segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Agora, "O Mundo sabe que #OndeVaiUmVãoTodos"!...




O Mundo Sabe Que #OndeVaiUmVãoTodos 

«Depois de um dia cheio de emoções, que culminou com uma vitória mais do que absoluta do Sporting na Taça de Portugal, e depois de ter arrefecido as emoções, é tempo para fazer balanços.

O Nuno Saraiva, ainda antes do apito inicial para o embate com o Paços de Ferreira, escreveu no Twitter que o Sporting CP já tinha ganho o jogo mesmo antes de ter jogado.

É verdade.

O espírito Sportinguista venceu. A união em torno da sua equipa venceu. E isto é, sem dúvida, o mais importante. Porque isto, sim, é o Sporting!

O movimento #OndeVaiUmVãoTodos, forjado a partir das palavras de Rúben Amorim, conseguiu que, por todo o lado, surgissem espontaneamente iniciativas que fizeram crescer esta grande Onda Verde de militância Leonina. Foi em Alcochete, na Batalha, na Irlanda, no Dubai... em Alvalade. Onde houvesse um Sportinguista de alma e coração, todos deram o que podiam para demonstrar o seu apoio ao Clube que é o Nosso Grande Amor e à sua equipa de futebol, mas também o repúdio ao que se tem visto no que toca a arbitragens sem vergonha (diga-se que, no jogo da Taça de Portugal registámos, mais uma vez, um exemplo disso mesmo, a avaliar pela dualidade de critérios, e pela habilidade na marcação de faltas e faltinhas e na amostragem de cartões).

Este #OndeVaiUmVãoTodos não corporiza apenas um grito de revolta contra as arbitragens. Não é apenas um desejo de voltar a apoiar a equipa nos estádios. Não é apenas um "deixem-me sonhar", como diria o José Torres, seleccionador nacional antes do Campeonato do Mundo de 1986, no México.

É muito mais do que isso. 

É uma vontade genuína de união. De darmos aquilo que sentimos. De fazer algo pois, ficar em casa, não produz nenhum resultado.

E, por isso mesmo, o Sporting Clube de Portugal ganhou em todas as frentes. Dentro do campo. Nos valores desportivos. Nos ideais Leoninos. E nos pilares morais em que assentam as palavras Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

Tudo o resto de nada vale ou importa. O sorriso dos meus filhos, Leões militantes desde que nasceram apesar de nunca terem experimentado a alegria de verem e viverem o Sporting Campeão, valeu por tudo isso. Até porque eles sabem, desde pequeninos, que O Mundo Sabe Que #OndeVaiUmVãoTodos.»

Este texto sublime é de um sportinguista que não conhecia! Foi publicado há pouco mais de duas horas no jornal Record e, porque me emocionou até quase me afogar aquele nó na garganta dos grandes momentos - a lágrima ao canto do olho vou guardá-la para mais tarde, se o 'sistema deixar'! - não me permiti ao egoísmo de não partilhar tal privilégio com os leitores de Leoninamente.

Obrigado João Mota Lopes.

Agora, "O Mundo sabe que #OndeVaiUmVãoTodos"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. E que dizer, de duas frases tão marcantes...
    Terem sido proferidas por duas pessoas que não se pode dizer “ sejam do Sporting desde pequeninos...?”
    Oliveira - “ quando cai um Leão...outro se levanta”
    Ruben- “ onde vai um...vão todos”

    Sporting Sempre...

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, não consegui conter a lágrima de Alegria, por ter visto o sorriso e o orgulho dos meus netos, em serem e viverem o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar