quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Navio parado não faz viagem!...


Sporting: a ortodrómia e a racionalidade

«Se o Sporting declarar guerra a tudo que mexe terá aquilo que teve com o ex presidente BdC. A oposição e a guerra concertada e aberta de todos os actores do futebol, das autoridades desportivas e judiciais, do legislador e da política. É uma asneira que já vimos acontecer, por muita razão que assista ao Sporting. Em vez de arregimentarmos aliados, estaremos a arregimentar inimigos. Por medo, cumplicidades instaladas e subserviências e dependências antigas que não se desfazem com palavras e “murros na mesa”. Isto é exactamente como na política, porque é de política, de poder e sobretudo de dinheiro que se trata, nada mais. As coisas têm de ser feitas com perseverança, determinação, mas com inteligência. E o primeiro passo para se conseguir dar a volta ao texto é ter uma melhor equipa, mais competitiva e mais competente, com um bom treinador, ideias claras e uma política desportiva clara e de longo prazo. Que seja mais difícil de contrariar pelo jogo jogado e torne evidente o prejuízo guiado por outras motivações. O Sporting está finalmente a parecer querer encarrilar desportivamente. A parte política e regulamentar não se muda sem apoio político e sem que haja uma nova maioria de consciência para a necessidade de mudar. Para isso é preciso transparência e uma nova regulação. Enquanto o poder e o corporativismo instalados não apoiarem a causa, não se depurar a competição de quem não tem condição para estar nas competições profissionais (e cortar assim as dependências e vassalagens actuais) e os clubes não quiserem mesmo mudar de vida para melhor, nada mudará. Só mesmo abandonando a cena e indo competir para outra freguesia. Ingenuidade também é de quem pensa que o Sporting não sabe que quem o prejudicou a sério em Famalicão foi mesmo Soares Dias, que era o que estava por trás das câmaras de TV a orientar as decisões do árbitro, mais do que o árbitro de campo, que se fartou de prejudicar o Sporting em tudo o que era falta, mas que no momento não deixou de assinalar um penálti claro sobre Nuno Santos e o golo do Coates e não teve culpa nos golos sofridos pelo Sporting, que foram claros e limpos e resultaram de faltas que existiram mesmo. Se for para declarar guerra ao estado então tem de se pegar em armas e fazer a revolução. Ou então é preciso bater com a porta e ir pregar para outro lado e desistir de competir em Portugal...legalmente isso não é possível porque as competições não são abertas a inscrições de quem quer inscrever-se só porque não consegue ganhar na sua competição caseira (seja lá por que razão for). A alternativa a isso é aquilo (parece-me) que o Sporting está a tentar fazer. E é preciso, claro, que os sportinguistas consigam rever-se no seu clube , nas suas equipas e na estratégia seguida, pondo de lado a política de terra queimada interna que tem caracterizado o clube nas últimas décadas. Os dirigentes é que têm a resposta para a adesão dos sócios e adeptos à estratégia, bem entendido. SL»

(João Gil10 de Dezembro de 2020 às12.52 , comentário in Leoninamente)


Ortodrómia será, por definição, a linha que une dois pontos da superfície da Terra e que corresponde ao caminho mais curto entre eles. Este é o sentido normalmente atribuído no âmbito da navegação aérea e marítima ao método usado em circunstâncias especiais e trajectos muito longos, sempre que o factor tempo for considerado decisivo, pese embora o facto dele poder conduzir a que o trajecto escolhido possa acabar por comportar a possibilidade de algumas vezes poderem ter de ser atravessadas regiões e condições adversas à prossecução dos objectivos iniciais.

Tendo em conta o conceito enunciado e cruzando-o com todos os factores racionais contidos no inatacável comentário de João Gil, quer-me parecer que ao Sporting se apresentará, hoje por hoje, a incontornável necessidade de que venha a ser estabelecido, o mais rápido que humana, racional e tecnicamente nos seja possível, o caminho que nos devolva o sucesso de um passado de que todos nos orgulhamos e constituirá para sempre a razão de sermos o que somos e do qual nas últimas décadas teremos andado demasiado arredios.

Pois que racionalmente seja estabelecida e cabalmente explicada, de uma vez por todas, a ortodrómia do Sporting...

Navio parado não faz viagem!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. A cair caimos de pé, nao precisamos de fazer “fretes” para nos sentarmos á mesa dos padrinhos á espera que a mafia deixe cair qualquer coisa. É decepcionante ver que ha sportinguistas a pensar desta maneira. Repito, prefiro morrer cedo mas de pé do que passar toda a minha vida de cocoras, mesmo que seja longa. Tenham orgulho!

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo, permita que o saúde e agradeça pela sua dedicação ao nosso Sporting. Estou completamente de acordo com o comentário do João Gil e chamo a atenção para o programa "Tempo Extra" do Rui Santos, da última terça-feira . Ao vê-lo, fiquei com a sensação de que estamos perante uma mudança em que, e muito pelo facto da equipa estar a demonstrar valor em campo, já começam a aceitar que somos efetivamente prejudicados intencionalmente e, ao contrário do que era frequente sermos acusados, não é apenas mania da perseguição.
    Um forte abraço com votos de boas festas e saudações leoninas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Leão de Leiria, agradeço o comentário e retribuo o abraço, os votos de boas festas e as fortes Saudações Leoninas. "O caminho faz-se caminhando" e pensar que o facto de "a equipa estar a demonstrar valor em campo" não será importante, seria erro tremendo. Mas para além de equipa, o Sporting no seu todo e em todos os campos, que não apenas nos relvados, estará obrigado a "demonstrar o mesmo valor da equipa", se quiser ser capaz de vencer quem tudo faz para nos menorizar ou mesmo destruir...

      Eliminar