sábado, 25 de junho de 2011

De hora a hora a coisa melhora !!!...

Ontem elogiei a paciência do trio responsável pelo futebol do Sporting, por via dos processos que vem adoptando para a resolução do intricado problema dos excedentários do plantel. Elogio que bem merecem, na medida que não é fácil afastar um bacorinho, quando com voraz apetite, abocanha a teta da sacrificada mãe. Já experimentaram?!... Pois eu já e podem acreditar que não é de todo fácil.
Ironicamente, alguns rumores que há dias circulavam, sofreram hoje um surpreendente avanço: Pongolle está de malas feitas para o St. Étienne, Grimmi parece fazer parte do negócio da contratação de Fábian Rinaudo e deve regressar às pampas e Caneira regressará, ao que se diz, a Aveiro, cumprindo por empréstimo, o último ano de contrato vom o Sporting.
Nenhum destes três negócios, do meu ponto de vista, poderá ser considerado bom para o Sporting. Pongolle, é certo que não sobrecarregará a tesouraria leonina durante 10 meses, mas dificilmente a cláusula de opção de compra por parte do clube francês será accionada no final da época que agora vai começar. Gordo, anafado e com um ódio visceral ao trabalho, será recambiado para a procedência no final da época. E lá teremos de levar de novo com ele a mamar na teta. Oxalá eu me engane redondamente!
A inclusão de Leandro Grimmi no negócio de Rinaudo trará, se se concretizar, dois claros benefícios: a redução do custo do passe do valoroso médio e a libertação do Sporting daquele estorvo que nos custou os olhos da cara. Oxalá se concretize o negócio!
Finalmente, o empréstimo de Caneira ao Beira-Mar, ainda que naturalmente o Sporting tenha que pagar parte considerável do ordenado - é um jogador que mama muito e a teta do clube aveirense, mesmo com as vitaminas iranianas, sózinha não será por certo suficiente! - resultará num decréscimo do custo mensal que acarretava e na libertação definitiva do emplastro.
Dos dois restantes, quer-me parecer que o brasileiro Pedro Silva constituirá uma tarefa relativamente fácil, sendo um caso financeiramente parecido com o anterior. Já quanto ao tardiamente "sportinguista desde pequenino" tenho a convicção de que só terá uma solução: pagar e esquecer o ruinoso negócio que JEB e FC fizeram em nome do Sporting. Quisera enganar-me completamente e a enorme paciência da nossa tríade consiga êxito nessa missão impossível.
Aos casos que ontem analisei como os mais difíceis, faltará acrescentar Pedro Mendes, Zapater, Vukcevic e alguns jovens da nossa Academia. Estes últimos serão facilmente colocados a rodar um ano em clubes onde possam evoluir e amanhã regressar à casa mãe, onde as soluções nessa altura já serão muito maiores, tendo em conta o previsível arranque da equipa B na próxima época. Com os outros três o prognóstico afigura-se-me difícil, porquanto nem Domingos Paciência até agora emitiu qualquer opinião. Desejará vê-los evoluir na pré-época? Ou também são para descartar?!...
A próxima semana afigura-se-me decisiva. Tanto na resolução de todos estes potenciais excedentários, como nas três contratações que penso ainda faltarem. Preparemo-nos para grandes surpresas, com a esperança que no dia 4 o Sol brilhará na Academia.
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário