terça-feira, 3 de agosto de 2021

Com Matheus Nunes o Sporting não "encana a perna à rã"!...


O que muda no campeão com Matheus Nunes

«Não tem preocupações estéticas, não é o melhor em coisa alguma nem deslumbra pelo brilhantismo da execução; é generoso na contribuição defensiva e desequilibrador quando se propõe integrar o ataque; não é um portento de futebolista mas também não revela aspirações a sê-lo, ciente das características que lhe permitem fácil integração no colectivo e relevância individual no seu funcionamento. Matheus Nunes assenta na inteligência táctica e no conhecimento do jogo, o que lhe permite desempenhar várias funções, algumas desfasadas das qualidades dominantes como centrocampista de zona central.

MN conhece o campo com a mesma minúcia da palma das suas próprias mãos. Domina as regras específicas de cada parcela de terreno e nenhuma situação o apanha desprevenido e sem soluções. Nunca se inferioriza ou dá parte de fraco e, mesmo sem causar grande impacto nas plateias, domina os princípios básicos do futebol (passe criterioso e recepção perfeita), com os quais dá ao jogo uma sequência sempre lógica e acertada: mais lenta quando procura o pé dos parceiros (que arrefece a manobra), mais rápida e incisiva quando solicita o espaço (que aquece a acção em zonas mais adiantadas).


No inferno militarizado do centro do terreno, onde a pressão inibe os movimentos, tolda a visão, sufoca as ideias e põe à prova a coragem para correr riscos, impõe-se com a tranquilidade de quem conhece o jogo e os seus segredos colectivos. Alimenta o senso comum onde a prudência desaconselha invenções e aposta na criatividade se reúne condições para ferir o adversário – é muito perigoso quando invade o espaço entrelinhas. Sendo um jogador rápido a pensar e a executar, nunca tem pressa; alimenta sem falhas a circulação burocrática mas sabe dar o passo seguinte, ou seja, introduzir imprevisibilidade e surpresa nas acções; é hábil a criar para os outros mas pode ser temível beneficiando, ele próprio, do trabalho colectivo, porque revela instinto, técnica e discernimento sempre que se propõe ir directo ao assunto, isto é, a baliza adversária.

Com João Mário, o Sporting ganhava reflexão, pausa, desaceleração e clarividência, o que lhe concedia o privilégio de se instalar em zonas adiantadas e utilizar em segurança e com soluções o ataque organizado. Com MN ganha versatilidade, dinâmica, intensidade e explosão; vê robustecido o miolo, como complemento da acção abrangente de João Palhinha, e ganha contundência na chegada à frente, o que implica uma alteração de estilo, promovendo um jogo mais rápido e objectivo, com todas as implicações daí inerentes – a Supertaça já mostrou as bases dessa mudança. MN posiciona-se com inteligência, tem disponibilidade física para utilizar o corpo em duelos aos quais nunca se furta e revela aprimorada noção táctica para potenciar a qualidade com que ilumina os caminhos para o golo.

A técnica é cristalina e sobrevive sem o adorno; executa sem pompa, abdica da superficialidade e consegue ser perigoso e eficaz jogando a um/dois toques, mesmo sabendo guardar a bola com a veemência de quem transporta um tesouro nos pés. Na zona de definição é um explorador com sentido prático, bom avaliador de cada situação e que dá o seguimento correcto ao jogo. Porque tem visão periférica e pensa centésimos de segundo à frente, antecipa intenções alheias e golpeia com movimentos próprios; é eficaz a interceptar linhas de passe e imaginativo a criar outras, com as quais agiliza a manobra; participa nas associações curtas, alimenta o bordado da construção e transporta-o com tremenda facilidade para zonas mais avançadas, onde tudo se define. Aos 22 anos é um projecto não concluído, que precisa de enquadramento, orientação e confiança, valores com que Rúben Amorim continua a apetrechá-lo desde que com ele se cruzou em Alvalade...»

Que me perdoem os leitores de Leoninamente mas, rendendo antecipada homenagem à beleza das palavras de Rui Dias, permitam-me que diga, "à minha maneira":

Com Matheus Nunes o Sporting não "encana a perna à rã"!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. "não é um portento de futebolista mas também não revela aspirações a sê-lo, ciente das características que lhe permitem fácil integração no colectivo"
    O Rui Dias sabe lá às aspirações do jogador. Acho até algo ofensivo para o Matheus.
    Manuel Cunha
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Rui Dias, natural e obviamente, não saberá as aspirações do jogador mas, pelo que expõe, "acha" que "não é um portento de futebolista que não revela aspirações a sê-lo, ciente das características que lhe permitem fácil integração no colectivo". Exactamente como o caro Manuel Cunha "acha" que o que Rui Dias diz é "algo ofensivo para o jogador"!...
      Os "achistas" estão na moda! É a vida!...
      SL

      Eliminar
  2. Muito bom a espaços o Matheus ja tinha demostrado a epoca pasada todo o seu potencial .
    Tem tudo para esta epoca ser indiscutivel no nosso 11 .

    ResponderEliminar
  3. Manuel Cunha, de acordo consigo! Além de rebaixar o jogador, comentários desta estirpe desvalorizam o ativo! SL

    ResponderEliminar