segunda-feira, 2 de março de 2015

Marco Silva ainda irá muito a tempo de ser eficaz e pragmático!...


Marco Silva, um líder

A equipa do Sporting saiu da adolescência, cresceu e cresceu. Já apresenta em campo uma maturidade surpreendente, só possível porque tem no seu treinador um líder, um líder evoluído, moderno, com ideias claras e sustentadas por um discurso sereno, bem estruturado, confiante e transmissor de credibilidade. Um líder do nosso tempo, capaz de firmeza mas, antes, com capacidade para ouvir de modo a que as suas decisões assentem na participação de quem vai ter das executar, os seus jogadores.

Marco Silva agarrou num grupo de trabalho bem desenhado, com o orçamento possível, pelo anterior treinador, Leonardo Jardim, um profissional com provas dadas e confirmadas na montagem de equipas competentes, uma herança que, nas circunstâncias, não era fácil de dar continuidade. Soube fazê-lo.

Hoje o leão entra no campo para ganhar, não em discursos de circunstância antes dos jogos, mas provado nos relvados seja qual o adversário. Não é mais um corpo presente porque soube ganhar o estatuto de equipa que os adversários são obrigados a respeitar. Como tem sido notório.

No maior respeito pelo leão, o Benfica foi a Alvalade num posicionamento defensivo - um Jorge Jesus irreconhecível - e levou um tremendo baile de bola, como não há memória de há muitos anos. Ainda em Alvalade, o segundo classificado da liga alemã foi esmagado pelo futebol do Sporting, numa noite para recordar. Em ambos estes jogos, a vitória só não sorriu por falta de eficácia nos momentos da decisão, coisa normal para um grupo de trabalho de jovens em crescimento.

Marco Silva também demonstrou, durante semanas, serenidade e confiança aquando da crise interna e não deu qualquer sinal de arrogância quando sentiu o forte apoio dos adeptos. O que disse dentro do grupo de trabalho, ficou lá como tem de ser. Um líder.

O jogo com o FC Porto foi mais uma etapa de um clube que saiu há menos de dois anos, do fundo de um túmulo e faz agora o seu percurso à luz do sol. As tonturas fazem parte, mas neste caso foi uma terrível vertigem.

Controlo da profundidade. Sporting a dar tiros nos pés.

«É difícil recordar um jogo do Sporting em que os adversários não tenham a possibilidade de finalizar na oportunidade mais clara de todas. Contra 0.

Ainda em Setembro foi escrito aqui:

"A profundidade controla-se tendo em conta alguns princípios simples.

Pressão sobre o portador. Mais subida se há, mais baixa se não há.

Distância para a bola. Que será sempre bem mais longa se não houver pressão sobre o portador, para que o passe nas costas para passar entre a última linha tenha de ir com força suficiente para chegar ao guarda redes ou ir para fora.

'Eu acho o Jesus fantástico na forma como comanda a defesa, mas digo-lhe já, a maneira como ele trabalha é difícil de seguir. Não é mesmo para toda a gente. Ele exige muito com a história da bola coberta e bola descoberta: se o adversário que tem a bola está com alguém por perto, a equipa não se mexe, se o adversário que tem a bola está sem ninguém por perto, a equipa tem de recuar.' (Quim)

É certo que os centrais do Sporting fazem lembrar o filme "Dumb and dumber", mas não é menos certo que nos "pormaiores" há pouquissimos treinadores no futebol mundial ao nível do treinador do SL Benfica. E Marco Silva não é um deles.

P.S. - E em praticamente todos os jogos da presente época Patrício vai resolvendo no 1x0. Também um dos melhores a nível mundial nessa pequena situação de jogo."

Várias semanas depois, as situações sucedem-se, jogo após jogo: o
s centrais do Sporting não têm a minima noção do que é um bom posicionamento, e não estão a mostrar melhorias com o tempo.»

O post é de Novembro. Qualquer semelhança com o clássico de hoje, não é coincidência.

Destaquei os dois textos que acimo publico, por me parecerem aqueles que em todas as análises que hoje vi publicadas, encerrarão as maiores verdades sobre o jogo que nos foi oferecido nas Antas:

1 - Marco Silva é efectivamente um excelente treinador! Um líder, na verdadeira acepção da palavra. Mas ainda não estará, no aspecto táctico e no campo específico do treino das tarefas defensivas, no patamar dos pouquíssimos treinadores que exibem o saber de Jorge Jesus nesta importante matéria.

2 - Os centrais do Sporting, pesem embora todas as suas enormes potencialidades,  continuam bem longe de terem interiorizado as noções mínimas do que é um bom posicionamento e não estarão a mostrar as melhorias com o tempo, que todos desejaríamos.

Atento a esta situação e depois de se ter visto surprendentemente afastado da Taça de Portugal por Marco Silva, exactamente no mesmo recinto, por concludente 3-1, Julen Lopetegui terá concebido a única estratégia que lhe permitiria derrotar o Sporting:

1 - Aproveitar a quase completa ausência de controlo de profundidade, por parte do sector defensivo leonino, sem que este deva ser confundido apenas com os quatro elementos colocados em frente de Patrício, mas complementado naturalmente pelas linhas que se lhes sucedem quando não há posse de bola.

2 - Esperar que o cansaço determinado pelo esforço sobre-humano desenvolvido pela equipa leonina, apenas 72 horas antes, produzisse os seus efeitos e aplicar então a machadada final.

Como seria expectável, a equipa do Sporting foi capaz, através do recurso à sua habitual forma pressionante de se apresentar em jogo, de evitar a supremacia do adversário durante algum tempo decorrido desde o início do encontro. Mas cumpridos os primeiros 30 minutos, os músculos começaram a mostrar cada vez mais reticências às ordens da mente e... foi o que se viu!...

Marco Silva estará naturalmente a crescer como treinador. A fórmula que vem adoptando desde o início da temporada seria perfeita e conduzi-lo-ia seguramente ao êxito, não fossem os limites da condição física dos atletas que lidera, cada vez mais desesperantemente alcançáveis, à medida que o intervalo entre jogos decresce e a época se estende. Guardiola defende a tese de que nenhuma equipa dura 90 minutos a jogar no máximo de velocidade, de pressão, de intensidade. Por isso, será obrigada a contemporizar, a descansar, a defender-se, a administrar o esforço, utilizando a posse de bola para o efeito, reduzindo riscos. 

Marco Silva, a meu ver, ainda irá muito a tempo de interiorizar a eficácia defensiva de Jorge Jesus e o pragmatismo de Pepe Guardiola. No dia que o conseguir, dará ainda mais razão a Alberto do Rosário e retirará uma grande parte da que assiste a Paolo Maldini.

Em mim, abrirá um sorriso rasgado! Até às orelhas! Talvez para a próxima época!...

Leoninamente,
Até à próxima

16 comentários:

  1. "Eu, como sportinguista, até prefiro que o Sporting perca no dragão para o Benfica ficar mais apertado. sei que há quem não admita isto, mas eu não tenho problemas."

    “”Ridiculos, os dois clubes, lagartos e morcões, o Glorioso Benfica joga com o 12º e tem uma assistência de mais de 46000 espectadores, entretanto lá em cima decorre um clássico com 43111, deixem-me rir, não passam de dois clubes regionais, não passam nem nunca passarão!!! “”


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu vais a blogues de clubes "regionais", o que é isso diz sobre o teu clube? Simples, que esses são os teus rivais, logo és tão "regional" quanto os outros.

      Eliminar
    2. Epá, não estás num galinheiro, vai aterrar noutro lado!

      Eliminar
  2. Há que juntar a isso tudo... (a têmpera do aço... forçado) os factores exógenos a tudo isso...

    Diz-nos a história que o jesus os ganha assim...... Senão como seria possível..., com o nível dos jogadores que tem.... que tanto, e bom, balanceamento atacante... não fosse destapado de algum défice defensivo...!!! O jesus..., para conseguir a "vitória" que conseguiu em Alvalade... teve de vir jogar com 11 defesas... Teve a estrelinha da sorte... (na nossa incompetência finalizadora) mas não considero que, lá porque "ganhou" (ali, como em tantos outros casos), seja um primor da táctica de jogo... ou da eficácia defensiva...

    Para só falar dos actuais.... Eu ainda sou do tempo do Luisão... meio trapalhão que rapidamente assumiu propriedades de génio...!!! Tivesse ele vindo para o Sporting e não teria passado de um "simples" Polga (este, que até campeão do mundo foi, nunca teve sequer os lençois da cama do outro...)... Um jogador (outro génio) como maxi pereira... só tem o "corpo" que tem, porque joga ali por carnide.... Tivesse ele vindo para o Sporting... e seguramente já cá não estava... (para só jogar uma vez por mês... era realmente melhor não estar...)... Que diabo..., se até o almeida já calçou na selecção... mais que o Cedric... teve de penar até o óbvio ser... tão óbvio... (e não haver mais nenhum para o lugar...)... Querem mesmo falar do Eliseu....!!!??? Enfim... tantos e tantos exemplos... que enfastia só de pensar...

    É que é assim, também, que se constrói uma boa defesa, ou personalidade táctica....!!!! O que não invalida que os nossos terão de ser mais assertivos... obviamente.. mas não há infalibilidades.... E quando se controla o jogo de um jogador desde o inicio do mesmo... (p.ex., com cartões, ameaças de, e outras maledicências...) só grandes jogadores conseguem evoluir... E os nossos têm evoluído brutalmente....!!!!

    Agora... é óbvio que a manta se revela curta para tanta exposição... (mas eu ainda me lembro do jogo de 5ª feira...!!! e dos jogos da champions, e em carnide e nas antas para a taça... e em Alvalade... afinal sempre fomos competentes em anular o jogo de equipas que se dizem melhores que nós...) Mas, meus amigos... "Quem não tem cão..., tenta, caçar com gato..." A única opção que temos é esta... sermos competentes na compra, mais que selectiva, dos recursos humanos... o que, em abono da verdade, tem acontecido... sendo o balanço claramente positivo.... e termos, obviamente, mais opções válidas para podermos fazer a gestão adequada das diversas competições....

    Ao Marco restará a única solução... de querer crescer, ele também, como treinador mais táctico ou menos táctico... com a certeza de que nunca terá um corpo docente que lhe diga como...

    p.s. é este ano que o jesus vai para o Barcelona???? Gostava, mesmo, (a sério) de ver o senhor num GRANDE clube europeu para ver o tempo que se aguentava.... Quiçá eu esteja enganado...!!!! Talvez a Rússia oh jorge...!!! Hum hum... é que lá também há, como cá..., aço... forçado....

    SL

    ResponderEliminar
  3. Porque é que este BURRO, anónimo das 17: 09, comenta em blogue sportinguista. É um provocador, um merdoso e um palerma, que representa de forma adequada o clube dos "galináceos", identificando bem a qualidade de animalárias que aí existem. Eu como sportinguista nunca comentaria num blogue benfiquista, neste tom provocatório e mal-educado. Mesmo assim, este "animal" não tem razão. A ser assim, o total de espectadores na Luz seria arrasador, o que não é o caso.
    Sou de Braga meu burro e aqui há muitos sportinguistas. Ridículo és tú, meu reles.

    ResponderEliminar
  4. Não posso estar mais em desacordo com o texto que oAlberto do Rosário publicou e que o Álamo replicou...

    É que este 'projecto de treinador' que está actualmente em Alvalade é, tão só, um 'alpinista social' que procura preservar a sua imagem acima de tudo... Alguns dados estatisticos para reflexão e que deixam bem claro a miséria de trabalho que este 'projecto de treinador' está a realizar em Alvalade:

    BC sem estar no banco total: 2 j, 2d: 100% derrotas
    BC no banco total: 62% V, 13,9% D
    BC no banco excepção CL: 64,3% V, 10,9% D
    BC só para o campeonato 13/14 + 14/5: 63,4% V, 7,6% D

    GL na bancada total: 44,9% V, 29, 2% D

    (BC = Bruno de Carvalho e GL= Godinho Lopes)

    épocas só para o campeonato em %

    10/11: 43,3 V, 26,6 D
    09/10: 43,3 V 26,6 D
    08/09: 66,6 V13,3 D
    07/08: 53,3 V 23,3 D
    06/07: 66,6 V 6,6 D
    05/06: 64,7 V17,6 D
    04/05: 52,9 V 26,4 D
    03/04: 67,6 V 20,5 D
    02/03: 50 V 26,4 D

    etc, etc, etc.

    % vitórias:
    Marco Silva: 53,8
    P.Sérgio: 52,6
    Peseiro: 53,9
    Jesualdo F: 55,5
    Carvalhal: 48,4
    Domingos: 54,2

    Para o campeonato
    23 JOGOS, 10 resultados NEGATIVOS
    43,47% DE RESULTADOS NEGATIVOS

    Mas obra FEITA, e os RESULTADOS contam SEMPRE na AVALIAÇÃO que se faz?
    Um rotundo NÃO. Sobretudo num Clube como o nosso. Que sejamos honestos, seria impossível isto suceder noutros emblemas.
    A força da CS, dos inimigos externos, a herança de 2 décadas de resignação miserabilista produz os seus efeitos.

    ENQUANTO OS SPORTINGUISTAS CONTINUAREM COM AS MESMAS ATITUDES QUE TIVERAM NO NATAL, COMIDOS PELA CS E DANDO MAIS OUVIDOS AOS INIMIGOS DO QUE DANDO CARTA BRANCA A QUEM TEM PROVAS DADAS, ENQUANTO OS SPORTINGUISTAS IGNORAREM OSTENSIVAMENTE TODAS AS FALTAS DE RESPEITO, TODAS AS BOCAS, INDIRECTAS, E AINDA APLAUDIREM FRENETICAMENTE NUM ESTADO DE LOUCURA COLECTIVA IRRESPONSÁVEL E VERGONHOSO, O NOSSO CAMINHO JUSTO E INEVITÁVEL SERÁ A DERROTA. DOI-ME A ALMA ESCREVER ISTO, MAS NÃO É NADA MAIS NEM NADA MENOS, O QUE MERECEM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doeu-me a alma ler o comentário que o amigo YaZalde aqui deixou! Preferiria ter recebido uma mensagem privada na caixa de correio do blog!...

      Eliminar
    2. Pois sim!!!!
      Em vez de críticar e catalogar o ainda treinador com belos nomes (Que classe!!) Digam quem deve ser o treinador ideal para o Sporting???

      Solucoes e nao dizer só ...está mal !! Solucoes ???
      Nomes?? Nao me venham com Mourinhos ou Ancelottis..

      P.S. Mesmo um Mourinho, quando nao teve apoio, nao ganhou nada..
      Eu até admitiria críticas "desagradaveis" no final da época ou se nao estivesse nada mais em jogo!!!
      Agora, ainda tendo alguma coisa para ganhar!?!?!......É-me totalmente incomprensível.
      Pressao por todo o lado e pedir mundo e fundos..Nao está correcto, nem é aconselhável.......mas o que fazer com sportinguistas assim!!!

      A pergunta é: sao voces sportinguistas??? Gostam voces, mesmo, do clube??

      Eliminar
    3. Inimigos??
      Yazalde (Zé Eduardo) Quais os verdadeiros interesses que voces tem?? Esses teus campeonatos até 2011...jogar com percentagens, desvirtua muita coisa..
      Essa do BC, no banco ou nao, é no minímo, querer gozar os demais sportinguistas..
      Quer dizer que BC é que faz a equipa e sem ele no banco, é um desastre !!! Hahaha

      Eliminar
  5. Yazalde, o meu clube é o Sporting mas, se voces nao estao contentes com o treinador, tenham a coragem, .....paguem-lhe e xau !! Paguem, ponto.
    É muito mal cheiroso o que voces fazem com o homem M.Silva... Paguem e nao insultem, nem denigram.....CORAGEM!!!
    Nao facam campanha de desgaste e esperar que ele se vá embora de livre vontade. Paguem!!

    ResponderEliminar
  6. Caro Álamo,

    Peço-lhe desculpa, mas eu apenas queria ter enviado os números, ou melhor as estatísticas do trabalho desenvolvido por este 'projecto de treinador' que temos em Alvalade... O texto associado foi um copy/paste que veio 'agarrado'...

    É que, infelizmente, isto é factual... não é manipulação de números... É a triste realidade!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo YaZalde, aprendi desde miúdo, que a "roupa suja" deverá ser lavada em casa! Lavá-la aqui, quando centenas de "pássaros" sobrevoam este cantinho, será o mesmo que dar tiros nos pés!...

      SL

      Eliminar
    2. Olha lá pá, diz ao teu presidente que se quer despedir o treinador que o assuma. Nem para vocês prestam. É só conversa fiada, redes sociais, blogues, voz grossa e encenações. Não admira que os jogadores não tenham respeito nenhum por esta gente.

      Eliminar
  7. Olha a central de comunicação do Bruno.

    ResponderEliminar
  8. Já entrámos em "velocidade de cruzeiro" para o resto da época... Conforme preconizei (como se eu fosse assim tão visionário...), vão começar as "ondas de choque" vindas directamente do norte (antas e braga) - Neste jogo de maior nojo ainda, não excluindo, para já, os encarnados do sul... o jogo feito a norte é de um nível só condizente com a baixeza moral destas gentes de azul e vermelho vestidos...

    _Será que MS... aguenta o 3º lugar... parece que a cláusula (a mesma de LJ) vai passar a figurar todas as semanas nos tablóides...

    _O Sporting vai para a prisão...!!! Foi hoje lançada a suspeição pública sobre o clube (porque é isso que se quer...)... no sentido em que a partir de hoje..., para além das pulgas do "socas", passamos "a ver o Sporting aos quadradinhos..." pela mão de um antigo dirigente...

    Está lançado o mote... mas há-de vir mais... e mais violento...

    Comecem a preparar o estômago... que vai doer forte e feio...!!!

    SL

    ResponderEliminar