quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

É de acreditar que os 'nossos Leões' vão conseguir!!!...


«O Sporting reconquistou o título em 2020/21 após 19 anos de espera e, a meio do campeonato, já se percebia que o trajecto da equipa tinha tudo para ficar na história. Com 14 vitórias e 3 empates em 17 jornadas, ou seja, o equivalente a 45 pontos, os leões de Rúben Amorim conseguiam a melhor primeira volta de sempre neste número de jogos e posicionavam-se de forma decisiva para fazerem a festa na segunda metade da prova, ou não levassem já 6 pontos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, o FC Porto. Ora, nesta altura, o panorama é um pouco diferente, na medida em que a liderança é partilhada precisamente com os dragões, e a luta pelo 1.º lugar promete ser ainda mais desafiante, mas a verdade é que os números não deixam mentir: se o Sporting vencer esta sexta-feira o Santa Clara fará ainda melhor do que nas primeiras 17 rondas do campeonato passado, pois terá 15 vitórias e 2 empates, traduzidos em 47 pontos, mais 2 do que em 2020/21.

Será esse o patamar alcançado se os leões ganharem nos Açores, um desempenho que passaria a ser não apenas o melhor de toda a história do clube em 17 jornadas como um dos melhores de sempre na Liga. Só o Benfica, em 2019/20, foi um pouco mais longe, com Bruno Lage (48 pontos, fruto de apenas uma derrota, com o FC Porto, e 16 vitórias). Em 1996/97, o FC Porto, com António Oliveira, fez justamente aquilo que o Sporting de Rúben Amorim procura agora fazer (47 pontos, resultantes de 15 vitórias e 2 empates).

Balanço favorável

O saldo do Sporting nas visitas ao Estádio de São Miguel é francamente positivo: apenas 1 empate (em 1999/00), seguido de 5 triunfos, três deles nas últimas três épocas consecutivas. Em 2020/21, porém, já com Amorim, os leões sentiram dificuldades para assegurarem os 3 pontos em Ponta Delgada. Venceram por 2-1, graças a um bis de Pote, na 5.ª jornada.


Virar campeonato sem derrotas

Se o recorde de pontos do Sporting em 17 jornadas está hoje ao alcance, isso fica a dever-se em grande medida ao facto de os leões ainda não terem sofrido qualquer derrota na Liga. Dobrar a primeira volta do campeonato sem desaires é algo raro na história do clube e mais ainda em 17 jornadas: aconteceu oito vezes e, dentro destas, só três com o referido número de jogos (1994/95, 2017/18 e 2020/21). Esta poderá ser a quarta.... e segunda com Rúben Amorim. Coincidência?

Próximo alvo é marca dos... Cinco Violinos

A actual sequência ganhadora coloca o Sporting a um pequeno passo de fazer história em várias frentes. Com o triunfo sobre o Portimonense, na despedida de 2021, os leões passaram a somar 11 vitórias consecutivas (antes dos algarvios, bateram Estoril, Marítimo, Arouca, Moreirense, V. Guimarães, P. Ferreira, Tondela, Benfica, Boavista e Gil Vicente) . A equipa de Rúben Amorim igualou o registo obtido por Marinho Peres, em 1990/91, e a partir de agora parte em busca de uma marca ainda distante mas cada vez mais perto: uns incríveis 16 jogos sempre a ganhar no campeonato, na época 1946/47, a primeira dos Cinco Violinos e considerada por muitos a melhor de sempre no emblema de Alvalade. Para lá chegar, este Sporting terá de vencer ainda Santa Clara, Vizela, Sp. Braga, Belenenses SAD e Famalicão.»

Cada jogo representará sempre um novo desafio e nada nem ninguém poderá garantir antecipadamente a vitória no Açores. Mas...

É de acreditar que os Leões vão conseguir!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário