quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A revelação e a mensagem !...

 

Leio o artigo de opinião de Pedro Santos Guerreiro, director do Jornal de Negócios, que ontem publicou uma extensa e importante entrevista a Bruno de Carvalho e, porque  conhecida a sua ligação clubística e o seu profundo conhecimento sobre a mais importante das matérias abordadas, a que se prende com a área financeira, mais relevantes me parecem as suas insuspeitas palavras:

A Liga ainda vai no adro mas já há um jogador revelação. Por acaso, esse jogador não marcou um único golo, não fez nenhuma assistência, nem sequer uma finta, porque esse jogador não entrou uma só vez em campo até agora. Nem entrará. Mesmo assim, é já revelação do ano: é Bruno de Carvalho.

O presidente do Sporting joga durante toda a semana nos escritórios de Alvalade e, depois de negociar a reestruturação financeira com a banca, cortou custos, vendeu jogadores, prepara-se para um novo aumento de capital e devolveu o orgulho aos sportinguistas, com a equipa de futebol liderada por Leonardo Jardim. Em entrevista publicada ontem no “Negócios”, Bruno de Carvalho mostrou bem que nada foi por acaso. Os bancos já lá estavam, já tinham feito várias reestruturações e todas tinham acabado pior do que haviam começado. A diferença foi mesmo a direcção. Muita gente engoliu elefantes, mas quem manda em Alvalade é mesmo Bruno de Carvalho. Ele, aliás, avisara.

Foi por isso que, segundo contou, quando os bancos lhe disseram para assinar uns papéis e o dinheiro entrava, Bruno não assinou. Leu os papéis. Recusou-os. E só assinou outros, mais tarde, quando entendeu que o plano era exequível. Já bastava de planos fantasiosos do passado, com cortes de custos e aumentos de receita inalcançáveis.

Na entrevista de ontem, houve um pormenor curioso: Carvalho apelou ao envolvimento dos sportinguistas na recuperação económica do clube. Fê-lo três vezes ao longo da conversa de duas horas e meia com o “Negócios”. Sempre de forma subtil. Mas dizendo que se os sportinguista se envolverem mais, enchendo os estádios, comprando “gameboxes” e fazendo-se sócios, então tudo será mais fácil.

Esta é uma proposta de pacto, que tem como contrapartida não só a recuperação financeira do clube mas também uma equipa que joga para ganhar. Assim aconteceu no Benfica, que por exemplo hoje já somará mais de 200 mil clientes da sua televisão. Irão os sportinguistas aderir ao plano Bruno de Carvalho?

 
Parece-me absurdo e por isso inconcebível, que seja preciso vir alguém afectivamente ligado ao nosso maior rival, tecer elogios a Bruno de Carvalho, quando dentro da formidável nação leonina vamos assistindo a uma tão inexplicável quanto fratricida campanha de sistemática e eterna guerrilha, com vários "snipers" disparando a esmo de "camarotes leoninos", "bancadas nascentes", "fontes seguras", a "norte ou a sul de Alvalade" e porventura doutros locais mais dissimulados que a minha capacidade de observação ainda não tenha percebido.
 
Esses sportinguistas, agora travestidos de "snipers", envergando uma pretensa camuflagem leonina, eram ainda há bem pouco tempo, autores de lugares de culto da leoninidade, que eu visitava diariamente e que admirava pela forma e conteúdo que ofereciam à grande família sportinguista. Hoje constituirão a brigada mais reacionária que alguma vez imaginei poder existir dentro do grande Sporting Clube de Portugal.
 
Conceder-lhes-ia e concedo, naturalmente, toda a legitimidade para não gostarem de Bruno de Carvalho. É um direito inalienável de qualquer cidadão sportinguista. O que jamais compreenderei é o uso dessa antipatia, senão mesmo ódio, para denegrir, permanente e sistematicamente tudo o que vem realizando, menorizando sempre o que o Clube vem conseguindo, quando do exterior nos chega o aplauso para quase todo o trabalho realizado.
 
Será certamente com a consciência da existência deste inaudito "tumor maligno", que Pedro Santos Guerreiro, deixa emergir a sua costela e coloca a questão de saber se "irão os sportinguistas aderir ao plano Bruno de Carvalho?". Porque nem ao exterior estarão a passar despercebidas as permanentes rajadas das "kalachnikoffs", as "bazucadas" e os "rockets" lançados sobre o teatro da guerra que Bruno de Carvalho vai travando, para conseguir levantar o "velho Leão" do chão para onde o atiraram.
 
A situação atingirá de tal modo foros tão caricaturais, que num momento em que se assiste a uma batalha sem tréguas nem quartel, entre os outros dois grandes rivais, por motivos muito distantes da margem em que nos encontramos e deveria assistir-se "de cadeirinha" a essa disputa que de todo  não nos interessa minimamente, continuamos a assistir à incontinência dos "snipers", discutindo o sexo dos anjos que sobrevoam Alvalade e, sem quererem sequer saber se o mal é do cu se das calças, vão criando manobras de diversão que os outros agradecem, reconhecidamente.
 
Eu deixaria um apelo veemente a esses sportinguistas que já não são capazes de viver o "seu sportinguismo", sem a masturbação diária do escárnio e mal-dizer, para irem, com bom senso, ponderação e reserva, coligindo dossiers de protesto e crítica, para futura apresentação nos locais próprios. Não pensem que às janelas onde despudoradamente se masturbam, apenas surgem a espreitar os seus irmãos de sangue. Há aves de rapina esvoaçando por tudo quanto é sítio e por cada trunfo que lhes ofereçamos, será uma vasa a menos que o Sporting Clube de Portugal fará no final do jogo. Pensem nisso ! Pensem se não estará chegada a hora de responder a todos os "pedros santos guerreiros" deste mundo, sobre se serão ou não os sportinguistas capazes de aderir ao plano que pode salvar o futuro do Clube! Porque Bruno de Carvalho, bom ou mau presidente, será sempre efémero!...
 
Eterno será sempre o Sporting Clube de Portugal !!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima 

8 comentários:

  1. É a primeira vez que aqui comento apesar de ser um leitor assiduo do blog, e apenas quero sublinhar que este mesmo blog merecia muito mais comentários e divulgação, pois é dos mais bem escritos em termos de honestidade e assertividade de toda a blogosfera leonina.

    Muitos parabéns, pelo comentários isentos (sim, mesmo isentos) que se lêem aqui ao longo dos tempos.

    MMC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao primeiro comentário de MMC, eu correspondo com o meu sentido obrigado. Merecedor ou não, sensibilizou-me.

      Direi ainda, que não busco em tudo o que publico, os prazeres que outros procuram, nem perseguirei jamais objectivos sequer parecidos. Apenas me move um inalienável, quase irracional e profundo amor ao Sporting Clube de Portugal.

      Fico mil vezes mais feliz com um único comentário como o de MMC, que com centenas de comentários repletos dos sentimentos baixos que combato. Tenho a convicção de que as sementes que por aqui vou deixando, entre o milhar meio de visitas diárias que vou tendo, algumas hão-de germinar. Isso para mim será suficiente prémio e estímulo para continuar.

      PELO SPORTING SEMPRE!...

      Um cordial abraço, volte sempre. Saudações Leoninas.

      Eliminar
  2. É pena realmente que todos os sportinguistas (mas será que alguns são mesmo sportinguistas...??) não coloquem apenas a sua tónica dos interesses do Sporting...
    É claro que as ideias são livres, mas um verdadeiro sportinguista só terá ideias verdadeiramente livres...quando o seu pensamento estiver única e exclusivamente centrado...nos interesses do Clube do seu coração...!!

    Também eu gosto deste blog e há poucos mais que "me enchem as medidas"...
    Mas ao contrário do que diz o nosso amigo MMC...eu que aqui comento algumas vezes (agradeço ao amigo Álamo, ter-me recebido nesta sua casa...), "não sou capaz " de o fazer com isenção, pois coloco acima de tudo "o nosso Sporting"...mas faço-o, recorrendo a todos os meus neurónios, para que a paixão não me enevoe o cérebro...
    Já o referi várias vezes que não votei BC (não me penitencio desse facto, porque em consciência então...pareceu-me ser a minha escolha a melhor opção...), mas a partir do momento em que BC foi eleito, estou a seu lado como se fosse o seu primeiro apoiante...porque ele é o Presidente do Sporting e o que mais desejo é que ele consiga vencer em toda a linha, pois isso será sempre o melhor para o Clube...
    Não compreendo por isso, como há sportinguistas (desisti de colocar a minha opinião nesses locais...), que se afirmam sê-lo e maltratam de uma maneira tão baixa os interesses do seu Clube de coração, atacando em toda linha, a Direcção que a ele preside...
    Desculpem-me o desabafo...: até podem ser sportinguistas, mas não devem sê-lo, do Sporting Clube de Portugal...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Max, estou profundamente de acordo consigo. No acto eleitoral, cada sportinguista teve a liberdade de depositar o seu voto na pessoa que entendia ser a melhor solução para o Sporting. Resultados apurados, todas essas contas e o seu ajuste, deveriam ter terminado e só voltarem a terreiro nas próximas eleições. A menos que a gestão de Bruno de Carvalho se aproximasse do precipício, como aconteceu com quem o antecedeu, que teve de ser obrigado a demitir-se pelos sócios. Isto eu considero democracia. O que vejo por aí a minar o trabalho desta direcção é torpe e indigno de sportinguistas.

      Abraço e fortes SL

      Eliminar
  3. Gostei Álamo,mesmo muito,espero que o oiçam!!!!SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos amigo João Machado. Era bom que terminassem todas estas guerrilhas sem sentido. Ainda se estivéssemos a assistir à desconstrução do Sporting. Mas se todos os números apontam para o inverso. Se todos os analistas externos ao Clube reconhecem que tudo está a melhorar!...

      SL

      Eliminar
  4. Plenamente de acordo. Sem tirar nem por uma única virgula. Continue Álamo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuarei amigo Juba! Pelo Sporting e por todos aqueles que o amam desinteressadamente!...

      SL

      Eliminar