terça-feira, 16 de novembro de 2021

Um inegociável aliciante para os sportinguistas!...


«No regresso à competição depois de mais uma paragem motivada pelos compromissos internacionais, Rúben Amorim deverá manter a filosofia de rodar a equipa e dar minutos aos menos utilizados. A ideia não será tanto a de fazer poupanças, com vista ao jogo com o Borussia Dortmund, até porque esta gestão aconteceria sempre, fosse qual fosse o adversário, mas antes a de abrir um espaço para que os jogadores com menor carga competitiva se possam aproximar dos restantes.

No fim do dia, o objectivo de Amorim é ter toda a equipa nas melhores condições possíveis para jogar a qualquer momento, seja na Taça de Portugal ou na Champions, na certeza, porém, de que é nestes jogos e nestes momentos, pós-pausa FIFA, que o treinador pode mais facilmente equilibrar os pratos da balança. Por muito que exista uma primeira linha bem definida no Sporting, e ela existe, Amorim não abdica de ter uma visão abrangente do grupo e não se cansa de dizer que precisa destes momentos, até de castigos e de lesões, para conceder oportunidades a todos os jogadores. E o técnico leva este ponto muito a sério. Basta referir que não quis mais do que dois jogadores por posição, precisamente para evitar que jogassem pouco.

Dito isto, tal como aconteceu em Outubro, então frente ao Belenenses, esta quinta-feira, na recepção ao Varzim, nada menos do que oito jogadores que têm sido menos utilizados poderão agora recuperar algum do tempo perdido. E são esperadas mudanças em todos os sectores da equipa. A começar pela baliza.

Baliza e linha defensiva

Depois de ter sido totalista de minutos (180’) nos dois jogos das taças já realizados, João Virgínia deverá voltar a ocupar o lugar que, na Liga e na Champions, tem pertencido em exclusividade ao espanhol Adán.

Na defesa, Amorim parte condicionado pelas ausências forçadas de Coates e Rúben Vinagre, ambos por lesão, mas em contrapartida já sabe que terá ao dispor Pedro Porro e Luís Neto. Ora, este último, apesar de fazer parte do grupo de capitães, não tem jogado com tanta regularidade ultimamente, em consequência dos problemas físicos. Recuperado, e com uma oportunidade histórica de defrontar o clube onde fez a formação, o experiente Neto, de 33 anos, é um forte candidato a uma vaga na equipa. Até agora participou em 9 jogos, 7 como titular, num total de 649 minutos.

Resta, na linha defensiva, referir o caso de Gonçalo Esteves. O jovem lateral, de 17 anos, fez os seus únicos 64 minutos na equipa principal no encontro da Taça com o Belenenses. No último jogo antes do interregno para as selecções, em Paços de Ferreira, o ex-FC Porto foi convocado. A despeito de Porro estar disponível, Gonçalo Esteves deverá voltar a ter minutos com o Varzim. Resta saber se o fará de início ou a partir do banco, depois de ter estado ao serviço dos Sub18 nos últimos dias.

Meio-campo

Com Ugarte descartado, em virtude de participar esta terça-feira no jogo do Uruguai na Bolívia, Amorim prepara-se para premiar novamente Daniel Bragança. O médio, de 22 anos, esteve em 13 dos 18 jogos do Sporting mas só foi titular em 3, perfazendo 377 minutos. Com o Varzim, é quase certo que Bragança estará no onze, ficando por preencher a segunda posição do meio-campo (que poderá recair para Matheus Nunes, já que Palhinha chega mais sobrecarregado da Selecção, ou até para… Pote, que foi testado nessa posição contra o Estoril no passado dia 12).

Dário Essugo, oficialmente jogador do plantel principal, a despeito de competir na B, ainda não jogou esta época na primeira equipa. Durante a paragem, o médio trabalhou na selecção Sub19, uma desvantagem neste caso, na medida em que não pôde fazer parte da preparação para a Taça de Portugal. Não obstante, poderá fazer os seus primeiros minutos em 2021/22, se o jogo com o Varzim criar condições favoráveis nesse sentido.

Ataque

Além de Virgínia, Neto, Esteves, Bragança e Essugo, Rúben Amorim tem mais três jogadores na calha para entrar na equipa esta quinta-feira: Tabata, Tiago Tomás e Jovane Cabral.

Tabata, de 24 anos, reúne dois argumentos decisivos para convencer o treinador: teve um papel determinante na vitória em Paços de Ferreira, ao ajudar Esgaio na construção do segundo golo, e é um dos poucos que não fez qualquer partida como titular, e isto sublinhando que está num patamar diferente, por exemplo, de Dário Essugo. Ou seja, é um jogador que está invariavelmente nas convocatórias e que só não teve ainda maior protagonismo devido à forte concorrência e a problemas físicos. Como aquele que o afastou na véspera da anterior ronda da Taça, um traumatismo no joelho direito, quando estava apontado ao onze. É por estas e por outras que atinge esta fase da temporada apenas com 88 minutos nas pernas, distribuídos por 10 jogos, nenhum como titular, como já foi referido.

Mais na sombra do que na última época está, também, Tiago Tomás, sem que isso signifique uma menor valorização por parte do treinador, que até dispensou ir ao mercado contratar outro ponta-de-lança precisamente para poder manter a aposta em TT. O jovem avançado, de 19 anos, tem somente 2 jogos como titular (Dortmund e Belenenses) em 13 realizados e o único em que completou os 90 minutos (nos seus 311’ da época) foi justamente na Taça de Portugal.

O encontro com o Varzim será, desta forma, mais um estímulo para marcar posição na luta por um lugar no onze, uma ‘guerra’ que é também a mesma de Jovane. Decisivo em muitos momentos da temporada 2020/21, o ‘bombardeiro’ até arrancou a nova campanha em grande estilo, com golos ao Sp. Braga, na Supertaça e na Liga. Com a chegada de Sarabia, porém, o camisola 10 começou a sentir maiores dificuldades para entrar na equipa, mesmo já tendo sido chamado a 15 jogos, com 635 minutos de utilização. Aliás, o último golo do camisola 10 foi obtido na Taça de Portugal, contra o Belenenses.»


 





Uma excelente, actualizada e sustentada perspectiva do jornalista Vitor Almeida Gonçalves, para o jogo do Sporting frente ao Varzim SC, na próxima eliminatória da Taça de Portugal, a disputar em Alvalade já na próxima quinta-feira. 

Um inegociável aliciante para os sportinguistas!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário