sexta-feira, 24 de junho de 2011

Só faltam três, mas bons !!!...

Há alguns dias que me chegou ao ouvido o interesse do Sporting num esquerdino franco-turco que militou num clube da 2ª divisão francesa e sobre o qual o Barcelona mostrou interesse em contratar na passada época mas em que, por motivos que desconheço, a abordagem terá esfriado. Agora o negócio com o Sporting avançou mas estaria dependente da resolução de alguns problemas que envolveriam o jogador com o clube que  representava e nunca seria eu, com a sua divulgação, que me permitiria prejudicar, fosse de que forma fosse, o seu êxito.
Desde ontem que os orgãos do costume começaram a divulgar a aproximação das duas partes e hoje mesmo a Rádio Renascença, na sua rubrica Bola Branca, trouxe à luz do dia a eminência da concretização de tal contratação. Cessou portanto a necessidade do meu recato.
O tal jogador, jovem de 19 anos, chama-se Atila Turan, com 1,76 mts e 79 kgs, um esquerdino nato e habitualmente convocado para todas as selecções jovens francesas. É um ala esquerdo de grandes potencialidades e que além de exímio marcador de livres de longa distância, pode também desempenhar com muita qualidade o papel de defesa esquerdo.
Segundo ainda a Bola Branca, o jovem estará neste momento em Lisboa em conversações com o Sporting, mas as citadas dificuldades que há dias me tinham sido apontadas com o seu clube de origem, o Grenoble, - cuja extinção é dada como certa nos meios franceses - ainda se mantêm, pelo que muito naturalmente o Sporting Clube de Portugal estará a adoptar um papel de reserva e recato perfeitamente compreensível, enquanto aguarda o desenvolvimento do processo de extinção do clube e a consequente transformação do atleta em jogador livre.
Atila Turam será, ao que consegui apurar, um jogador com bastantes semelhanças com Santiago Arias, só que actuando do lado contrário. Completará, a meu ver, aquele trio de jovens promissores a que Carlos Freitas sempre se referiu, como promessas de futuro e sobre os quais não recairão para já as exigências e a pressão que costumam ser habituais em todas as contratações.
Apesar de defensor acérrimo do aproveitamento da nossa formação, não vejo estas opções como erros ou vias que consubstanciem a negação do que defendo. Antes como um complemento que pode vir a revelar-se no futuro como absolutamente correcto, particularmente pelos reduzidíssimos custos que representam.
A confirmar-se todo este processo, teremos na próxima época, Carrillo, Árias e Turan e mais 23, pelo que faltarão, se a minha análise estiver correcta, mais um central, um ala esquerdo e um avançado, estes mais certezas que esperanças. Começa o dia D a aproximar-se, mas estou confiante que os próximos dias trarão as respostas por que todos esperamos. Aguardemos.
Leoninamente

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário