sábado, 23 de julho de 2011

Com o cachecol no pescoço !!!...

É o primeiro jogo com um grau de dificuldade suficiente para podermos avaliar o que efectivamente o Sporting 2011/2012 poderá valer. O futebol italiano e a Juventus em particular, poderão constituir para o Sporting a imagem clara das dificuldades que uma boa dezena de equipas da nossa Liga nos irão colocar no campeonato que se avizinha: defesas e meios campos superpovoados, ausência quase completa de espaços e contra-ataques raros mas mortíferos.
Penso que hoje já poderemos ter a oportunidade de ver interpretadas as ideias que Domingos Paciência pretende implantar no Sporting. E o exame que o jogo com a Juve representa, com toda a certeza, trará os indicadores necessários a uma avaliação mais próxima daquilo que a equipa será capaz de produzir no futuro em situações semelhantes. Veremos se o rigor táctico, a solidariedade, o empenho e a argúcia que Domingos costuma incutir nas equipas que dirige, já estão suficientemente sedimentados, para levar de vencida  esta dificílima equipa italiana.
Prevejo que Onyewu ainda não seja chamado ao onze inicial e que Carriço e Polga acompanhem Jão Pereira e Evaldo na defesa. A menos que a nova filosofia do nosso técnico sobre as acções defensivas, já se encontre interiorizada pela equipa, tenho sérias reservas sobre a capacidade destes dois centrais de se conseguirem impor com eficácia ao veneno dos atacantes italianos. Veremos se Rinaudo será ou não acompanhado por André Santos à frente da defesa e no caso de só um deles jogar, qual o papel de Schaars nos momentos defensivos.
Na frente, ainda não teremos Diego Capel, nem Matias Fernandez e as dúvidas sobre a resistência do joelho de Izmailov ainda são grandes. Bojinov ainda me parece muito pesado. Djaló parece-me demasiado leve, quase levezinho, sem ofensa. Entre Postiga, Rubio e Wolfswinkel, penso que Paciência há-de rodar para os apreciar em competição mais séria. Nós também apreciaremos, naturalmente. Se Postiga continuar com pé quente, houver municiadores para Wolfswinkel ou o puto maravilha que veio do Chile conseguir fazer alguma das suas diabruras, pode ser que cantemos vitória, desde que, como disse no princípio, a equipa cumpra na missão defensiva.
À meia noite lá estarei na RTP1 - palmas pela transmissão!... - como se estivesse em Alvalade: com a camisola verde e branca vestida e o cachecol no pescoço!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário