terça-feira, 2 de novembro de 2021

O Sporting está bem e recomenda-se!...



Dia de Reis é quando Matheus quiser: brasileiro convence após adaptação complicada
O brasileiro fez a sua melhor exibição frente ao V. Guimarães e pode ter conquistado o lugar

«Matheus Reis chegou ao Sporting no passado mês de Janeiro, mas a sua entrada acabou por ser ofuscada no mercado de inverno pela contratação de Paulinho, um velho conhecido de Rúben Amorim. Ao contrário do avançado, o esquerdino não estava a competir pois treinava à parte no Rio Ave, e desconhecia as ideias tácticas do seu novo técnico. Reis, como é conhecido no grupo para não ser confundido com Matheus Nunes, foi sujeito a um período de adaptação mais exigente, mas nunca baixou os braços e está agora a colher os frutos da sua persistência.

Frente ao V. Guimarães, o defesa, de 26 anos, fez a melhor exibição ao serviços dos leões e, no final, até foi elogiado por Rúben Amorim que ainda brincou com tempo de afirmação dizendo que o jogador se apresentou “gordinho” em Alcochete. Uma brincadeira que... não se confirma, sabe Record, pois apesar de ter passado cinco meses a treinar-se à parte, em Vila do Conde, o futebolista nunca descurou a forma física, e apresentou-se na Academia com o índice de massa corporal desejado.

Aliás, uma das principais preocupações do camisola 2 passa pelos cuidados que tem com a alimentação onde segue à risca as indicações que o plantel recebe e, muitas vezes, até procura meios de poder melhorar o rendimento desportivo através da dieta.

Três soluções

A saída de Nuno Mendes para o PSG abriu uma vaga na ala esquerda. Cedido pelo Wolverhampton, Rúben Vinagre surgia como o principal candidato ao lugar, mas uma noite negra diante do Ajax, na Champions, veio baralhar as contas. Desde então, Rúben Amorim tem variado entre Vinagre, Nuno Santos e Matheus Reis que, diante dos vimaranenses, deu provas de que está preparado para assumir a titularidade, seja a ala ou como central esquerdo.

Números

45 cruzamentos realizados por Matheus Nunes nas primeiras 10 jornadas da Liga Bwin. Frente ao V. Guimarães, o jogador arriscou três passes laterais para a grande área.

28 jogos já disputados ao serviço do Sporting. Na época passada foi utilizado em 15 ocasiões e, em 2021/22, participou em mais 13 partidas oficiais

9 intercepções efectuadas frente ao V. Guimarães demonstram o acerto defensivo do camisola 2 dos leões, que travou um duelo bem aceso com o criativo Marcus Edwards.»

Esta oportuna crónica de João Soares Ribeiro e Vitor Almeida Gonçalves, veio confirmar a excelente impressão que, no meu modo de ver, Matheus Reis já nos tinha deixado no último encontro em Alvalade.

De facto, com a partida de Nuno Mendes, uma certa orfandade pairava sobre a lateral esquerda leonina, com Rúben Vinagre a atravessar um período menos bom e com Ricardo Esgaio e Nuno Santos a salvarem as aparências, mas a deixarem os sportinguistas algo preocupados.

A explosão de Reis frente ao Guimarães, onde terá defrontado o maior talento de uma temível e perigosa linha atacante veio, de certa maneira, tranquilizar aqueles adeptos que já começavam a ver na lateral esquerda leonina o "calcanhar de Aquiles" da campanha que todos desejarão, em continuação do tão desejado título que agora ostentam as gloriosas verde e brancas. 

E mais uma vez começa a confirmar-se o "olho clínico" de Rúben Amorim, ele que terá recomendado vivamente a contratação de um jogador condenado em Vila do Conde a um ostracismo nunca explicado e menos ainda compreendido.

Conhecida a sua polivalência com invulgares aptidões para o desempenho da posição à esquerda na linha de três centrais, face a esta explosão a que agora temos o privilégio de começar a assistir, que se calem as vozes agoirentas que já ensaiavam os famigerados assobios!...

O Sporting está bem e recomenda-se!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Com o Moreirense foi um dos melhores em campo. Também estou mais descansado.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de "patinhos feios", aqueles jogadores em quem todos (mesmo os que não percebem nada das nuances tácticas de um jogo de futebol, como eu) dão porrada, mas quais carregadores de piano, também fazem falta! Por isso adorei a vinda, na época transacta, de Antunes e João Pereira. Fazem falta. Por isso fico feliz pelo Reis. Nunca será um Nuno Mendes, mas é nosso e sua em campo!
    SL
    P.S.: Adorava ter a mesma paciência com o Paulinho.

    ResponderEliminar