Após o último dérbi de futsal realizado no Pavilhão João Rocha esta sexta-feira e face ao empate alcançado, o credenciado e aplaudido treinador da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, Nuno Dias, entendeu destacar a superioridade evidenciada pelos Leões durante a partida, atribuindo-lhes contudo o pecado único da falta de eficácia.
No meio da 'pequena decepção' que terá representado mais este quase crónico insucesso dos Leões perante o seu maior rival na modalidade, permitam-me destacar o remate do comentário às afirmações de Nuno Dias, produzido pelo Cherba, em A Tasca do Cherba, que subscrevo completamente, por me parecer reflectir, em grande parte, o sentimento dos sportinguistas amantes do futsal, perante mais esta 'escorregadela' do Sporting:
"As palavras de Nuno Dias estão repletas de verdades, mas há uma pergunta que um dia gostava de fazer-lhe e que ontem voltou a pairar-me na mente: há quantos anos defrontamos o benfica do Joel e há quantos anos levamos com uma equipa que prescinde da posse de bola para jogar no nosso erro? Há quantos anos nos mostramos atarantados por defrontar esse esquema onde ainda cabe o critério Largo dos árbitros no que toca a avaliar intensidades?"
Nuno Dias não é um treinador qualquer! Sendo a larga distância o mais titulado de todos os treinadores de futsal portugueses, deveria impôr a si próprio a recusa liminar de declarações deste tipo e, ao invés, preocupar-se seriamente com a questão colocada por Cherba, buscando afincadamente...
Uma resposta à altura do Sporting!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
Caríssimo Álamo:
ResponderEliminarAinda há pouco comentava com um confrade sportinguista que uma dois coisas, e quiçá a que mais me confrange no Cpirting ( neste ano, ao que parece, equipa principal de futebol à parte), é a falta de garra e de vontade de dar aquele esforço, aquele cerrar de dentes extra, que muitas vezes representa a diferença entre perder e ganhar.
Viu-se isso na displicência com que, na Suécia, os nossos andebolistas quase perderam uma vantagem de sete golos que chegaram a ter, fruto de erros inaceitáveis em profissionais, e verifica-se também muito no voleibol e no futsal, neste sendo quase um hábito.
A solução passa por uma mentalização e superação colectivas que têm que ser endinadas e treinadas. Há uns anos, quando soube que Tomás Morais ía integrar a estrutura do Sporting, confesso que tive a esperança de que soubesse criar uma mentalidade similar à dos “Lobos” no nosso Clube. Não sei se está a trabalhar com o futebol. O que vejo nas modalidades ( hóquei não tenho visto, no basquetebol não noto tanto, nas outras sim) ou lhe falta esse treino ou, se está a ser efectuado, não me parece funcionar.
Um grande Abraço
José Lopes
Caríssimo amigo José Lopes, tinha respondido de imediato ao seu comentário, mas algo o terá eliminado, se calhar alguma azelhice minha. As minhas desculpas, mas a minha resposta apontava para a concordância absoluta com as suas palavras. Era bom que Tomás Morais pudesse "fazer lobos" de toda esta gente, porque fundamentalmente será a motivação que por ali andará arredia. Também não sei se a sua missão se estenderá às modalidades. Penso que se restringirá à Academia. Mas uma coisa sei, ou os treinadores dobram ou triplicam o seu grau de exigência, ou o Sporting não irá a lado nenhum!...
EliminarForte abraço e muita saúde para si e todos os seus.
Caros Alamo e Jose Lopes, concordo em pleno, no entanto é bom que tenhamos presente que quer o Andebol quer o Futsal nao tiveram reforços á altura dos que sairam. Basket e Hoquei mantivemos a bitola e isso ve-se nos resultados e exibiçoes. Vendo o futsal ontem percebeu-se que os reforcos do slb eram reforcos enquanto nos nao tinhamos nenhum. Isso tambem deve ser tido em conta nas analises. SL
EliminarA equipa esteve mal, finalizando mal em momentos fulcrais, por vezes com faltas desnecessários revelando pouca serenidade. Foi pena. os jogos não se ganham só porque temos mais bola e iniciativa. Aqui andámos sempre a correr atrás do "prejuízo".
ResponderEliminarVerdade, meu velho amigo. Por isso mesmo. talvez a questão colocada por Cherba deva ser muito bem reflectida por Nuno Dias.
EliminarGrande abraço.
Cara Álamo,
ResponderEliminarEssa é apenas uma de muitas perguntas que tenho, e nen é a mais importante. Porque raio não se anula o Robinho? É de longe o melhor jogador do slb, todas as jogadas de perigo vêm dali! Como é que com 2 grandes pivots que temos andámos semore a jogar nos 20m? E não percebo a atitude dos nossos jogadores nestes jogos... parece que não querem ganhar... valha-nos o grande João Matos!
Abraço,
Pedro
A manta é curta...
ResponderEliminar