domingo, 22 de setembro de 2013

Mas a gente não vai parar, a gente vai continuar !!!...




Eu acredito que Leonardo Jardim é um excelente treinador, mas ainda estará algo longe de ser um...  Rinus Michels. Por isso mesmo, tal como a equipa do Sporting Clube de Portugal, ainda terá no seu trajecto futuro, um segmento mais ou menos curto de aprendizagem. E falo exclusivamente no plano de preparação táctica e emocional da equipa.
 
Sobre a primeira vertente, o jogo de ontem terá sido o exemplo paradigmático do que penso, se nos debruçarmos sobre a substituição aos 69 minutos, de Wilson Eduardo por Rinaudo. Trocar um avançado que já havia marcado um golo e que animicamente ia amarrando bem lá atrás alguns adversários, por um jogador cujas tarefas fundamentais todos conhecem ser defensivas, foi um delicado convite para o assalto final que viria a ser consumado 3 minutos depois.
 
Ainda que concorde que depois do final do jogo é bem mais fácil apontar o dedo às substituições operadas por Jardim, quer-me parecer que se este não tivesse passado a imagem de defender o 1-0, Nuno Espírito Santo continuaria com os seus receios de levar o 2-0 e não exortaria tão veementemente os seus homens para o 1-1 que, ironicamente, acabaria por acontecer. Longe deste meu pensamento pretender ser uma crítica, ele reflecte apenas a sensação que tenho de que Leonardo Jardim, jamais pretendendo "amassar para fazer ruim pão", ainda transportará medos cujas consequências poderão ser aproveitadas pelos adversários. 
 
Por outro lado, o jogo de ontem trouxe-nos a prova insofismável de que ainda faltará ao nosso Sporting, o crescimento anímico e a maturidade necessárias para, a vencer por 1-0 a 20 minutos do final de um jogo difícil e importante, sermos a equipa grande que todos desejaremos. Porque uma equipa grande quando se apanha a vencer nas condições ontem verificadas, nunca mais larga os 3 pontos! Nem que a vaca tussa !
 
Pronto, ontem aconteceu futebol em Alvalade. Aconteceram muitas coisas para as quais já estávamos preparados. Alguns dos nossos não realizaram o trabalho que estará ao seu alcance. Outros terão cometido erros que não julgaríamos possíveis. E aconteceu que o árbitro foi Carlos Xistra, que umas vezes vê o que não acontece e noutras vezes acontece o que ele não vê. Nada também para que já não estivéssemos avisados.

Mas, a gente não vai parar, enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar, enquanto houver ventos e mares!!!...

Leoninamente,
Até à próxima
 
 

3 comentários:

  1. Eu gostava de saber se este jogo, Sporting-Rio Ave teve controle anti-doping? Alguém me sabe responder? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    iniciei um novo blog: http://invisuaisnomercado.blogspot.pt/

    Se quiser pode adicionar à sua lista.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Jardim tem feito um óptimo trabalho mas falhou nesta substituição e na do jogo com o Benfica em que meteu Dier.
    Por isso acho um pouco injusto que tenha dito que os jogadores é deviam ter tentado o 2 zero.
    Pois deviam mas a mensagem da substituição foi que aguentassem o golito.
    E para os do Rio Ave era que podiam atacar o castelo, que estávamos à rasca.

    ResponderEliminar