho-me das claques do meu Sporting. Orgulho-me do colorido e da alegria que espalham pelo nosso estádio. Envaidecem-me e emocionam-me os seus cânticos e a sua fé clubística. Galvaniza-me o apoio e o incentivo com que aplaudem tudo o que de bom produzem os onze leões que em cada momento vistam a gloriosa camisola das listas verde e brancas, assim como me conseguem amenizar a decepção, com os estímulos de compreensão, perdão e incitamento subsequentes a cada falha de concentração ou a cada lance menos conseguido por qualquer leão em campo.
Não sou capaz de imaginar o nosso estádio, sem a presença das nossas claques. Fazem parte de nós como clube, fazem parte de nós como legenda do desporto português, fazem parte de nós como um sentir e um estar diferente de todos os outros. São, para mim e em resumo, a mística elevada ao máximo expoente, do Sporting Clube de Portugal !!!...
Esta é a expressão do sentimento que me vai na alma e no coração que eu quero levar aos lideres e responsáveis das nossas claques. Mas lembrar-lhes-ia que mesmo Jesus Cristo teve momentos de fraqueza terrena. Mesmo esse profeta do bem e da justiça, quando pregado na cruz, pediu ao seu Deus e pai, que, se fosse possível, afastasse dele aquele terrível cálice, lhe retirasse ou amenizasse o sofrimento por que estava a passar. Não sou Cristo, não acredito no seu deus pai, mas entendo a profundidade e o alcance da sua palavra. Nessa condição, como filho dilecto e amante do nosso deus Leão, eu quero pedir a todos os elementos das nossas claques, desde os líderes ao mais humilde e recente elemento, que afastem de mim e em mim, do nosso clube e do nosso estádio, o cálice da incorrecção, da falta de "fair-play", do radicalismo exacerbado ...
Não mais petardos e "very-lights", não mais palavras e gestos ofensivos para com as equipas que defrontamos - mesmo as de arbitragem - não mais escaramuças e guerrilhas com a polícia, não mais assobios e insultos aos nossos jogadores mesmo nas derrotas, não mais impropérios e vilipêndios a tudo e a todos indiscriminadamente.
Nas últimas eleições, uma maioria esmagadora de sportinguistas rejeitou a "continuidade". Os resultados verificados pareciam indicar que a continuidade prosseguiria. Agradavelmente estamos a assistir à negação quase completa dos nossos então legítimos receios. Pois bem, quero perguntar, olhos nos olhos às claques e aos seu lideres se, agora que o Presidente deste glorioso clube parece ter iniciado um caminho correcto rumo ao êxito que todos desejamos, erradicando em definitivo a "continuidade" da vida do Sporting Clube de Portugal, se querem ser elas e eles os continuadores dessa odiada "continuidade" que toda a nação leonina quer ver expurgada para sempre???!!!...
Que a resposta seja dada pela claques, no próximo jogo de apresentação e em todos os que se seguirem. Para que o nosso Sporting seja mesmo DIFERENTE!!!...
Leoninamente,

Até à próxima

2 comentários:

  1. eu não o conheço, leoninamente (leoninamente só tem sido o meu percurso), mas que concordo sempre com os posts desde que descobri o blog, pois lá isso é mesmo verdade. Continue Leoninamente. Muito bem "esta posta" sobre as claques e tb partilho a opinião sobre o Daniel Oliveira. AnaDD

    ResponderEliminar
  2. Amiguinha Ana,
    Fico feliz e orgulhoso por haver quem, leoninamente, acompanha os meus escritos. E mais ainda quando concorda comigo num assunto tão delicado como as claques, que são capazes de fazer coisas tão bonitas e outras tão feias!!!...
    E o meu contentamento redobra quando partilha comigo a opinião sobre Daniel Oliveira. Tenho então a honra de ter uma leitora que além de sportinguista, está do mesmo lado da barricada.
    Hei-de continuar, como me pede, pelo Sporting e pela nossa - minha, sua e de muitos outros - dignidade como cidadãos...
    Bem haja e volte tantas vezes quantas lhe apetecer. Eu estarei sempre aqui para lhe responder com amizade.
    Uma carinhosa Saudação Leonina!...

    ResponderEliminar