sábado, 6 de novembro de 2021

Rota da nossa felicidade!!!...


«A SAD do Sporting registou um «resultado líquido positivo de 18,7 milhões de euros» no primeiro trimestre do exercício financeiro da temporada 2021/22, indica o Relatório e Contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) este sábado.

Os valores do primeiro trimestre desta época contrastam com o resultado negativo de 4,2 milhões de euros do período homólogo, em 2020/21.

O capital próprio da sociedade leonina, a 30 de Setembro de 2021, revela uma melhoria face ao final do exercício da temporada passada, a 30 de Junho de 2021, quando se fixava em pouco mais de 41,4 milhões de euros negativos. Nesta altura, apesar de ainda negativos – e por isso a ditarem uma situação de falência técnica – os capitais próprios fixam-se em 22,695 milhões de euros negativos.

Para estes valores contribuiu uma descida ligeira no passivo face a 30 de Junho de 2021: passou dos 310,589 milhões de euros para os 308,241 milhões de euros. Mais do que isso, houve uma subida nos activos, de 220,963 milhões de euros em Junho de 2021 para 236,433 milhões de euros a 30 de Setembro último. Uma melhoria assinalada, sobretudo, pela subida nos "activos intangíveis – valor do plantel», de cerca de 70,1 milhões de euros para cerca de 74,7 milhões de euros, mas também numa subida de quase 11 milhões de euros (de 1,249 ME para 12,385 ME) na rubrica «outros activos não correntes".

No documento, a SAD do Sporting sublinha que "já perdeu cerca de 30,1 milhões de euros de receita directa, tendo conseguido reduzir custos no valor de 8 milhões de euros, reflectindo-se assim numa perda líquida de 22,1 milhões de euros". Nota ainda, que no período de três meses em questão, "o impacto de redução nas receitas decorrente da realização dos jogos à porta fechada ou com restrições de acesso, ascendeu ao montante de 2,5 milhões de euros, que foi possível mitigar, em parte, por via da redução de gastos no valor total de 0,5 milhões de euros obtendo-se assim uma perda directa líquida de 2 milhões de euros, considerando perdas estimadas decorrentes da pandemia aos diversos níveis de negócio".

"Grande nau, grande tormenta" dirão, espantados, os sportinguistas mais estranhos a toda esta complexa matéria, depois de se fixarem tão só e apenas no dado mais sonante que o título desta notícia apresenta: "Sporting SAD com lucro de 18,7 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021/22"!...

Mas se ousarmos considerar que no meio de tão tremendas dificuldades para levar a bom porto esta grande nau, o Sporting ainda foi capaz de ser campeão nacional de futebol e de continuar na fantástica senda de vitórias, seja no desporto-rei ou repartidas por todo o seu ímpar ecletismo, teremos de prestar uma bem merecida e justa homenagem a todos os que têm contribuído para esta fantástica e ainda não há tão pouco tempo impensável... 

Rota da nossa felicidade!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Caro Alamo,
    Perfeitamente de acordo com o comentário ao R&C atendendo à pesada herança recebida (nunca será de mais o relembrar) e à dificílima conjuntura que temos atravessado.
    O caminho e estratégia delineada,configuram-se como as mais adequadas e correctas e, jamais devem ser invertidas, ou seja, o presente e futuro passa imperativamente pela aposta e processo de formação e oportunidade, dos jovens talentos da nossa excelente Academia.
    A continuidade dos modelos de gestão desportiva, há muito prosseguidas em Portugal, estão esgotados, a arrasar e a continuar a rebentar com as SAD's.
    Felizmente, vislumbra-se no Sporting CP, um caminho diferente e, com tendência para o necessário equilíbrio e controlo financeiro, numa lógica de consolidação global do universo leonino.
    Tenho a profunda convicção que neste mais recente entretanto - dos últimos três anos, foram dados passos decisivos de vanguarda, determinantes e diferenciadores, que muito terão contribuído para um presente de enorme Felicidade e Dignidade, mas também, para um futuro radioso de Alegrias e da concretização de realizações, que virão acrescentar valor, desportivo e patrimonial, para Honra e Orgulho da Família Leonina.

    ResponderEliminar
  2. Antes de fazer qualquer avaliacao gostava de saber por exempo se para este resultado comtribuem 100% das receitas da CL ou apenas o proporcional dos meses? Se os 7M do
    Emprestimo de Nuno Mendes estao a 100% ou apenas proporcional tambem? Se for proporcional ficarei tranquilo caso
    Contrario mto preocupado. SL

    ResponderEliminar