sábado, 28 de novembro de 2020

Uma resposta à altura do Sporting!!!...


Após o último dérbi de futsal realizado no Pavilhão João Rocha esta sexta-feira e face ao empate alcançado, o credenciado e aplaudido treinador da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, Nuno Dias, entendeu destacar a superioridade evidenciada pelos Leões durante a partida, atribuindo-lhes contudo o pecado único da falta de eficácia.

No meio da 'pequena decepção' que terá representado mais este quase crónico insucesso dos Leões perante o seu maior rival na modalidade, permitam-me destacar o remate do comentário às afirmações de Nuno Dias, produzido pelo Cherba, em A Tasca do Cherba, que subscrevo completamente, por me parecer reflectir, em grande parte, o sentimento dos sportinguistas amantes do futsal, perante mais esta 'escorregadela' do Sporting:

"As palavras de Nuno Dias estão repletas de verdades, mas há uma pergunta que um dia gostava de fazer-lhe e que ontem voltou a pairar-me na mente: há quantos anos defrontamos o benfica do Joel e há quantos anos levamos com uma equipa que prescinde da posse de bola para jogar no nosso erro? Há quantos anos nos mostramos atarantados por defrontar esse esquema onde ainda cabe o critério Largo dos árbitros no que toca a avaliar intensidades?"

Nuno Dias não é um treinador qualquer! Sendo a larga distância o mais titulado de todos os treinadores de futsal portugueses, deveria impôr a si próprio a recusa liminar de declarações deste tipo e, ao invés, preocupar-se seriamente com a questão colocada por Cherba, buscando afincadamente...

Uma resposta à altura do Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Caríssimo Álamo:
    Ainda há pouco comentava com um confrade sportinguista que uma dois coisas, e quiçá a que mais me confrange no Cpirting ( neste ano, ao que parece, equipa principal de futebol à parte), é a falta de garra e de vontade de dar aquele esforço, aquele cerrar de dentes extra, que muitas vezes representa a diferença entre perder e ganhar.
    Viu-se isso na displicência com que, na Suécia, os nossos andebolistas quase perderam uma vantagem de sete golos que chegaram a ter, fruto de erros inaceitáveis em profissionais, e verifica-se também muito no voleibol e no futsal, neste sendo quase um hábito.
    A solução passa por uma mentalização e superação colectivas que têm que ser endinadas e treinadas. Há uns anos, quando soube que Tomás Morais ía integrar a estrutura do Sporting, confesso que tive a esperança de que soubesse criar uma mentalidade similar à dos “Lobos” no nosso Clube. Não sei se está a trabalhar com o futebol. O que vejo nas modalidades ( hóquei não tenho visto, no basquetebol não noto tanto, nas outras sim) ou lhe falta esse treino ou, se está a ser efectuado, não me parece funcionar.
    Um grande Abraço
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo amigo José Lopes, tinha respondido de imediato ao seu comentário, mas algo o terá eliminado, se calhar alguma azelhice minha. As minhas desculpas, mas a minha resposta apontava para a concordância absoluta com as suas palavras. Era bom que Tomás Morais pudesse "fazer lobos" de toda esta gente, porque fundamentalmente será a motivação que por ali andará arredia. Também não sei se a sua missão se estenderá às modalidades. Penso que se restringirá à Academia. Mas uma coisa sei, ou os treinadores dobram ou triplicam o seu grau de exigência, ou o Sporting não irá a lado nenhum!...
      Forte abraço e muita saúde para si e todos os seus.

      Eliminar
    2. Caros Alamo e Jose Lopes, concordo em pleno, no entanto é bom que tenhamos presente que quer o Andebol quer o Futsal nao tiveram reforços á altura dos que sairam. Basket e Hoquei mantivemos a bitola e isso ve-se nos resultados e exibiçoes. Vendo o futsal ontem percebeu-se que os reforcos do slb eram reforcos enquanto nos nao tinhamos nenhum. Isso tambem deve ser tido em conta nas analises. SL

      Eliminar
  2. A equipa esteve mal, finalizando mal em momentos fulcrais, por vezes com faltas desnecessários revelando pouca serenidade. Foi pena. os jogos não se ganham só porque temos mais bola e iniciativa. Aqui andámos sempre a correr atrás do "prejuízo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, meu velho amigo. Por isso mesmo. talvez a questão colocada por Cherba deva ser muito bem reflectida por Nuno Dias.

      Grande abraço.

      Eliminar
  3. Cara Álamo,

    Essa é apenas uma de muitas perguntas que tenho, e nen é a mais importante. Porque raio não se anula o Robinho? É de longe o melhor jogador do slb, todas as jogadas de perigo vêm dali! Como é que com 2 grandes pivots que temos andámos semore a jogar nos 20m? E não percebo a atitude dos nossos jogadores nestes jogos... parece que não querem ganhar... valha-nos o grande João Matos!

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar