sábado, 16 de setembro de 2023

Com a dimensão adequada!...

Daniel Eime assina o retrato de José Alvalade no estádio do Sporting: «Está a ser o meu maior desafio»
Record falou em exclusivo com o artista que nunca tinha trabalhado a uma altura equivalente a oito andares


«A obra ainda não está concluída, mas ninguém já fica indiferente à imagem de José Alvalade que está a ser pintada junto à porta 3 do estádio dos leões. São raras as pessoas que passam e não tiram uma fotografia, uma situação que o artista Daniel Eime já encara com toda a naturalidade.

"O facto de trabalhar na rua dá-me sempre isso, há sempre gente a passar à volta e há este feedback directo de pessoas que gostam e de outras que não gostam. Depois pode haver uma questão clubística, e isso levou-me a ponderar se aceitava ou não. As pessoas até podem gostar do clube ou da pessoa representada, mas os adeptos rivais não vão gostar, há quase uma recusa automática. Um benfiquista, por exemplo, não vai gostar e não vai partilhar", diz em exclusivo a Record, acrescentando que já começa a ter a reacção dos amigos de outras cores clubísticas: "Em termos pessoais não partilho muito na minha página, gosto de manter o segredo até ao fim. No entanto, há pessoas que já me associaram a esta obra e tive algum feedback de não sportinguistas, na brincadeira. Entre amigos está tudo bem."

Certo é que a evolução do trabalho tem estado em destaque nas redes sociais na última semana e Daniel Eime admite que nunca tinha assumido um desafio tão exigente.

"Em termos de escala sim, já fiz coisas grandes mas relativamente mais pequenas aqui em Lisboa, mais precisamente em Entrecampos. Esta coluna corresponde a oito andares (mais de 20 metros), e eu fiz uma de sete andares... E ainda há dificuldade de ser curva, por isso está a ser o meu maior desafio. Depois, à partida, há o impacto social do clube que também me vai abranger. Basta dizer que a obra ainda não está concluída e já chegou a muita gente", refere o artista que não descarta a possibilidade de continuar a mostrar o seu talento em outras áreas do recinto desportivo se o Sporting assim o entender.

"Fizeram-me chegar que há a intenção de fazer outro tipo de intervenções, mas com outros artistas e em tempos diferentes, tendo em conta que o estádio está a ser remodelado. Tenho tido o feedback da direcção com quem discuti ideias e foi positivo. Daqui para a frente vamos ver mediante o impacto."

Antigo leão com gosto eclético

Se o tempo ajudar, Daniel Eime espera concluir este projecto já este domingo até à hora do almoço. Caso este cenário se concretize, os sportiguistas que se deslocarem a Alvalade para assistirem ao jogo com o Moreirense já poderão admirar a obra finalizada.

Admitindo que este mural lhe poderá dar "mais visibilidade", o artista revela que no passado foi um simpatizante do clube leonino, mas só vê o futebol como uma modalidade num universo muito mais rico. "Hoje em dia não ligo muito a futebol, não tenho clube, mas houve tempos que gostava e praticava e, por acaso, era do Sporting. Eu associo o clube ao desporto e não tanto ao futebol, é apenas uma modalidade do clube. Estou a encarar isto como um trabalho para um cliente que tem uma intenção. Eu até podia ser contra esta intenção mas neste caso não", garante, entre sorrisos.

Na "recta final" desta obra, Daniel Eime lembra que será preciso esperar para ver se a mesma vai entrar na lista das que lhe deram mais prazer criar. "Há coisas que eu gosto mas depois depende se são bem ou mal recebidas por outras pessoas no meio artístico. O gozo que me dá no início pode tornar-se agridoce", reconhece, antes de destacar o projecto que o colocou sob os holofotes.

"A reviravolta na minha carreira foi em Itália quando passei para uma técnica um bocadinho diferente com uma cor só... Aqui é branco e na altura pintava com preto, mas isso é indiferente. Desde então comecei a ter mais visibilidade e trabalhos. Foi o mais marcante, não pela escala pois até era pequenino, mas até pelo resultado final... E eu também gostei", recorda o artista, que pinta com recurso a stencil e pincel.

O impacto final do retrato de José Alvalade ainda está para ser avaliado, mas pelas primeiras impressões Daniel Eime poderá mesmo estar prestes a assinar uma obra de arte que vai ficar na memória dos sportinguistas. Só o tempo o dirá.»
Por João Soares Ribeiro

Deixemos então que seja o tempo a afirmar aquilo que o coração dos Sportinguistas parece já ter decidido: eis uma obra de arte bem escolhida,melhor executada e, fundamentalmente...

Com a dimensão adequada!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário