quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O leão comece sobre brasas!...



Leão começa sobre brasas

Nulo frente ao Steaua deixa o Sporting sob pressão logo no arranque da época

«Há uma boa e uma má notícia para os adeptos do Sporting lerem no nulo de ontem. A boa é que a equipa de Jorge Jesus é claramente superior à do Steaua e, por isso mesmo, perfeitamente capaz de resolver a eliminatória no jogo da segunda mão, agendado para a próxima quarta-feira. A má é que, tal como já tinha acontecido com o Vitória de Setúbal, voltou a sentir uma enorme dificuldade para materializar essa superioridade em golos. É evidente que, em Bucareste, o Steaua vai ter de procurar a vitória, o que obrigará os romenos a assumir outra postura, abrindo espaços onde ontem só havia obstáculos. E também é verdade que, tal como o treinador leonino fez questão de sublinhar no final do jogo de ontem, fora os golos valem a dobrar. Claro que primeiro é preciso marcá-los e Jesus ainda está à procura da melhor maneira para fazê-lo, com os consideráveis recursos que o Sporting lhe pôs à disposição, face a equipas que se encolhem à frente da respectiva baliza. E é preciso marcá-los, não só em Bucareste, mas antes disso em Guimarães, onde os leões se deslocam no sábado e onde a importância do play-off da Champions, decidido quatro dias depois, pode pesar de forma significativa tanto na cabeça dos jogadores como nas opções de Jesus. De resto, o histórico do treinador leonino não é exactamente o mais animador, pelo menos no que diz respeito à capacidade de gerir as exigências da Champions em simultâneo com as obrigações de um candidato ao título. Condimentos para uma semana escaldante em Alvalade, capaz de definir muito do que será o resto da temporada do Sporting.»
(Jorge Maia, Opinião, in O Jogo)

Haverá de facto, como acentua e bem Jorge Maia, duas preocupações de monta enraizadas no espírito dos adeptos sportinguistas:

1 - Jorge Jesus, quando as exigências do contexto actual de todo o desaconselhariam, "ainda está à procura da melhor maneira" de a sua equipa produzir o futebol suficiente para marcar os golos que lhe garantam o sucesso nesta fase crucial da época.

2 - O histórico de Jorge Jesus "não é exactamente o mais animador, pelo menos no que diz respeito à capacidade de gerir as exigências da Champions em simultâneo com as obrigações de um candidato ao título".

Razões mais do que suficientes para que, tanto em Guimarães, quanto em Bucareste e pese embora a esperança que reina nas hostes leoninas, Jorge Jesus nunca poderá enjeitar as responsabilidades de que...

O leão comece sobre brasas!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Será que a equipa actual é superior ao "colosso" Steau Bucarest?
    https://www.youtube.com/watch?v=V4ABJjtpFcs
    Cada um que tire as suas conclusões..

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo linkado não traduz o domínio exercido pelo Sporting ao longo de grande parte do encontro. É um colectânea dos melhores momentos, repartidos de forma capciosamente igualitária pelas duas equipas e falseia completamente a verdade acontecida.

      O Sporting fez um péssimo jogo contra o Steaua, mas mesmo assim foi e é incomparavelmente superior em termos individuais e só não ganhou de goleada, porque JJ está a falhar clamorosamente como treinador e a equipa é um repositório das ideias preconcebidas, manhosas, teimosas e casmurras de JJ, em vez de um colectivo avassalador!...

      SL

      Eliminar
    2. Lembro me do Fcp do Lopetegui e o SCP deste ano faz me lembrar um pouco em termos de filosofia de jogo..mas fomos melhor em que?Passar a bola ao colega?De resto nao vi superioridade em nada e mesmo assim vi muitos passes falhados e até más recepções de bola.
      No video tambem não vemos a viagem que os Romenos fizeram deste a Roménia..Há muitos factores sobre um jogo de futebol,não é só o apoio dos adeptos que é importante,estas viagens tambem pesam nas pernas dos jogadores. Tenho a certeza que o Steau Bucarest vai jogar mais e o SCP vai ter muitas dificuldades para passar a eliminatoria.E sinceramente,tenho muitas duvidas que passemos.Espero tar imensamente errado.
      Um grande abraço ao Àlamo
      SL

      Eliminar
    3. Também eu tenho muitas dúvidas que passemos a eliminatória. A minha última esperança é um empate com golos tipo 1-1.

      Eliminar
  2. Alamo,
    Nao podemos negar algo que ate agora nao aconteceu e que devemos sublinhar, zero golos sofridos.
    Os proximos jogos poderao desmentir ou reforcar este desiderato que e fundamental ao sucesso,ser consistente defensivamente.
    Quanto aos golos, falta muito trabalho ainda e quem sabe com diferentes protagonistas mas e o preco a pagar da vertigem de contratacoes todos os anos.
    Inserir 4 ou 5 jogadores novos na equipa tras custos, nao ha milagres.
    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Antunes, vai lá tu dizer isso ao "rei das tácticas"! Ele todas as épocas EXIGE uma dúzia de contratações! Acho que só haverá uma coisa a fazer: mandá-lo bugiar no final e contratar um "novo Leonardo Jardim"! O problema será apenas um: onde estará um treinador assim?!...
      Esse sim, seria o milagre de que o Sporting necessita!...
      Mas entretanto, vamos lá a ver o que faz no sábado a "leãozada"!...
      Grande abraço, presta atenção aos nossos putos e vai dizendo de tua justiça...

      Eliminar