quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aplaudir Fábian Rinaudo!!!...

Infelizmente para Rinaudo, a sua Gymnasia de La Plata não conseguiu mais do que um empate 1-1 em casa, na segunda mão do "play-off"  de despromoção à segunda divisão argentina e segue o caminho do River Plate. Descoroçoante e inglório o esforço do novo leão, que merecia partir para Portugal com a satisfação do dever cumprido e o orgulho de ter contribuido para a manutenção do seu clube de sempre.
A esta hora, lambidas as feridas e distribuidos abraços e beijos de despedida, Fábian estará preparando as malas para partir ao encontro do seu maior desafio: tranformar-se de "tripero" como são designados os adeptos do Gymnasia, em orgulhoso e dominador Rei da selva, como são todos os ilustres elementos que constituem a enorme nação sportinguista. Que venha em boa hora e que tenha a maior sorte  e os maiores êxitos do mundo.
Não conheço Fábian Rinaudo, mas pelo que já li sobre a sua vida e carreira, fiquei com a ideia de que se trata de um homem profundamente sensato e equilibrado e com noção clara dos princípios e virtudes que permitem a um homem viver de cabeça erguida. Atente-se que nunca se ouviram recados ou mensagens vindos do outro lado do Atlântico. Um dia, já há algum tempo, deu a sua palavra ao Sporting e foi como se lavrasse uma escritura. Agora que está liberto da palavra sempre afirmada ao seu clube do coração, vem cumprir a palavra empenhada com outro clube, que espero o adopte, o respeite, o acarinhe e incentive e lhe perdoe sempre que com o seu esforço e a sua saudável entrega ao jogo, não consiga os índices e as "performances" espectáveis por todos nós e não duvido por ele também.
Honra para quem soube ser honrado. Vamos ouvir com atenção o que tem para nos dizer quando chegar e no dia da apresentação, estamos obrigados a aplaudir Rinaudo.
Leoninamente,

Até à próxima

3 comentários:

  1. O blog "Futebol Made In Portugal" ja o pos na lista de blogs favoritos.
    Espero que faça o mesmo

    ResponderEliminar
  2. Alamo,
    Com toda a minha incapacidade para afirmar ou desafirmar valor num futebolista - seja ela qual for, seu tamanho, a incapacidade - garanto-lhe que o Rinaudo e um daqueles enormissimos reforcos.
    Quando se comecou a falar dele para o Sporting foi comparado ao Duscher, mas nada, nada que ver. O Duscher era um jogador mais pausado, mais cerebral, na linha do Paulo Sousa e muitos medios que hoje e rarissimo - infelizmente - encontrar no futebol das principais equipas. Rinaudo nao e isso: Rinaudo e um Panzer. Alamo, sabe o que fazia um Panzer? A mesma coisa que o T-34 Russo, mas ao triplo da velocidade. Rapida e pesada unidade de ataque fabricada e projectada para romper as linhas inimigas sem aviso previo. Mais do rompe-las, dividir os exercitos inimigos em 2 ficando por vezes dias e semanas (os Panzer) isolados do principal corpo de Infantaria. Imaginem uma coluna de 30 maquinas (Panzer) perfeitamente rodeada por milhares de homens e pecas de artilharia inimigas enquanto estas tentam (sem sucesso) aniquila-las: o Rinaudo e isso.
    Unidade que defende, mas uma unidade de ataque. Para alem do mais, e fruto nao so da velocidade e pulmao mas muito do seu talento e inteligencia, e um jogdor que ocupa uma area vastissima do campo. Pese embora, sobre este particular, no Sporting e na Europa ser-lhe-a mais dificil imitar semelhantes accoes. No entanto, as caracteristicas estao la. Resta agora adapta-las as necessidades do Leao.
    Uma. Excelente. Contratacao.

    ResponderEliminar
  3. Caro MM,
    Como apreciei o seu comentário! E por uma série de razões. Primeiro porque sem o conhecer, gosto muito de si e de tudo o que escreve. Depois porque não sendo daqueles que tenho a mania de dominar todas as matérias, em cada escrito seu aprendo sempre qualquer coisa. Finalmente porque coincidimos na admiração que Rinaudo nos merece. Penso que foi a melhor contratação que há muitos anos o Sporting fez. Veremos se as minhas expectativas se confirmam. Mas a imagem magnífica que hoje me trouxe, veio encher e fazer transbordar o meu ego leonino.
    Não vejo, de um modo geral esta expectativa instalada no universo de sportinguista. Talvez porque o processo da sua contratação e vinda para o Sporting tenha saído dos cânones habituais, particularmente no tempo que tem demorado e tenha determinado um arrefecimento natural na galvanização que uma nova contratação sempre determina. Talvez pelo próprio carácter do jogador, pouco dado a entrevistas e exposição mediática. Não sei, o que sei é que temos um autêntico "panzer" e morro de impaciência pelo jogo de apresentação em Alvalade. Antes hei-de vasculhar meio mundo para acompanhar a pré-época.
    Que tudo vá bem consigo e que seja feliz.
    Por cá, embora sempre desconfiado, estou a ver o nosso 1º Ministro cheio de vontade. Não sei o que sai dali.
    Um grande abraço e apareça mais vezes.

    ResponderEliminar