segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Pedro Porro será para sempre um dos nossos!...


«A 15 de agosto de 2020, Pedro Porro chegava a Alvalade com o desejo de dar uma volta de 180 graus à carreira e também com alguma desconfiança dos sportinguistas. Afinal, vinha de uma época somente razoável no Valladolid (15 jogos e alguns problemas físicos) e a forma como foi desvendado aos adeptos... não ajudou. Certo é que é, hoje, um valor seguro do presente e futuro do Sporting, bem como da própria selecção espanhola. Razões de sobra para que tenhamos de passar em revista os últimos dois anos do espanhol de leão ao peito.

Ora, como referido, na hora da sua apresentação como reforço do Sporting, por empréstimo de dois anos do Manchester City, Porro posou para a fotografia com Frederico Varandas de calções - e ainda por cima... rotos. Um episódio caricato que o próprio recordou, com humor, em Março de 2021. "Vinha da praia e não tinha outra roupa. Se o Sporting comprar o meu passe virei mais elegante", prometeu, como quem já previa o futuro - mas já lá vamos. Sem grande concorrência para a posição, dado que Ristovski não caiu no goto de Rúben Amorim e João Pereira só voltou ao clube no mercado de Inverno, o ala direito pegou de estaca no onze desde o primeiro jogo oficial, a 24 de Setembro de 2020 (a vitória, por 1-0, diante do Aberdeen, na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa). Pouco mais de um mês depois, a 1 de Novembro, estreou-se a marcar e a assistir, então na goleada ao Tondela (4-0).

A ascensão em Alvalade e no próprio campeonato seguiu-se, de tal forma que ainda em Novembro, Dezembro e Janeiro fez o hat-trick de conquistas do prémio de melhor defesa do mês da Liga. Além de Rúben Amorim, quem também esteve atento ao desenvolvimento do espanhol, então com 21 anos, foi Luis Enrique: a 15 de Março, e já depois de ter sido pré-convocado para os sub-21 espanhóis, deu o salto para a selecção A. "No Sporting deram-me confiança", sublinhou, aquando da convocatória. O melhor veio depois, no dia 28 desse mês, quando foi titular no embate contra a Geórgia (2-1), na qualificação para o Mundial'2022.

O impacto foi, por isso, praticamente imediato e também a SAD não teve grandes dúvidas. Já depois de festejado o título nacional e o troféu na Taça da Liga, ambos com um grande contributo de Porro, e na hora de decidir se accionava, ou não, os 8,5 milhões de euros previstos na opção de compra no contrato com o City, a resposta foi um claro 'sim'. O investimento só foi feito mais à frente, mas desde logo ganharam forma outros contornos, como o contrato com o próprio jogador. Nem os recorrentes problemas físicos - no arranque de 2021/22 sofreu uma lesão no joelho direito que o afastou das opções cerca de um mês - demoveram a decisão dos leões.

Veio a nova época e manteve-se o Porro de 'sempre': titularíssimo (desta feita com Esgaio na sombra) e parte do esqueleto do leão de Rúben Amorim. Arrancou a época a somar mais distinções individuais (eleito o melhor defesa do campeonato em Setembro) e começou também a ser associado a alguns tubarões, casos do Real Madrid ou Barcelona. Os números em 2021/22 (35 jogos, 5 golos e 6 assistências) mantiveram-se na linha da época anterior (37 jogos, 4 golos e 4 assistências) e voltou a acrescentar ouro ao seu palmarés, no caso outra Taça da Liga.

Por fim, leão por inteiro

A notícia antecipada por Record e ansiada pelos sportinguistas concretizou-se, por fim, no passado dia 16 de Maio: em novo cumprimento com Frederico Varandas - desta vez, e como prometera, bem mais elegante - foi oficializado como leão até 2025 e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. "Estou muito contente. Quando vim sabia que vinha para um grande clube, mas não esperava ter conquistado aquilo que conquistei nestes dois anos e de termos criado a família, o grupo forte, que criámos e que está à vista: jogamos bem e ganhamos títulos", vincou.

O futuro ninguém sabe, claro, mas parece ser pintado a verde e branco. É que apesar do assédio de quem tido sido alvo de forma continuada, o próprio garante estar com a mente somente centrada em Alvalade. "Já vivemos momentos muito bonitos e tenho a certeza que mais virão", afirmou, esta tarde.»
Por Ricardo Granada

Pedro Porro será para sempre um dos nossos!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário