domingo, 15 de novembro de 2020

Não será obra do acaso!...


Paulo Gomes: «Sporting está à frente do Barcelona»
Faz balanço dos dois primeiros anos enquanto director da Academia dos leões

«RECORD - O Sporting é o clube que mais jogadores formados tem nas cinco grandes ligas europeias. É assim que se convencem os miúdos e as famílias a integrarem a formação leonina?

PAULO GOMES – O Sporting é melhor. Não é só nas cinco maiores ligas. Nas 31 ligas europeias é o clube que fornece mais jogadores, tem 56 jogadores a actuar. Está à frente do Barcelona. E toda a gente diz que o Barcelona é um colosso mundial. E nas cinco principais ligas, tem 19 jogadores. Um atleta ao vir para o Sporting sabe que vem trabalhar de maneira a ficar preparado para ser profissional, não descurando as outras áreas de apoio. Mas não é só dar um bom pontapé na bola, há todo um caminho.

R - Outro ponto que irá tornar a formação do Sporting mais apelativa será o novo nome, numa parceria com Cristiano Ronaldo.

PG – É um orgulho enorme ter o nome de Cristiano Ronaldo na Academia. É o expoente máximo, já nem há adjectivos para valorizar todo o trabalho que CR7 tem feito no mundo do futebol. É uma figura ímpar. O Sporting tem de estar muito grato ao Cristiano por ter dado permissão e aceitar ter o nome na Academia. Decorámos o auditório da formação com Cristiano Ronaldo e sete valores que achamos que significa o CR7. Se pode chamar mais miúdos? Claro que sim. Todos gostariam de chegar ao nível do CR7 e trabalhar na mesma Academia que ele.

R - Há mais ‘Cristianos’ na forja?

PG – É para isso que trabalhamos aqui todos os dias, para que os miúdos tenham esse sonho. Depois se vão lá chegar… Há muitas etapas na vida para atravessar.

R - Está no cargo de director da Academia há pouco mais de dois anos. O que foi feito para que possam aparecer mais promessas?

PG – O balanço é muito positivo, pois temos visto melhorias significativas na Academia. Nestes dois anos a Academia ganhou uma cara nova e a aposta na formação está implementada. Quando ouvimos dizer que o presidente Frederico Varandas não tinha ideias para o seu mandato... Sempre me disse que tinha dois grandes objectivos ‘macro’ para a Academia: melhorar as instalações e apostar definitivamente no ‘jogador Sporting’.

R - Uma das formas de apostar nos atletas formados pelo Sporting seria, também, melhorar a ligação ao Polo EUL. Como está essa situação?

PG – Temos uma maior ligação não só em termos de direcção técnica, de trabalho de formação, como também em termos de tematização do Polo, que está muito parecido com a Academia. Ainda não fizemos as obras que queríamos no Polo EUL, mas já temos uma cara mais lavada. Portanto, melhorámos o trabalho que vinha a ser desenvolvido.

R - E na Academia, o que mudou consigo?

PG – A mudança não é feita por mim. É pelo projecto e pelas pessoas que trabalham. Perceberam que dando todas um pouco das suas ideias e opiniões, o trabalho é valorizado. E o trabalho feito, de proximidade entre os funcionários e colaboradores, tem sido a grande mudança para mim, que não conhecia o que estava.

R - Tem havido, também, obras na Academia.

PG – Temos um conjunto de obras diverso. Na ala profissional, em Julho de 2019, a equipa começou a época já com relvados novos. Toda a área está tematizada com uma estratégia que visa o rendimento. O balneário é novo, os gabinetes foram renovados, o ginásio tematizado, as banheiras de hidromassagem são novas. O departamento clínico foi todo renovado, o piso, paredes e máquinas. Criámos salas técnicas para os treinadores trabalharem. Foi tudo renovado. Na formação já mudámos o relvado 4 e o sintético 5. Temos uma tematização implementada relacionada com a nossa estratégia… Isto parecia um hospital, as paredes eram todas brancas. Criámos os quadros de melhores do Mundo e outro com o nome dos jogadores que cresceram na Academia e chegaram à equipa principal. A sala de convívio foi modernizada, os gabinetes renovados. As equipas técnicas de sub-19 e sub-23 e equipa B têm gabinetes autónomos e não tinham. O ginásio é totalmente novo. Até a zona de parqueamento tem lugares definidos.

R - O que falta fazer?

PG – Ui! Muita coisa. Entreguei à administração, quando cheguei, uma lista com 47 itens. Neste momento, estamos sensivelmente a meio. A administração tem sido fantástica. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Temos prioridades. A Academia está em obras há ano e meio. Tem oito campos e quatro já foram modificados. E com critério. Está feito de maneira a que quando tenha de substituir um campo, não tenha de se trocar outro na mesma altura.

R - A lista aumentou? Qual era o orçamento e quanto já foi gasto?

PG – Estimámos um valor global de 12 milhões de euros. Com as obras deste ano, mais o campo 4 que foi remodelado, devemos estar nos 3 milhões. O plano inclui já a expansão da Academia. Vão ser construídos mais cinco campos, com zona de balneários e bancada. Ninguém previa esta pandemia. Queríamos ter mais novidades, mas em breve teremos outras coisas a arrancar na Academia.»

Afinal, não seriam apenas os "colchões velhos"! Em Alvalade tem acontecido progresso, quanto progresso e que progresso e, para além de tudo isso... 

Não será obra do acaso!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário