quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Palavras sábias, a pedir grande reflexão!...


Pode ter saído melhor a emenda que o soneto?

«Diz o nosso provérbio que normalmente a emenda é pior do que o soneto. Contudo, parece-me que a terceira emenda de Frederico Varandas (depois de falhadas as experiências com Leonel Pontes e Silas) saiu claramente melhor que o soneto de Marcel Keizer. Acredito mesmo que até tenha superado as expectativas iniciais, fruto de um conjunto de factores internos e externos que mais adiante irei enunciar.

Desde os dias em que Ruben Amorim treinava o Casa Pia, que se desconfiava do seu enorme potencial e valor como treinador de futebol. Bastava ouvir aqueles que com ele trabalhavam diariamente em Pina Manique.

No momento da contratação de Ruben Amorim pelo SCP e a propósito do valor da sua 'aquisição hostil', referi que me parecia ser mais um 'investimento' do que um 'custo' e com um duplo objectivo: 1.º De forma assumida, ser uma aposta clara nos valores da formação e academia de Alcochete para tornar o modelo de negócio do futebol profissional da SAD financeiramente sustentável no pós-Alcochete; e 2.º de forma camuflada por não poder ser dito ou explicado taxativamente aos sportinguistas, impedir que o SC Braga se afirme/afirmasse com maior assiduidade entre os 3 primeiros lugares, relegando a médio/longo prazo, o SCP para fora daquilo que habitualmente se designa pelo grupo dos '3 grandes'.

Contudo e de repente parece-me que, com uma correcta gestão das expectativas, sem o desgaste da Liga Europa, sem adeptos impacientes com a equipa e claques no estádio sempre prontas agredir o Presidente no ponto de vista interno, aliado a uma menor performance dos rivais Benfica e Porto, no ponto de vista externo, poderá o Sporting de Ruben Amorim verdadeiramente ambicionar a conquista do título.

Disse-o no meu primeiro texto aqui do "Advogado do Diabo", que do ponto de vista da comunicação, a tentação da gestão política da expectativa de Frederico Varandas iria prevalecer sobre a gestão desportiva da mesma do seu treinador. É o que está acontecer e a perdurar será um erro, a meu ver.

Ruben tem tido o cuidado e a inteligência de saber, interna e externamente, gerir as expectativas mantendo-as no nível terreno… algo que a máquina de comunicação da SAD do SCP tem aqui e ali, porventura sem querer, torpedeado.

Mensagens como 'Miúdos que já valem milhões' e/ou 'reforços em Janeiro para atacar o título' entre outras, são politicamente atractivas mas não ajudam em nada o plano que o seu treinador tem gizado e fielmente seguido.

Frederico Varandas deve confiar na valia e potencial do seu treinador e com isso aproveitar o momento político para assumir as sérias dificuldades do SCP, aquilo que ainda está por fazer, estabilizar de vez a sua equipa de gestão, reforçar internamente a sua liderança e melhorar definitivamente a qualidade da sua comunicação (enorme 'Grito de Ipiranga' a sua brutal resposta a Pinto da Costa).

Ultrapassadas estas etapas, com alguns negócios financeiros que se perspectivam num horizonte próximo, o SCP poderá começar a navegar por mares mais calmos e após o período de aprendizagem normal que qualquer Presidente carece, Frederico Varandas poderá personificar aquilo que em termos de perfil se espera do futuro dirigente no futebol português.»

Muito distante e cá bem a Norte da "capital do reino", apenas conheço Luís Miguel Henrique das muito bem pensadas e melhor expostas crónicas do "Advogado do Diabo" do jornal Record. Não estarei por isso na melhor posição para fazer a sua primeira apresentação aos leitores de Leoninamente da forma que mais desejaria. Mas permitam-me esses leitores que lhes revele a 'última conversa que tive com os meus botões". Se LMH, foi o advogado de Jorge Jesus na defesa do então técnico leonino, no famigerado processo dos 14 milhões de indemnização que o Benfica lhe moveu após a sua saída da Luz. Se LMH classifica nesta crónica que por aqui vos deixo - não como "Advogado do Diabo", notem bem! - de "enorme 'Grito de Ipiranga' a brutal resposta a Pinto da Costa" por parte de Frederico Varandas. E "the last but not the least", se LMH foi capaz de escrever, hoje, aqui e agora, uma crónica centrada no Sporting, com a dimensão e o alcance desta que tenho o privilégio de colocar diante dos meus amigos e leitores sportinguistas, bom, então nenhuma dúvida me assiste de que LMH é uma pessoa de bem e por tal motivo, merecedor do respeito e da atenção que os sportinguistas dediquem às palavras que hoje entendeu dispensar ao Sporting...

Palavras sábias, a pedir grande reflexão!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O Mustafá ainda se não recompôs do murro no estômago.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Esperando com calma ( não sentado, porque me dá mais trabalho a levantar para “ gritar Sporting “ a cá da golo metido...)...
    Creio estarmos no bom caminho...
    “Assim a sorte nos continue a sorrir...”
    E o Sistema...”ganhe um pouco de vergonha...”
    Para já “ não peço mais nada...”....

    Sporting Sempre...!
    SL

    ResponderEliminar