quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pela pena de João Lopes, a Auditoria de Gestão !...



Auditoria de Gestão, é uma matéria que apesar de parecer estar a ser tratada com as pinças de um enorme sentido de responsabilidade por quem a prometeu, vive quase em sobressalto na mente da generalidade dos sportinguistas., que na sua grande maioria em que eu próprio me incluo, se vão interrogando sobre a morosidade e quase secretismo com que estará a ser tratada. Mas todos deveremos reconhecer que não haverá outro caminho a percorrer. O Sporting Clube de Portugal, como instituição histórica de honrosas tradições, nunca poderá sujeitar 18 anos da sua vida, a processos arredados da honra e da dignidade e sem prevenir que alguma vez estes possam conduzir às devassas e especulações a que nos habituou o tradicional e insidioso sensacionalismo da comunicação social portuguesa. Honra para quem vem conduzindo o processo com a elevação e o "sentido de estado" que, podendo surpreender muitos, não terá alternativas se for considerada a grandeza do Sporting Clube de Portugal.   

Hoje, pela pena do insuspeito, informado, credenciado e digno jornalista que é João Lopes, surgiu um excelente artigo no jornal Record, que levanta ligeiramente a ponta do véu que parece cobrir tão importante quanto melindrosa matéria. Provavelmente, o primeiro texto com cabeça, tronco e membros produzido em toda a comunicação social portuguesa, que não enferma de sensacionalismos espúrios, que não parte de pretensas e duvidosas fontes e muito menos estará fixado em objectivos que lhe minariam a credibilidade. Julgo ver jornalismo sério e informado neste texto, que poderá passar despercebido aos olhos de muitos, razão pela qual aqui o publico na íntegra: 

A auditoria de gestão prometida por Bruno de Carvalho durante a campanha eleitoral está prestes a entrar na fase da negociação.O que é que isto significa? Numa primeira fase, o Sporting fez um convite à manifestação de interesse a diversas empresas de auditoria registadas na CMVM e recebeu muitas respostas positivas. Foram várias as empresas que se mostraram interessadas em passar a pente fino a vida do clube desde o dia em que Santana Lopes assumiu a presidência até ao dia em que Godinho Lopes abdicou.
Seguiu-se uma pré-selecção, determinada por critérios definidos pelo conselho fiscal e disciplinar do clube, que excluiu diversas das empresas candidatas. Neste momento, os leões estão a analisar de novo as candidaturas, seguindo-se a negociação com a escolhida ou as escolhidas para levar a cabo uma empreitada que se prevê morosa.

Porquê? Porque este é um processo complexo e a escolha da empresa que vai assumir a empreitada tem de ser criteriosa. Não se trata de olhar apenas para os Relatórios e Contas e verificar se todos os números batem certo. É necessário recrutar também especialistas em áreas tão distintas como o futebol, o património imobiliário, os fornecedores e a prestação de serviços ou os recursos humanos. Alguém terá de analisar se os valores pagos por determinado jogador ou recebido pela sua venda foram os correctos; ou se determinadas permutas de terrenos com a câmara não penalizaram o clube. Isto, só para dar dois exemplos.
Este será, por isso, um trabalho demorado e existe mesmo a dúvida, plausível, se haverá em Portugal uma empresa que, isoladamente, chame a si trabalho tão complicado. A forma como a auditoria irá ser realizada está já definida pelo conselho fiscal e disciplinar e aponta no sentido da análise ser feita mandato a mandato, presidente a presidente. De forma compartilhada, tratando os responsáveis pelos seus nomes.
No entanto, a apresentação dos resultados poderá ser feita por temas. Mas essa é uma decisão que será tomada, durante a negociação com a empresa de auditoria escolhida.
 
Por mim, fiquei suficientemente esclarecido e grato a João Lopes! Já o afirmei aqui há dias e volto a reafirmá-lo: parece-me estar a assistir ao ressurgimento do velho jornalismo que Artur Agostinho superiormente dirigiu há tanto tempo! Parece-me que finalmente alguém terá compreendido, que afinal... seremos quase quatro milhões !!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima

8 comentários:

  1. agora so resta saber qual a empresa que irá fazer esta analise criteriosa e se será mesmo fidedigna... esperemos que sim.

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não espero outra coisa, meu amigo!...

      E além de esperar, acredito que será conseguido esse supremo objectivo. Os sportinguistas merecem-no e será porventura o degrau que, decididamente, Bruno de Carvalho terá de subir, se quiser entrar definitivamente para a reduzida galeria dos grandes presidentes do Sporting Clube de Portugal! Penso que ele também terá essa noção e que não poderá falhar...

      SL

      Eliminar
    2. um bocadinho fora de topico:
      em relacao a 3 ou 4 posts anteriores, a mudanca que se verificaria em certos blogs...pois, tal como temia, foi só um dia em que se esqueceram de tomar a medicacao, mas voltaram em forca e com uma furia redobrada...
      acho que me entende...
      como podem blogs daqueles utilizar o nome do SCP???
      fernando

      Eliminar
    3. Dê-lhes tempo amigo Fernando! Não pretenda que com um simples estalido de dedos, fiquem "leões do atlas"!...

      Foram muitos anos de "estado novo" e a "reacção" não morre de um dia para o outro! Olhe para o país e compare-o com o Sporting. Quantos ainda hoje "choram" por Salazar?! O nosso quotidiano é o melhor livro para nos ensinar a olhar para o futuro, seja no país, seja no clube que amamos...

      Grande abraço e SL

      Eliminar
  2. Caro Alamo,

    Votei em Couceiro, mas facilmente (nao o esperava sinceramente) tornei-me apoiante de Bruno de Carvalho e nao apenas por ser o nosso presidente, condicao mais que suficiente para tal.

    Gostava de saber a tua opiniao sobre a possibilidade da auditoria de gestao incluir tambem o periodo da atual direcao?

    Parabens pelo excelente trabalho.

    Saudacoes leoninas
    Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, como o artigo de João Lopes expressamente indica, a auditoria de gestão que está neste momento em cima da mesa, visará o período que medeia entre "o dia em que Santana Lopes assumiu a presidência até ao dia em que Godinho Lopes abdicou".

      Outra qualquer auditoria, do meu ponto de vista, que vise temporalmente outro intervalo, será sempre legítima, se porventura algum relatório de contas suscitar as dúvidas que estiveram na origem desta!

      SL

      Eliminar
    2. Escrevi no telemóvel a mensagem e não escrevi corretamente o que queria, até porque a possibilidade não se coloca.

      A questão deveria ter sido a seguinte "Faria sentido estender o período da auditoria ao momento presente?"

      Caro Álamo, desconheço quaisquer opiniões com reservas ou adversas existentes nos R&Cs dos últimos 20 anos.

      Quem levantou as dúvidas sobre a gestão da Sporting SAD...não foram nem as empresas de auditoria que reviram as contas da SAD nos últimos 20 anos, nem a supervisão da CMVM, nem o Conselho Fiscal que foi por norma ocupado por personalidades pouco ou nada independentes. Nem tão pouco os accionistas. Quem o fez foram os sócios e adeptos sportinguistas. Foi essa voz personificada na presente direção que levou a avante a auditoria de gestão.

      Acredito que Bruno de Carvalho e a sua equipa tem feito um trabalho praticamente sem espinhas. Temo, no entanto, que as vozes mudas da oposição à atual direção ganhem som ao mínimo percalço da nossa equipa de futebol. Os abutres não desapareceram e sinto que a linha que separa o sucesso e insucesso do nosso clube é ainda muito ténue.

      Neste sentido, faria sentido estender a auditoria de gestão como meio de validação do rigor e competência da atual direção e que se traduziria num alicerce da legitimidade (que as eleições, por si só, deveriam atribuir)da direção?

      Ou não faria qualquer sentido, seja pelas razões que sustentam um trabalho desta natureza, seja porque se traduziria numa iniciativa inócua (os "abutres" não desapareceriam tão facilmente)?

      Por fim, esses mesmos abutres não poderão fazer esta questão que agora coloco quando lhes for oportuno?

      SL
      João

      Eliminar
    3. Caríssimo João, o seu sportinguismo é evidente e manifesto, na preocupação que teve em aclarar o seu pensamento e em voltar a sublinhar a questão central do seu comentário.

      Acho que não o devo obrigar e importunar, com o convite para revisitar o histórico deste blog onde poderia certificar-se das razões porque apoiei e apoio Bruno de Carvalho e todos os sportinguistas que o acompanham.

      Por isso vou dizer-lhe muito simplesmente, que essa razão se ficou a dever e se deve, ao SPORTINGUISMO que lhes detectei em cada fibra dos seus seres e em cada palavra voluntariosa, firme e convicta que lhes ouvi e ouço das suas bocas. Posso estar enganado, mas vou vivendo feliz e convicto de que tomei a melhor opção, que em cada dia destes quase seis meses tenho vindo a reforçar com alegria.

      Por isso, meu amigo João, em verdade lhe digo, que já deixei para trás os receios que legitimamente me confessa. Já não temo que o nosso Sporting amanhã escorregue e os abutres possam regressar. Porque sei, com um sportinguismo que não serei capaz de lhe explicar, que se o nosso Sporting amanhã escorregar, os abutre jamais regressarão, porque um segundo depois da escorregadela, o nosso Sporting levantar-se-á, pronto e determinado a continuar a luta e pronto também a nunca mias permitir o regresso dos abutres.

      Não tema amigo João, o nosso Sporting tem um novo rumo e será aquilo que todos quisermos, em vez de voltar a ser o que a "fatídica dinastia roquete" pretendeu fazer dele.

      Poderão vir todas as auditorias do mundo: hoje amanhã e sempre! O SPORTING É HOJE UMA PESSOA DE BEM, que nada teme! Nem os adversários, nem os "cavalos de troia" que porventura ainda andem disfarçados nos corredores de Alvalade! ISTO É O QUE SINTO E PENSO !!!...

      Um grande, fratermo e leonino abraço, do Álamo.

      Eliminar