sábado, 12 de janeiro de 2013

O que faz correr Godinho Lopes e porque não se demite?!...

 
Este fim de semana sportinguista, foi abalado por um artigo assinado pelos jornalistas Bruno Roseiro e Ricardo Costa, que numa página quase completa do jornal Expresso, trouxeram a público os contornos da propalada restruturação da dívida do Clube à banca (BCP e BES), que Godinho Lopes tem vindo  a invocar como "leitmotiv" que sustentará a sua recusa em demitir-se, sem que antes seja conseguida a sua conclusão.
Para o comum dos sportinguistas, naturalmente desconhecedor destes imbricados processos negociais, a forma como a questão foi exposta pelos jornalistas terá tido a virtude de lhe retirar a complexidade que muitos lhe possam ou queiram, intencionalmente, atribuir. Vejamos:
 
1 - Estará em causa  a renegociação de uma parte substancial da dívida acumulada pelo Sporting, que cobrirá qualquer coisa como 130+60+40 M de euros, ou seja, envolverá 230 M de euros de redução de passivo.
1.1 - Deste montante total, 130 M de euros serão cobertos por um empréstimo a 40 anos, com uma taxa de 1%, terão como garantia a quotização dos sócios e de imediato reverterão para a banca como amortização e concomitante redução do passivo.
1.2 - Dos restantes 100 M de euros, serão perdoados 60 M de euros, se os restantes 40 M de euros derem entrada também de imediato na banca, complementando a redução anterior.
2 - Os 40 M de euros necessários para a consecução de 1.2, terão de ser conseguidos através de uma qualquer operação de empréstimo/investimento exterior à banca o que, naturalmente, tanto poderá ser conseguido por Godinho Lopes, como por qualquer Presidente do SCP em funções. Godinho Lopes não terá naturalmente o exclusivo da capacidade para o conseguir e se o presume, incorrerá obviamente numa abusiva depreciação das qualidades de terceiros.
3 - Esta solução negocial foi apresentada pela banca e poucos louros resultarão para Godinho Lopes, cujo papel poderá ser perfeitamente representado por qualquer outro Presidente do SCP em funções. Será uma solução com prós e contras?! Naturalmente, mas terá havido até hoje, ou poderá haver no futuro alguma melhor?! O Sporting terá aqui, porventura, a melhor oportunidade da era do "roquetismo", para levantar a cabeça e viver com dignidade, se ousar prosseguir a partir de agora uma gestão competente e equilibrada, tanto financeira como desportiva.
4 - A questão emblemática das VMOCs, parece estar adiada até Janeiro de 2014, uma vez que Godinho Lopes terá conseguido em tempo útil - antes de 19 de Janeiro de 2013 -, tanto o saneamento de 4 M de euros nos custos do futebol, quanto o pagamento de 1,65 M de euros em juros à taxa de 3%, relativos aos 55 M de euros. É portanto uma questão que o Presidente em exercício em Janeiro do ano que vem, terá de resolver, seja ele Godinho Lopes ou outro qualquer, se quiser afastar a possibilidade de perder a maioria do capital social.
 
Face ao que se poderá inferir de toda a problemática centrada em torno da restruturação financeira dissecada pelos jornalistas do Expresso, na nação sportinguista subsistirá uma terrível e complexa questão:
O que faz correr Godinho Lopes e porque não se demite?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Mas alguém tem dinheiro e tendo-o estará disposto a metê-lo no Sporting, neste montante? É claro que tudo passa pela renegociação. A pergunta que faz devia deixá-la aos anteriores presidentes :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/106635.html

    ResponderEliminar
  2. Pouco importará olhar para o Passado!...
    E se o montante de 40 M de euros é impossível de conseguir, porque se defende a continuação de Godinho Lopes?!... Já não há mais renegociações. A proposta da banca (BES e BCP) não é para renegociar: é pegar ou largar!...
    Face à situação, que seja convocada a AGE, destituída esta Direcção e que se perfilem candidatos que aceitem as condições da banca e sejam capazes de conseguir os 40 M de euros. Os sportinguistas terão então possibilidade de votar no candidato que lhes pareça melhor colocado para satisfazer a proposta da banca. Até pode ser Godinho Lopes, se resolver candidatar-se...
    Tudo simples, tudo legal, tudo democrático. Quem tem medo deste caminho?!...

    SL

    ResponderEliminar
  3. A banca quer é que os clientes paguem. Esta treta de que a banca gosta mais do administrador A ou B é uma mentira pegada.
    A banca gosta é do dinheiro no dia da prestação. Mais nada!

    Por isso, não se deixem enganar por esta conversa. Metam lá um presidente que goste do clube, que puxe por ele, e isso trará receitas, que por seus vez permitirão ao Sporting honrar os seus compromissos.

    Alguma banco em Portugal quer correr o risco de hostilizar um clube como o Sporting? claro que não! Por isso qualquer presidente conseguirá negociar e obter uma renegociação da dívida.
    Corram com este Godinho pois ele só descansa quando o Labyad, o Carrillo e o Patrício estiverem no Porto. Acredita nisso.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo quase inteiramente, o seu comentário, exceptuando no último parágrafo o que refere em relação aos três jogadores que, no seu entendimento, GL só descansará quando os vir no Porto. Neste ponto não terei, decididamente, a mesma opinião. Quanto ao resto, penso rigorosamente o mesmo. É uma falácia, a figura do "papão" que tem sido atribuída à banca, assim como constituirá uma falácia ainda maior, o papel de "salvador" que alguns pretenderão atribuir a Godinho Lopes.
    Aproveitando as suas palavras, fundamental será meter no Sporting "... um presidente que goste do clube, que puxe por ele, e isso trará receitas, que por sua vez permitirão ao Sporting honrar os seus compromissos.". É assim que penso e defenderei sempre este pensamento, até que o objectivo seja alcançado.

    ResponderEliminar
  5. Juros a 1%...?! Hum...hum...também quero!

    ResponderEliminar
  6. O jornal Expresso custa apenas 3 €. Uma bagatela, se não se comprar A Bola e o Record! Depois é só consultar a página 39...

    ResponderEliminar