quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Professor perdeu uma boa oportunidade de estar calado !!!...



Se bem me lembro, enquanto ministra das Finanças no XV Governo, chefiado por Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite convidou Paulo Macedo para Director Geral dos Impostos, cargo que ocupou com reconhecido mérito e alcançando objectivos nunca antes conseguidos, entre 2004 e 2007, ou seja, permaneceu naquele alto cargo, tanto nesse Governo, como nos dois subsequentes, o XVI chefiado por Santana Lopes e o XVII chefiado por José Sócrates.
Paulo Macedo assistiu portanto, à partida de Durão Barroso para Bruxelas, à exoneração de Santana Lopes pelo Presidente da República Jorge Sampaio e a todo o processo eleitoral que havia de conduzir José Sócrates ao poder em 12 de Março de 2005, só pedindo a exoneração do cargo que desempenhava, corria o citado ano de 2007, por razões que todos conhecerão, relacionadas com a alta remuneração que exigira para aceitar o convite de Manuela Ferreira Leite.
Nunca ouvi Paulo Macedo pronunciar-se sobre os malefícios das decisões de Durão Barroso e de Jorge Sampaio, que provocaram naturalmente convulsões políticas no país e terão obviamente prejudicado seriamente o seu trabalho na cobrança de impostos. Se o tivesse feito, teria com toda a naturalidade, desrespeitado o mais alto magistrado da nação e cair-lhe-ia em cima a justa e legítima  indignação de toda a oposição, se porventura tivesse ousado criticar o regular funcionamento das instituições democráticas, apenas e tão só porque esse funcionamento poderia prejudicar-lhe o trabalho e poderia eventualmente ser nocivo para o país.
Dito isto, apesar do profundo respeito que me merece a pessoa do professor Jesualdo Ferreira e da enorme esperança que deposito no seu trabalho, para a recuperação do Sporting Clube de Portugal, não posso deixar de condenar veementemente a posição que manifestou na conferência de imprensa de lançamento do jogo de amanhã com o Beira Mar, aqui reproduzida.
Foi o primeiro - espero bem que seja o único - grande erro do professor Jesualdo Ferreira no Sporting Clube de Portugal. O professor perdeu uma boa oportunidade de estar calado!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Não sei porquê...!!

    Não vou negar a legitimidade desses sócios em pedir a convocação de uma AG...

    Mas como o treinador Jesualdo...também eu temo os efeitos colaterais dessa AG...

    A única diferença é que eu sou sócio do Clube e o prof...é funcionário...!!

    ResponderEliminar
  2. Tentei apresentar um modelo de decência! Pena que não tenha sido entendido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decência?
      Argumenta com valores éticos ao colocar este post com esta fotografia e com este texto, findado numa recomendação critica a declarações óbvias, verdadeiras e indubitáveis; nesta comparação política.

      Pode e deve defender a sua opinião... porém não a tenha como absoluta. Honra, dignidade e carácter são valores éticos ou (a)morais ?

      Jesualdo disse bem, como bem tem dito desde que iniciou funções; imensas verdades não?

      Macedo? Haja saúde para lhe sobreviver.

      Adeus.

      Eliminar
  3. "Entendo que é o momento de se pensar nos efeitos colaterais que uma má posição de toda a gente pode causar à equipa e ao Sporting." - Se o homem diz isto, como é que se interpreta o seguinte?:
    Jesualdo teme "efeitos colaterais" de eventual AG

    O Prof. Juju pode ter errado, em boa verdade ao não se escusar a responder a uma pergunta neste sentido, mas esta parece-me mais uma daquelas em que a CS distorce não as palavras, mas as ideias, para vender mais.

    Será interessante ver o vídeo da conferência de imprensa e pensar pela própria cabeça, antes de seguir interpretações terceirizadas.

    Não nos esqueçamos também que o Prof. não é apenas o treinador: segundo o que foi aventado, é responsável por todo o futebol do Sporting. Eu li um apelo à calma para o momento do Sporting.

    Porque, não nos esqueçamos: temos uma AG à porta, uma destituição dos orgãos sociais à porta, mas ainda ninguém com capacidade comprovada se chegou à frente para tentar fazer melhor.

    Ou não acha que ficariamos pior do que estamos caso tenhamos de ficar alguns meses com uma comissão que só possa fazer a gestão corrente do clube?

    Cumprimentos.

    http://almasportinguista1906.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. "... O Professor pode ter errado, em boa verdade ao não se escusar a responder a uma pergunta neste sentido...". Nem mais! Errou mesmo e muito. Um erro colossal de alinhamento viciado e despropositado, com uma das duas forças que estarão frente a frente na AGE. Jesualdo Ferreira é um homem culto e suficientemente experimentado na vida para o entender. Terá desrespeitado, acredito que sem o pretender, uma boa parte do universo sportinguista. Isso é imperdoável. As regras democráticas deveriam ser sagradas para ele. O Sporting não é uma "quinta" de notáveis. O Sporting são quase 100 mil sócios, uma boa parte dos quais, ele deveria preocupar-se em respeitar!...
    Acerca daquilo que eu acho sobre as consequências da soberana decisão da AGE, qualquer que ela venha a ser, dir-lhe-ei que os cemitérios estão cheios de insubstituíveis e que sempre a Democracia encontrou solução para os piores males. Nos países e nas instituições. Nada existe de melhor que uma vontade maioritária, legitimamente expressa. O resto são "papões" que Salazar por cá deixou!...

    Cumprimentos

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. O seu comentário é injusto!
    Apenas fiz uma analogia entre os diferentes tipos de comportamento de dois "funcionários", com um grau elevado de responsabilidades nos organismos para que foram contratados.
    Não abordei minimamente questões de honra, dignidade ou carácter de ninguém. Falei apenas da reserva que aos dois protagonistas seria exigível. Um respeitou-a, outro não.
    Sobre o desempenho de Macedo como ministro, não estaremos assim tão distantes nas nossas opiniões. Mesmo assim, não será dos piores, entre este incompetente naipe que nos governa.
    Aceito o seu "adeus", sendo que constituirá problema seu. Eu não saí do meu canto e creio não ter ofendido ninguém...



    ResponderEliminar