segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Amorim não dá ponto sem nó!!!...


«Ao longo de mais de três temporadas ao serviço do Sporting, Rúben Amorim já lançou dezenas de jovens jogadores formados na Academia na equipa principal, mas, tal como é apanágio e um das linhas mestras no actual projecto dos verdes e brancos, o técnico irá continuar a desenvolver a aposta nos elementos provenientes das equipas de base do clube. Nesse sentido, Amorim já tem uma lista com vários nomes promissores nela contemplados, com destaque, nesta temporada, para Geovany Quenda.

Com uma história peculiar na forma como chegou à formação do emblema de Alvalade, e que foi relatado por Record bem recentemente, o extremo de 16 anos é visto como um dos diamantes em bruto que surgem nesta fase na Academia leonina, ao ponto de estar bem referenciado por parte de Rúben Amorim. Com apenas 16 anos, o jovem luso-guineense tem vindo a queimar etapas como poucos na formação dos verdes e brancos, ao ponto de ter subido do patamar de sub-17, na época transata, directamente para o nível de futebol senior, neste caso com a inclusão no plantel de sub-23 já em 2023/24.

De resto, na presente temporada, ao cabo de 4 encontros realizados pela formação de sub-23 do Sporting, Quenda já soma um golo e outra assistência neste amostra, surgindo como um dos jogadores mais desequilibradores na equipa orientada por João Pereira, isto apesar de tenra idade. Na verdade, este crescimento do jovem extremo tem sido acompanhado de perto tanto por parte dos responsáveis pela formação como pela estrutura leonina, mais concretamente através do staff técnico que trabalha juntamente com Amorim, neste caso alguns dos adjuntos, que não perdem oportunidades em assistir aos duelos das equipas jovens, neste caso específico dos sub-23.

Mediante os apontamentos retirados em relação a Quenda, Amorim e os seus auxiliares farão a avaliação necessária relativamente ao caso do extremo de 16 anos, sendo que, sabe Record, em cima da mesa está a possibilidade do jogador saltar a breve prazo do patamar de sub-23 para a equipa B. Ora, certo é que, apesar do talento evidenciado desde bem novo, Quenda tem vindo a destacar-se e evolui de uma forma gradual, contra as melhores previsões, razão pela qual pode vir a ser incluído no lote de trabalhos da formação orientada por Filipe Çelikkaya.

 

Logo na primeira temporada num patamar de senior, inserido em contexto de sub-23, Quenda demonstrou qualidade para ser apontado como uma das grandes promessas, ao ponto de merecer uma inscrição algo surpreendente. Mais concretamente, no último dia do mercado de transferências do Verão, ou seja, no passado dia 1 de Setembro, Quenda acabou por ser inscrito pelo Sporting na lista de futebolistas que poderão ser utilizados esta temporada na Liga, um sinal claro de aposta no jogador de 16 anos.

Já depois da tal presença entre os últimos jogadores a serem contemplados na lista final do Sporting para 2023/24, Quenda viajou rumo aos compromissos das selecções nacionais, neste caso com a sua chamada à Selecção de sub-17. O extremo de 16 anos foi convocado pelo técnico João Santos para os duelos da formação lusa no Torneio de Pinatar, em Espanha, ao ponto de se ter destacado nas recentes partidas.

Desde logo, Portugal derrotou Inglaterra pela margem mínima (3-2) no primeiro particular disputado no torneio em solo espanhol, com Geovany Quenda no papel de totalista e a apontar o golo do triunfo aos 63'.

Mais tarde, dias depois, frente a Espanha, o extremo de 16 anos voltou a deixar apontamentos que até mereceram rasgados elogios por parte da crítica espanhola, neste caso os comentadores residentes no jogo em causa. Neste caso, na vitória por 4-1 sobre a congénere espanhola, os sub-17 de Portugal contaram com Quenda a facturar também na 2ª parte na sequência de um livre directo forte e colocado. Mais um cartão de visita para um jovem talento, que assinou contrato profissional em Agosto deste ano, e já se encontra inclusive no radar de grandes clubes europeus e, no torneio disputado em Pinatar, conta com a presença de vários olheiros, sobretudo de emblemas da Premier League.»
Por Filipe Balreira e João Soares Ribeiro

Geovany Quenda já está inscrito na Liga?!...

Amorim não dá ponto sem nó!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário