terça-feira, 16 de abril de 2024

CURIOSIDADES LEONINAS!!!...

«Enquanto o coro de vozes que aprova a transferência de Rúben Amorim para Inglaterra vai ganhando volume – Pedro Caixinha também o vê "preparado para o Liverpool" –, o técnico colecciona argumentos para tomar uma decisão final sobre o seu futuro, dentro de pouco mais de um mês.

Conquistar troféus, já se sabe, é um dos pontos prévios ao debate, pois Amorim já deixou bem claro que, se terminar a segunda época seguida no Sporting de mãos a abanar, o seu caminho será a porta da rua, a despeito de ter contrato até 2026.

O cenário que está desenhado ao dia de hoje, porém, é bem diferente deste desfecho mais catastrofista e não é difícil encontrar sinais disso mesmo. Basta, aliás, olhar para a classificação, e mais ainda num dia em que os leões vão acertar o calendário, em Famalicão e podem, tirando partido do bom momento, aumentar a vantagem sobre o Benfica para 7 pontos.

O que a actual tabela, por si só, não mostra, contudo, é uma realidade que está mais enraizada no tempo e que, indo para lá desta Liga, ajuda a perceber o impacto de Amorim nestes 4 anos de leão ao peito. E é dessa realidade que falamos de seguida, baseada num facto menos óbvio e talvez, até, surpreendente para uma grande parte dos leitores: desde a estreia de Rúben Amorim no banco dos leões, a 8 de Março de 2020, nenhum clube fez mais pontos na Liga do que o Sporting!


«A vitória frente ao Gil Vicente (4-0) conjugada com o empate do FC Porto diante do Famalicão (2-2) permitiram ao emblema de Alvalade isolar-se no topo deste campeonato virtual que, não tendo o valor de um troféu, naturalmente, reflecte com autoridade... matemática a consistência das equipas que Amorim, Hugo Viana e Frederico Varandas foram construindo ao longo do seu consulado. Contas feitas, pois, a partir da jornada 24 da Liga 2019/20 (aquela que assinalou a entrada de Amorim), o Sporting tem 339 pontos somados contra 338 do FC Porto, 326 do Benfica e 283 do Sp. Braga.

O estatuto pode ser meramente simbólico, na medida em que nada garante para os objectivos imediatos, mas nem por isso perde significado e, nesse sentido, estará à prova já esta noite, em Famalicão, e daqui até Maio. Para ser campeão em 2023/24, como foi em 2020/21, não bastará ao Sporting ser o mais regular da era Amorim, mas é quase certo que uma coisa levará à outra. Assim as próximas jornadas confirmem o que está para trás.»
*Por Nuno Barbosa e Vítor Almeida Gonçalves


CURIOSIDADES LEONINAS!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário